Retrospectiva 2015: A morte do futebol carioca – Parte 4

Dando continuidade a nossa série “Retrospectiva 2015: A morte do futebol carioca” enfim chegamos a ultima parte, onde vamos falar das Finais da Copa do Brasil e da segunda metade do 2º turno do campeonato brasileiro.

No meio de todo o sobe e desce do brasileirão, o Fluminense conseguiu chegar a semifinal da Copa do Brasil; talvez seja um dos motivos pela queda de rendimento na série A. Nas quartas o tricolor eliminou o Grêmio após 2 empates, no 1º jogo um 0 a 0 no Maracanã, no jogo de volta um 1 a 1 que classificou o time a semifinal. Na semifinal após levar um gol polêmico do Palmeiras, o Flu ganhou de 2 a 1 no Maracanã e ficou bem encaminhado para a final. No jogo de volta o Palmeiras conseguiu os 2 gols que precisavam, mas o artilheiro Fred fez o dele e levou o jogo aos pênaltis. Nas penalidades máximas Prass defendeu o pênalti de Gustavo Scarpa e Gum chutou pra fora. O Fluminense estava eliminado da Copa do Brasil.

Após a eliminação da Copa do Brasil, o tricolor volta ao brasileiro sem brigar por mais nada. Joga as ultimas partidas por mera formalidade. Na ultima rodada enfrentou o Figueirense e se ganhasse poderia ajudar o Vasco, mas o Flu perdeu de 1 a 0 e terminou em 13º. O Flamengo terminou em 12º após desperdiçar algumas chances de retornar ao G4. Para piorar a situação, o clube ainda teve um episódio polêmico; 5 jogadores, entre eles Alan Patrick, foram flagrados em uma festa tomando cerveja. Não era a primeira vez que o “bonde da Stella” fazia isso. Eles foram afastados por 1 jogo. A angústia do Vasco terminou sem um final feliz. Após uma boa arrancada o cruzmaltino não conseguiu vencer o Coritiba e teve seu 3º rebaixamento decretado.

O único carioca feliz nesse fim de ano foi o Botafogo. Apesar de ter jogado a série B, que não é felicidade pra ninguém, o alvinegro foi campeão com certa tranquilidade. Liderou o campeonato durante a maior parte e mesmo com uns vexames, como a derrota de 3 a 0 pro Santa Cruz e de 1 a 0 pro Ceará em casa, foi campeão com 5 pontos de diferença.

O futebol do Rio passou vergonha no ano de 2015. Com Fla e Flu abaixo dos 10 primeiros e o Botafogo na série B, teve ainda 1 clube rebaixado em cada divisão. Vasco caiu pra B; Macaé caiu para a C; Madureira para a D e Duque de Caxias e Volta Redonda foram eliminados da D. Ficou claro que o futebol do Rio está bem atrás dos outros estados. Se nada mudar já para o ano que vem, pode ir preparando o caixão para a morte do futebol carioca.

BetWarrior


Poliesportiva


Avatar
João Pedro Pinheiro
Minha paixão por futebol começou já na barriga da minha mãe. Nasci no ano do tetra, 23 de Outubro de 1994, no mesmo dia que nasceu Pelé e meu ídolo Léo Moura. Aos 20 anos larguei a faculdade de arquitetura no meio do caminho para fazer o que eu amo, falar e debater sobre esportes. Atualmente, com 21 anos, estou cursando faculdade de jornalismo.

    Artigos Relacionados

    Topo