Ranking Dabase é divulgado: Cearenses no topo

Antes de mais nada, nesta última terça-feira (4), o ranking das melhores categorias de base dos clubes brasileiros foi publicado pelo Portal Dabase. Em suma, este é um site referência de futebol na América Latina. Decerto, a Região Nordeste mais uma vez se destaca em suas posições.

Outrossim, o Ceará, por exemplo, está em 1º lugar. Ao mesmo tempo, o Alvinegro segue com 555 pontos. Por outro lado, Sport e Fortaleza assumem, respectivamente, o 2º e o 3º lugar. Portanto, confira a tabela com os 10 primeiros colocados.

POSIÇÃO TIMES PONTOS
Ceará-CE 555
Sport-PE 552
Fortaleza-CE 526
Vitória-BA 455
Bahia-BA 399
Comercial-MA 223
Floresta-CE 198
ABC-RN 190
River-PI 186
10º CRB-AL 173

Tabela que impressiona

Apesar de ser levado em consideração apenas os times da Região Nordeste, a tabela mostra um dado relevante: o alto desempenho do Floresta. Em suma, o clube saltou 29 posições e hoje está entre os 10 primeiros das equipes de base.

Além disso, dentro dos 113 times nordestinos que compõe o ranking, 16 são cearenses. Ademais, o Verdão já ganhou destaque na Copa Seromo Sub-20, assim como na Copa do Nordeste Sub-20.

Tabela Dabase/ Ronaldo Oliveira/ ASCOM Floresta EC
Tabela Dabase/Ronaldo Oliveira/ASCOM Floresta EC

Critérios de formação

Em suma, o Ranking Dabase leva em consideração o fortalecimento das equipes de base. Assim, todos torneios internacionais foram excluídos a partir deste ano de 2022. Entretanto, a Libertadores e Conmebol estão dentro.

Além disso, a Fiesta Sudamericana também participa do critério. Por outro lado, estaduais e nacionais foram excluídos da avaliação. Por fim, apesar do destaque, nenhum time está no G1O nacional.

Foto destaque: Divulgação/Dabase

Maria Eduarda Aquino
Estudante de Jornalismo. Acompanhem-me pelo Instagram e Twitter.