Retrospectiva 2021: Flamengo vive ano de altos e baixos

O Flamengo começou o ano confiante, já que vinha de um bicampeonato brasileiro. Assim, no estadual, onde era considerado favorito conquistou o tricampeonato em cima do Fluminense. Então, o clube entrou no Brasileirão em busca do tri inédito porém sofreu com oscilação de resultados. Por outro lado, na Copa Libertadores, conseguiu chegar a final. Entretanto, perdeu para o Palmeiras. Por fim, na Copa do Brasil, perdeu a vaga para a final contra o Athletico-PR em casa, tendo uma de suas piores atuações.

Supercopa do Brasil: Flamengo conquista bicampeonato nos pênaltis

Decerto, a temporada do Flamengo começou da mesma forma que terminou, sendo campeão. Assim, no jogo entre o campeão brasileiro o Rubro-Negro e da Copa do Brasil o Palmeiras. Então, quem começou o jogo melhor foi o Verdão, que abriu o placar com Raphael Veiga aos 2′, mas, o Fla logo buscou o empate com Gabigol e ainda na primeira parte virou com Arrascaeta. Entretanto, no segundo tempo, Raphael Veiga empatou de pênalti.

Sendo assim, o titulo teve que ser resolvido nos pênaltis, onde o Palmeiras teve três chances de ser campeão mas, esbarrou nas defesas de Diego Alves que fechou o gol e Rodrigo Caio marcou, garantindo o Bicampeonato da Supercopa.

Retrospectiva 2021: Flamengo vive ano de altos e baixos
Foto: Staff/CBF

Campeonato Carioca: mais um tricampeonato

A princípio, o Fla começou o estadual usando jogadores do time sub-20 e alguns do plantel titular, como Michael e Vitinho. Então, mesmo com a equipe alternativa comandada por Mauricio Souza o clube conseguiu resultados positivos até o retorno dos titulares.

Sendo assim, com a volta dos atletas da equipe principal e de Rogério Ceni no comando, o clube não teve muitas dificuldades para chegar a final. Então, teve apenas duas derrotas na fase de grupos e derrotando o volta redonda por 3 x 0 no jogo de ida da semifinal e 4 x 1 na volta. Assim, na final enfrentou o Fluminense, onde empatou o primeiro jogo em 1 x 1 e venceu a volta por 3 x 1 então, conquistou o tricampeonato carioca.

Retrospectiva 2021: Flamengo vive ano de altos e baixos
Foto: Divulgação/Flamengo

Campeonato Brasileiro: Flamengo oscila e fica com o vice-campeonato

Inicialmente, o Flamengo entrava com favorito para conquistar o tricampeonato. Porém, o clube sofreu durante toda a temporada com a saída de atletas para seleções e também de muitas lesões consecutivas. Entretanto, o time teve uma troca de técnico durante o campeonato nacional, com a saída de Rogério Ceni, Renato Gaúcho assumiu o comando do clube e de inicio apresentou um ótimo futebol. Assim, goleou times como São Paulo, Corinthians, Bahia e Santos.

Mas, o time começou a oscilar durante o campeonato, tendo perdido pontos importantes na briga com o Atlético-MG em confrontos contra o Cuiabá, Red Bull Bragantino e Chapecoense, onde já contava com o apoio da torcida nas arquibancadas. Sendo assim, ficou na segunda colocação com 71 pontos, tendo o melhor ataque da competição com 69 gols.

Copa do Brasil: Flamengo é eliminado em casa nas semifinais

A saber, o Mengo estreou já na terceira fase, onde enfrentou o Coritiba e não teve muitas dificuldades. Assim, nas oitavas recebeu o ABC e goleou por 6 x 0 e no jogo da volta com uma equipe alternativa por 1 x 0. Então, nas quartas de final foi enfrentar o Grêmio no sul e deixou bem encaminhada sua classificação no jogo da ida, onde venceu por 4 x 0 mesmo com uma equipe bem desfalcada. Sendo assim, na volta ainda venceu por 2 x 0, ficando de vez com a vaga.

Porém, na semifinal, o clube que já não vinha apresentando um bom futebol, encontrou um Athletico-PR muito bem encaixado. Assim, no jogo de ida empatou em 2 x 2 fora de casa então, podendo garantir a vaga no Maracanã, que já contava com o publico. Entretanto, o Flamengo fez uma de suas piores atuações no ano e perdeu por 3 x 0. Onde, teve até pedido de demissão do técnico Renato Gaúcho, que não teve o pedido aceito pela diretoria e foi mantido no comando.

Copa Libertadores: Fla perde título na prorrogação para o Palmeiras

Por fim, no campeonato que era uma das prioridades do clube no ano, o Flamengo foi cabeça de chave do grupo G. Assim, fizeram parte do grupo, Velez Sarsfield, que venceu fora de casa por 3 x 2 e empatou em casa por 0 x 0. Então, na estreia contra a LDU no equador começou com vitória por 3 x 2 e ficaram no 2 x 2 no Maracanã. Além disso, goleou o Union La Calera no Maracanã e empatou em 2 x 2 no Chile.

Então, o Fla ficou com liderança do grupo com 12 pontos e no sorteio das oitavas teria que enfrentar o Defensa y Justicia, segundo colocado do grupo A. Então, no jogo de estreia de Renato Gaúcho no comando do clube, o Flamengo venceu por 1 x 0 na Argentina. Assim, na volta teve uma ótima atuação e derrotou os argentinos por 4 x 1 no Mané Garrincha. Duelo que marcou a volta da torcida aos jogos.

Sendo assim, o Flamengo enfrentou o Olimpia, devido ao chaveamento da competição e sem muitas dificuldades goleou no jogo da ida por 4 x 1 e na volta por 5 x 1. Então, na semifinal, o Fla foi novamente para o Equador, dessa vez para enfrentar o Barcelona de Guayaquil. Assim, o primeiro confronto foi no Maracanã, onde o Rubro-Negro venceu por 2 x 0 e na volta fez outra partida que deixou a torcida empolgada que teve outra vitória por 2 x 0.

Final da Copa Libertadores

Decerto, no dia 27 de novembro, o clube enfrentou o Palmeiras em Montevidéu que teve uma invasão da torcida. Mas, o clube não vinha fazendo boas atuações e a torcida já pedia a demissão de Renato Gaúcho. Assim, quem começou melhor foi o Palmeiras que logo abriu o placar com Raphael Veiga no começo da primeira etapa.

Então, o Fla começou a partir pra cima e pressionar. Contudo, apenas na segunda etapa Gabigol empatou o confronto e levou o jogo para a prorrogação. Sendo assim, logo no começo da primeira parte, em uma bola na defesa, David Luiz tocou para Andreas Pereira que vacilou e deixou a bola escapar e Deyverson marcou o gol do titulo do Palmeiras. Então, acabando com o sonho do tricampeonato do Mengo.

Por fim, após o retorno do clube para o Rio o treinador Renato Gaúcho foi demitido e o time ficou sobe o comando do técnico da base Mauricio Souza. Agora, logo após o final da temporada, o clube se volta para buscar novos reforços e vender alguns atletas. Assim, segue sonhando alto para a próxima temporada.

Foto Destaque: Divulgação/Flamengo

Gilvan Alves
Sou Gilvan Alves, tenho 22 anos, estudante de jornalismo, e desde pequeno apaixonado por futebol Brasileiro e europeu.