
Restam apenas oito candidatos ao título da Copa do Brasil. Um fato inédito destas quartas de final é que todos os clubes remanescentes já venceram o torneio ao menos uma vez. Atlético Mineiro, Juventude, Corinthians, Cruzeiro, Santos, Internacional, Palmeiras e Grêmio. Um deles erguerá a taça de campeão da Copa do Brasil no dia 30 de novembro, quando será realizado o jogo de volta da final. Os jogos de ida foram há três semanas e hoje (19), conheceremos as quatro equipes que avançarão a semifinal da competição.
*posições atualizadas antes do início da 32ª rodada da Série A
Chave 1:
Juventude x Atlético Mineiro (Alfredo Jaconi, 19:30h): Derrotando a equipe gaúcha por 1×0 no Mineirão, o Galo viaja a Caxias do Sul podendo empatar a partida e ainda sim conseguir a classificação. Entretanto, o Atlético precisa entrar em campo com seriedade, sem subestimar seu “modesto” adversário da Série C. O Juventude, que eliminou o São Paulo na fase anterior, precisa ganhar por no mínimo dois gols de diferença ou tentar o 1×0 para disputar a vaga nos pênaltis.
Palpite: Sofrendo pressão do Juventude, o Atlético conseguirá aproveitar o resultado do jogo de ida para avançar no torneio.
Internacional x Santos (Beira-Rio, 19:30h): A apenas um ponto do Z4, o Colorado recebe o Peixe em Porto Alegre, tendo perdido o jogo de ida por 2×1. Um placar simples de 1×0 a favor do Internacional coloca a equipe gaúcha na semifinal. Por outro lado, vitórias por um gol de diferença, superiores a 2×1 (3×2, 4×3…) dão a vaga ao Santos.
Palpite: Pelo eminente risco de rebaixamento, o Internacional deve priorizar o Campeonato Brasileiro, dando menos importância a Copa do Brasil. Com isso, o Peixe deve disputar a semifinal contra o Atlético Mineiro.
Chave 2:
Palmeiras x Grêmio (Arena Palmeiras, 21:45h): As prioridades das equipes são justamente opostas. O alviverde paulista, visando manter a liderança do Brasileirão, provavelmente entrará em campo com um time “misto”, mesclando titulares e reservas. A equipe gaúcha fez justamente o contrário no fim de sema. Contra o Santos, em plena Vila Belmiro, o Grêmio utilizou o time reserva, e obteve um empate por 1×1. Tendo perdido por 2×1 em Porto Alegre, o Palmeiras precisa reverter a vantagem, mesmo que pequena, do Imortal para seguir na luta pelo bicampeonato da Copa do Brasil.
Palpite: Praticamente “abandonando” o Campeonato Brasileiro, o Grêmio deve avançar para a semifinal. Fato que não seria um motivo de tristeza para os torcedores alviverdes, já que o Palmeiras busca, acima de qualquer outra coisa, quebrar o jejum de mais de 20 anos sem conquistar o Brasileirão.
Cruzeiro x Corinthians (Mineirão, 21:45h): Também correndo risco de rebaixamento, a Raposa, a três pontos do Z4, vê na Copa do Brasil uma chance de animar seu torcedor no ano que vem. Disputar a Libertadores provavelmente traria grandes públicos ao Mineirão, e quem sabe até onde a equipe mineira poderia chegar. O Corinthians, na outra metade da tabela, vive um dilema: ou aposta todas as fichas em uma possível conquista da Copa do Brasil, obtendo o acesso direto a Libertadores, ou disputa uma vaga para a Pré-Libertadores no G6. Ganhando a primeira partida por 2×1 em Itaquera, o time paulista não sabe se poderá contar com Marlone. O camisa 8 do Corinthians sequer treinou nesta terça-feira (18), sentindo dores no tornozelo. Mesmo sendo dúvida para a partida, o meia alvinegro viajou a Minas Gerais.
Palpite: Em partida muito disputada e com várias chances perdidas para os dois lados, o Corinthians empatará com gols contra o Cruzeiro e enfrentará o Grêmio na próxima fase da competição.
Os confrontos das semifinais serão nos dias 26 de outubro e 02 de novembro. Os finalistas decidirão o título nos dias 23 e 30 de novembro.