Ricardo Goulart: o maior artilheiro da história do Guangzhou Evergrande

- O jogador foi contratado em janeiro de 2015 pelo clube chinês e se tornou ídolo do clube
Ricardo Goulart

Após ser bicampeão brasileiro (2013/2014) e Campeão Mineiro (2014) com o Cruzeiro Ricardo Goulart Pereira, mais conhecido como Ricardo Goulart foi começar sua história no Guangzhou Evergrande da China. Contudo, em 2015 o clube chinês pagou 15 milhões de euros, cerca de 48,9 milhões na cotação da época. Assim, o meia-atacante entrou para história do clube por ter ganhado sete títulos em quatro temporadas. Vamos escalar a Muralha e ficar por dentro dos feitos do atacante no futebol chinês.

TRAJETÓRIA DO RICARDO GOULART

Em 2015 além do próprio Ricardo Goulart ser contratado, também foram Alan, Renê Junior e Paulinho. Em junho de 2015, o treinador Felipão também foi contratado pela equipe chinesa. Assim, naquela temporada, o Guangzhou Evergrande conquistou a Liga Chinesa e a Liga dos Campeões da Ásia com Goulart sendo destaque com 27 gols em 45 jogos. Entretanto, no Mundial de Clubes foi eliminado na semi pelo Barcelona por 3 x  0 e perdeu o jogo do 3º lugar pelo Sanfrecce Hiroshima por 2 x 1.

Apesar de ter caído na fase de grupos na AFC Champions League na temporada de 2016 foi a mais vitoriosa pelo clube. Então ganhou três competições, o hexa do Chinês, a Copa da China de forma invicta e a Chinesa FA Super Cup. Naquela temporada, Goulart fez 40 jogos e marcou 29 gols, além disso foi o artilheiro da Superliga Chinesa.

Em 2017, a hegemonia do Guangzhou continuou e com o Ricardo Goulart como principal destaque da equipe. O atacante fez 41 jogos e marcou 27 gols, ajudou a equipe a chegar ao Heptacampeonato da Superliga Chinesa, ao Bicampeonato da Supercopa da China e as quartas de finais da Liga dos Campeões Asiática. Na competição continental, foi eliminado pelo Shanghai SIPG nos pênaltis.

Na temporada seguinte (2018), a equipe chinesa viu o fim da sua hegemonia. Apesar disso, o Ricardo Goulart manteve seu forte desempenho com 21 gols em 28 jogos. Guangzhou conquistou somente a Supercopa da China, na AFC Champions caiu nas oitavas de finais pelo Tianjin Tianhai da China e foi vice campeão da Superliga Chinesa.

Em 2019 foi por empréstimo para o Palmeiras, porém se lesionou e acabou voltando ao clube chinês. No final do ano, optou por se naturalizar chinês e disputar a Copa do Mundo pela China. Atualmente tem contrato até dezembro de 2023 e nesses quatro anos pelo clube. Então, somando tudo, ele disputou 157 jogos, marcou 103 gols e fez 53 assistências.

Foto destaque: reprodução/ Visual China Group via Getty Images/Visual China Group via Getty Images.

Kaliel Serafin

Sobre Kaliel Serafin

Kaliel Serafin já escreveu 228 posts nesse site..

Kaliel, 19 anos, estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi.

BetWarrior


Poliesportiva


Kaliel Serafin
Kaliel Serafin
Kaliel, 19 anos, estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi.

Artigos Relacionados

Topo