Nessa última segunda-feira (26), Porto x Moreirense se enfrentaram pela Primeira Liga/2020/21. O jogo terminou marcado por muita confusão dentro de campo, gerada pela atuação do árbitro Hugo Miguel. Porém, o clima exaltado continuou fora do estádio. Assim, depois do jogo, o repórter da TVI, Francisco Ferreira, foi agredido pelo empresário Pedro Pinho.

A agressão sofrida pelo repórter

As câmeras registraram o momento da saída do presidente do Porto, Pinto da Costa. Desse modo, depois é visto uma outra pessoa, não identificada nas imagens, que aparece e agride o repórter. Assim, o profissional deixa cair a câmera, causando prejuízos materiais ao canal, que é uma emissora privada muito popular em Portugal.

Veja o vídeo do momento:

O agressor do repórter

Dessa maneira, logo depois do ocorrido, a GNR (Guarda Nacional Republicana), que é a polícia militar de Portugal, identificou o agressor. Assim, se trata do empresário Pedro Pinho, conhecido pelas suas negociações com o Porto. Ele deixou o local já na viatura da polícia.

Comunicado da TVI sobre o ocorrido

A TVI, nessa terça-feira (27), emitiu um comunicado sobre a situação:

“A Direção de Informação da TVI repudia veementemente a agressão que o seu repórter de imagem Francisco Ferreira sofreu na segunda-feira à noite, após o jogo entre o Moreirense e o FC Porto, tendo como protagonista o empresário de futebol Pedro Pinho.

A TVI apela às entidades competentes e às forças da manutenção da segurança e da ordem públicas para que se crie condições de proteção das equipas de reportagem que cobrem este tipo de eventos desportivos.”

Solidariedade

Além do comunicado da TVI, a Liga de Portugal, o Sindicato dos Jornalistas e a Federação Portuguesa de Futebol também prestaram solidariedade ao repórter. Além disso, repudiaram a situação e defenderam a segurança dos profissionais de comunicação.

Foto destaque: Divulgação/TVI

Helena Assis
Helena Assis
Me chamo Helena Assis, baiana e cursando Jornalismo na UESB. Escolhi o Jornalismo porque amo descobrir e contar novas histórias, sou apaixonada por futebol e espero um dia poder transmitir as emoções que esse esporte incrível proporciona.

Deixe uma resposta