Retrospectiva 2021: Confira o desempenho do Avaí nas competições nacionais

Em suma, 2021 foi um ótimo ano para o Avaí. Em meio às dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, o clube, dirigido pelo técnico Claudinei Oliveira durante toda a temporada, conseguiu se consolidar em todas as competições que disputou. Dessa maneira, a equipe acabou fazendo campanhas memoráveis.

Campeonato Catarinense: Avaí campeão

De antemão, o Avaí iniciou a agenda de 2021 com esperanças de fazer uma boa campanha no Campeonato Catarinense. Em suma, o Leão da Ilha, na fase classificatória para as quartas de final, disputou 11 jogos, venceu seis, empatou três e perdeu dois. Além disso, a equipe ganhou os dois jogos que fez contra o Esporte Clube Próspera nas quartas do Catarinense, o primeiro com uma vitória simples e o segundo por 2 x 1.

Já na semifinal, o Avaí duelou contra o Brusque. Inicialmente, no jogo da ida, houve um empate sem gols entre os times. Em contrapartida, na volta, o Leão da Ilha conseguiu uma vitória simples como visitante. Por fim, na grande final, os Avaianos jogaram com a Chapecoense, e ganharam o primeiro jogo por 2 x 1. Em seguida, na segunda partida, o placar ficou igualado em 1 x 1. Dessa forma, a Azurra sagrou-se campeã do Campeonato Catarinense.

Copa do Brasil: eliminado na terceira fase por um dos futuros finalistas do torneio

Na primeira fase, o Avaí passou pelo Palmas-TO com uma vitória simples como visitante. Logo após, venceu o FC Cascavel por 2 x 0 na disputa da segunda fase. No entanto, na terceira fase, o Leão da Ilha enfrentou o Athletico-PR. Dessa forma, no jogo de ida, o placar ficou igualado em 1 x 1. Porém, no jogo da volta, o Furacão acabou levando a melhor como mandante, e ganhou o clube catarinense por 1 x 0. Vale ressaltar que os Avaianos fizeram frente ao que viria a ser um dos finalistas desta edição da Copa do Brasil, além de ter perdido apenas um jogo dos quatro disputados pelo time no torneio.

Brasileirão Série B: a conquista da última vaga para a primeira divisão

De antemão, o Avaí não teve um bom começo no campeonato. Na estreia, perdeu para o Coritiba pelo placar de 2 x 0. Após empatar com o Vila Nova em 1 x 1 e ser derrotado pelo Brusque por 2 x 1, o Leão da Ilha conquistou sua primeira vitória no torneio diante do Vasco por 2 x 0. Em seguida, os Avaianos conseguiram uma vitória simples contra o Remo e levaram 3 x 0 do Goiás

Na sequência, o Avaí manteve-se invicto por 10 rodadas, conquistando cinco vitórias e mais cinco empates. Dito isso, a invencibilidade foi quebrada pelo Guarani na 17ª rodada, após o Bugre vencer o Leão da Ilha por 1 x 0 com um gol nos acréscimos. Além disso, os Avaianos venceram também as duas últimas rodadas do primeiro turno, batendo o Náutico e o Sampaio Corrêa por 2 x 0, respectivamente.

Aliás, o início do segundo turno do Avaí foi muito semelhante ao começo do anterior, tendo perdido duas partidas e empatado uma. Porém, coincidentemente, a primeira vitória do Leão da Ilha no returno foi, de novo, contra o Vasco, pelo placar de 3 x 1. Em seguida, houve um tropeço por parte do clube catarinense contra o Remo, que venceu o duelo por 2 x 1. Logo após, os Avaianos engataram uma nova sequência invicta, dessa vez de cinco jogos, saindo vitoriosos em quatro e empatando um. 

Avaí conquista o acesso à série A do Brasileirão

Em resumo, o Avaí tentou administrar sua vaga no G4 desde o final do primeiro turno até o fim do campeonato. Após passar por um momento de altos e baixos na competição, o acesso à primeira divisão se perdeu por um breve momento, na 36ª rodada, após o Leão da Ilha levar 4 x 0 do Guarani. Contudo, na rodada seguinte, o Bugre acabou tropeçando contra o Goiás com o placar em 2 x 0, e os Avaianos retomaram a 4ª colocação após derrotar o Náutico por 2 x 1. Por fim, no último jogo do Brasileirão Série B, o clube catarinense assegurou a vaga, vencendo o Sampaio Corrêa por 2 x 1. Ao todo, o clube venceu 18 jogos, empatou 10 e perdeu outros 10, somando assim 64 pontos ao todo, chegando na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. 

Foto destaque: Divulgação/Laysa Silva/Avaí F.C

Pedro Siqueira