A Rainha do Futebol e melhor jogadora da história – Parabéns Marta!

Melhor jogadora do futebol brasileiro, Marta Vieira, completa, nesta segunda-feia, 32 anos de idade. De origem humilde, a jogadora nasceu em Dois Rios, em Alagoas. Aos 13 anos, ela já iniciava a carreira no time juvenil do Centro Sportivo Alagoano (CSA). Mesmo sofrendo muito preconceito na infância por gostar de futebol, ela não se deixou abalar. Em 2000, com apenas 14 anos, deixou a cidade em que nasceu, sozinha, para correr atrás de seu sonho, se mudou para o Rio para jogar no Vasco da Gama.

Com bom destaque no time carioca, em 2002, foi convocada para defender a seleção brasileira onde conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de 2003 e 2007 e a de prata nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008. Aos 18 anos, Marta aceitou o desafio de mudar-se para a Suécia para vestir a camisa do Umeå IK. Ela defendeu o time de 2004 a 2009, e foi onde começou a ter muita visibilidade por seu talento com a bola.

A Alagoana não para de conquistar recordes. Ela já foi finalista doze vezes do prêmio de Melhor Jogadora do Mundo, saindo vitoriosa em cinco oportunidades. Maior artilheira das Copas do Mundo, com 15 gols, e ainda acumula no currículo mais de 100 gols pela Seleção Brasileira.

Embaixadora do PNUD (Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento), a jogadora tem a missão de participar de projetos que visem o desenvolvimento humano, principalmente em comunidades carentes, promovendo o papel da mulher na sociedade.

Marta é um exemplo para milhares de meninas que sonham em ser jogadoras. Ela é a prova que nada é impossível e que nem nós mesmos podemos desacreditar dos nossos sonhos. Diante de uma excelente carreira e sendo um grande exemplo para milhares de mulheres, nós do Futebol na Veia, desejamos um feliz aniversário a Rainha do Futebol e que ainda possa escrever uma bela história dentro e fora de campo.

Ariane Delgado
Ariane Delgado, Paulista, estudante de Jornalismo e torcedora doente do Sport Club Corinthians Paulista. Apaixonou-se pelo futebol quando viu uns meninos jogando na frente de casa por volta dos seus 5 anos, desde então é jogadora de futebol nas horas vagas e frequentadora dos estádios da vida. Sabe que a mesa de um bar é o local ideal para se discutir uma partida de futebol, e leva pra vida que futebol sempre irá fazer seu coração disparar.

Artigos Relacionados