Quem é? Hao Haidong, artilheiro da China que valia 1 libra

- O artilheiro chinês é uma lenda no país e destaque da coluna "Quem é?" de hoje
Hao Haidong, jogando pela seleção chinesa. (Reprodução / @FIFAWorldCup)

Hao Haidong, seja com a camisa 9 ou 10, fez história na China. Embora seu desempenho por clubes não seja tão memorável, ele é o destaque da coluna Quem é?. Ainda que tenha passado sua carreira toda defendendo clubes nacionais, o atacante teve uma rápida passagem na Europa. Assim, com uma média de 0,48 gols em sua carreira, conquistou todos em seu país.

HAO HADOING E A CARREIRA NACIONAL

Por mais que o destaque de Hao Haidong seja pela seleção, ele não deixou de vestir a camisa quando se tratou dos clubes chineses. O atleta teve toda sua juventude dedicada ao Bayi FC, jogando de 1986-1997, onde marcou 19 gols em 48 jogos. Assim, alcançou um patamar que o levou ao Dalian Shide, e foi lá que ele alcançou seu melhor desempenho pessoal. Ao todo, foram 78 gols em 130 partidas pelo time que, infelizmente, foi extinto em novembro de 2012. Aliás, além de ter 9 taças no currículo nesse período, conquistou o apelido de Alan Shearer chinês. Era uma alusão ao artilheiro que se tornou lenda no Newcastle e pela Inglaterra. Ainda em 2004 ele chegou a ser técnico interino do Shide enquanto o clube procurava um novo treinador.

ARTILHARIA NA SELEÇÃO

Conforme apresentava um ótimo desempenho nos clubes, o atacante também marcava história pela sua pátria. Fosse com a 9 ou a 10, Haidong somava um gol atrás do outro pela China, levando seu país a ter cada vez mais destaque no cenário internacional. Deste modo, defendeu as cores de sua bandeira por 12 anos (1992-2004), onde marcou 41 gols em 107 partidas. Seu ótimo retrospecto lhe rendeu o título de artilheiro da seleção. O atacante participou até mesmo da Copa do Mundo de 2002, enfrentando o Brasil na fase de grupos. Porém, saiu na mesma etapa, sem marcar uma única vez.

ARTILHEIRO DE 1 LIBRA

Em resumo, a carreira de Hao Hadoing foi bastante vitoriosa, com muitas alegrias fossem pelos clubes que passou ou pela seleção. Contudo, o atacante queria mais, e mantinha o desejo de defender algum clube europeu. Dessa forma, em gratidão aos seus serviços prestados, o Dalian Shide acatou o pedido. Logo, ele foi procurado pelo Sheffield United, da Inglaterra. O time inglês, de forma curiosa, fez uma proposta inusitada. A oferta para contar com o Alan Shearer chinês foi de “memoráveis” 1 libra. Contratado e cheio de sonhos de finalmente jogar fora de seus país, as lesões, muitas por já ter 34 anos na época, o atrapalharam. Sendo assim, ele jogou apenas uma partida entrando do banco em uma derrota por 2 x 1 para o Colchester United e decidiu que o melhor era encerrar a carreira.

TÍTULOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Com 21 anos de carreira, era de se esperar que o famoso artilheiro tivesse muitos títulos na carreira. Por clubes foram 11, sendo dois pelo Bayi FC e os outros nove pelo Dalian Shide. Além disso, soma seis troféus individuais, dentre eles o jogador do ano de 1998 pela Associação Chinesa de Futebol. Aliás, um dos mais memoráveis, senão o mais, é o recebido pela IFFHS (International Federation of Football History & Statistics). A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol o premiou como sendo um de seus legends, ou seja, uma de suas lendas.

 

 

BetWarrior


Poliesportiva


Glauber Nathan
Glauber Nathan
Meu nome é Glauber Nathan, tenho 20 anos e sou estudante de jornalismo. O futebol entrou cedo na minha vida, e de lá para cá, respiro o esporte. Apesar de ser um fã assíduo do rádio, não perco a oportunidade de acompanhar qualquer jogo, independente do campeonato, divisão ou país. Entendo que o mais importante é entender e fazer os outros compreenderem a emoção do espetáculo chamado futebol.

    Artigos Relacionados

    Topo