“Quero fazer história com a camisa do Plaza Colonia”, diz brasileiro Diogo, em exclusiva

- Aos 23 anos de idade, centroavante assinou por três temporadas com o clube e engloba o grupo de oito brasileiro na 1ª divisão do Uruguai
Diogo comemorando seu primeiro gol com a camisa do PLAZA

Sem jogar em nenhuma categoria de base, mas se destacando na várzea: foi assim que Diogo de Oliveira Barbosa chegou a se tornar jogador profissional. Dessa maneira, hoje, aos 23 anos, o centroavante é um dos oito brasileiros que atuam no futebol uruguaio. Ele que, assinou com o Plaza Colonia no início de 2020, concedeu uma entrevista exclusiva ao Futebol Na Veia e falou sobre o início de sua chegada ao clube e projetou sua carreira com a camisa do Patas Blancas.

Foi jogando na várzea que Diogo começou a ganhar os primeiros destaques. Logo depois chegou ao Independente de Limeira e, após um bom ano individual, foi contrato pelo Fracana, no qual teve uma trajetória ainda melhor. Como resultado, passou a ser observado por olheiros de outros clubes e até de fora do Brasil. Dessa maneira, teve a oportunidade de chegar ao futebol uruguaio.

O meia Leonai, que jogava no Comercial, é gerenciado pelo mesmo empresário de Diogo, Marcelo Bordon. Então, realizando os detalhes da negociação, o então atacante do Fracana foi outro brasileiro que chamou a atenção do Plaza Colonia. Portanto, facilitou para que os uruguaios contratassem os dois.

Adaptação e parceria

Sendo assim, Leonai e Diogo se tornaram grandes amigos. Inclusive, chegaram juntos na cidade de Colônia do Sacramento, no Uruguai, em janeiro de 2020. Ambos com vínculo de três temporadas.

“Tive uma dificuldade no início pra me adaptar. Principalmente com o frio, não estava acostumado (risos). Aqui o futebol é mais pegado, então tivemos que nos preparar ainda mais, por conta do contato físico que é mais exigido. E ter o Leonai aqui, um brasileiro, numa cultura que é diferente, faz a diferença, é muito bom. A gente se entende muito bem, fora e dentro de campo”.

Leonai e Diogo juntos em campo com a camisa do Plaza Colonia. Foto: Dante Fernández - Foco Uy

Leonai e Diogo juntos em campo com a camisa do Plaza Colonia. Foto: Dante Fernández – Foco Uy

Primeiro gol e “nível equilibrado” no Uruguai

Atacante de 1,94m de altura, apesar disso, Diogo é habilidoso. Ele mesmo ressaltou que se beneficia com isso, tendo em vista que os adversários pensam que é lento por conta de sua altura. Mas não dá para negar que um dos pontos mais forte do brasileiro é o cabeceio.

E foi dessa forma que Diogo marcou o seu primeiro gol até aqui com a camisa do Plaza. Quando passou a ganhar mais minutos em campo, o centroavante soube aproveitar a oportunidade e deixou sua marca contra o Montevideo Wanderers, que na ocasião era o 2º colocado. Inclusive, o brasileiro destaca essa partida para confirmar que as equipes do futebol uruguaio estão bem equilibradas.

“O campeonato é muito parelho, as equipes se enfrentam de igual pra igual. Pra se ter uma noção, ganhamos do Wanderers que era o 2º colocado do campeonato. Contra o Peñarol foi uma fatalidade. Estávamos bem, mas sofremos o gol e não conseguimos reverter a situação. Mas está bem claro que Peñarol e Nacional não estão muito acima das demais equipes”.

Projeção com a camisa do Plaza

Até aqui, com 13 pontos em 13 rodadas, o Plaza Colonia está na 12ª colocação do Apertura Uruguaio 2020. Enquanto na tabela do descenso, está com 10 pontos de vantagem para o Boston River, primeira equipe na zona do rebaixamento. Por outro lado, o Plaza segue vivo na Copa Sul-Americana, na qual, após ser sofrer 1 x 0 para o Zamora, da Venezuela, conseguiu reverter o placar por 3 x 0, em casa. Então, segue aguardando o posicionamento da Conmebol para o retorno da competição.

De qualquer forma, com três anos de contrato com o Plaza, Diogo ainda está no início de sua passagem pelo clube. Foram apenas sete jogos na temporada desde sua chegada, na qual marcou um gol e também realizou uma assistência. Inclusive, é dessa forma que o brasileiro quer continuar ajudando a equipe no ataque.

“Quero fazermos muitos gols aqui, ajudar a equipe, colocar ela numa melhor posição. O grupo que temos é bom, estamos nos entrosando, precisamos apenas encontrar o caminho certo. E ainda tem a Sul-Americana… Queremos chegar longe, é um campeonato com uma visibilidade muito grande. Espero que tanto eu quanto o Leonai possamos jogar bem. Será importante para nós e também para o clube”, finalizou.

Diogo com a camisa do Plaza Colonia. Foto: Mauro Fernandez

Foto destaque: Mauro Fernandez

Thiago Lopes

Sobre Thiago Lopes

Thiago Lopes já escreveu 584 posts nesse site..

Thiago Lopes, 20 anos. Estudante de jornalismo - 6º semestre.

BetWarrior


Poliesportiva


Thiago Lopes
Thiago Lopes
Thiago Lopes, 20 anos. Estudante de jornalismo - 6º semestre.

Artigos Relacionados

Topo