Quantos brasileiros já jogaram a Eurocopa?

Na próxima sexta-feira, 10, começa a Eurocopa 2016, a maior competição continental de seleções do futebol. Pela primeira vez disputada por 24 seleções, oito a mais que a edição anterior, a edição será realizada na França.
Em 14 edições organizadas pela UEFA, muitas bandeiras, algumas até de continentes fora da Europa, já foram envolvidas na competição, inclusive a brasileira. Por isso, o Gol de Canela FC resolvei trazer quais foram os jogadores brasileiros já tiveram o privilégio de disputar este torneio. Confira:
 
DONATO (ESPANHA)
Quanto? Eurocopa 1996
O zagueiro Donato foi o primeiro jogador brasileiro a jogar uma Eurocopa. Após seis temporadas no futebol espanhol, ganhou cidadania e foi convocado para defender a “Fúria” na Eurocopa de 1996.
PAULO RINK (ALEMANHA)
Quando? Eurocopa 2000
Após se destacar no Atlético Paranaense, Paulo Rink foi contratado pelo Bayer Leverkusen (ALE) em 1997. Sua ascendência germânica facilitou a obtenção da dupla nacionalidade. Ele fez parte do elenco alemão eliminado ainda nas oitavas de final da Eurocopa de 2000.
DECO (PORTUGAL)
Quando? Eurocopa 2004 e 2008
Natural de São Bernardo do Campo, em São Paulo, Deco (Anderson de Souza Nunes) chegou ao futebol português após ótima passagem pelo CSA de Alagoas. Recebeu a cidadania portuguesa em 2002. Disputou as Eurocopas de 2004 e 2008.
KEVIN KURANYI (ALEMANHA)
Quando? Eurocopa 2008
Carioca filho de pai alemão e mãe panamenha, o atacante Kevin Kuranyi defendeu a seleção alemã na Eurocopa de 2008, disputada na Áustria/Suíça.
 
PEPE (PORTUGAL)
Quando? Eurocopa 2008 e 2012
O alagoano Képler Laveran Lima Ferreira, mais conhecido como Pepe, foi formado nas categorias de base do Sport Club Corinthians Alagoano, mas construiu sua carreira profissional jogando no futebol português. Desde 2007, ano que obteve a cidadania portuguesa, defende a seleção lusa.
MARCOS SENNA (ESPANHA)
Quando? Eurocopa 2008
Após ser vice-campeão da Copa Libertadores da América com o São Caetano em 2002, o paulista Marcos Senna foi contratado pelo Villarreal (ESP). Após quatro temporadas de sucesso com “El Submarino Amarillo”, recebeu a cidadania espanhola. Fez parte do elenco da “Fúria” campeão europeu em 2008, sendo o único brasileiro a conseguir esta façanha até hoje.
EDUARDO DA SILVA (CROÁCIA)
Quando? Eurocopa 2012
O carioca Eduardo da Silva deu os primeiros passos no futebol profissional com a camisa do Dinamo Zagreb, da Croácia. Em 2002, Eduardo conseguiu a nacionalidade croata, jogando sua primeira Eurocopa dez anos depois.
THIAGO MOTTA (ITÁLIA)
Quando? Eurocopa 2012
Herdeiro da camisa 10 de Totti nesta Eurocopa, o meio-campista Thiago Motta chegou a defender a Seleção Brasileira sub-17 e principal, porém, por serem jogos não oficiais pela Fifa, recebeu o convite para defender a Itália em 2011, já que possui dupla nacionalidade por ser neto de um italiano.
Os brasileiros estreantes – EURO 2016
A Eurocopa de 2016 pode marcar mais um recorde. Cinco jogadores brasileiros estarão defendendo cinco seleções diferentes no torneio. Quatro deles serão estreantes.
THIAGO ALCÂNTARA (ESPANHA)
Filho de brasileiro, Thiago Alcântara nasceu na Itália, mas profissionalizou no futebol jogando pelo Barcelona (ESP). Em 2016, jogará sua primeira Eurocopa.
 
ÉDER (ITÁLIA)
Revelado pelo Criciúma, o catarinense Éder Citadin Martins fará sua estreia em uma Eurocopa. Como um cidadão com dupla nacionalidade da Itália e do Brasil, ele era elegível para jogar por ambas as nações, já que bisavô Battista Righetto era italiano. Desde 2015 optou pela Azurra.
 
GUILHERME MARINATO (RÚSSIA)
Nascido em Cataguases, em Minas Gerais, Guilherme Marinato recebeu a cidadania russa em 2015, após oito temporadas no futebol local. Ele chegou a defender profissionalmente o Atlético-PR de 2002 a 2007, mas grandes oportunidades.
 
THIAGO CIONEK (POLÔNIA)
Desconhecido no Brasil, o curitibano Thiago Cionek estará no grupo polonês da Euro. Contratado pelo Palermo (ITA) em janeiro deste ano, o zagueiro brasileiro recebeu a cidadania polonesa em outubro de 2011, após quatro temporadas no Jagiellonia Bialystok (POL).
Jonathan Silva

Sobre Jonathan Silva

Jonathan Silva já escreveu 82 posts nesse site..

Um jornalista de 23 anos que simplesmente ama futebol. Trabalhou nos jornais Folha Metropolitana e Metrô News, de São Paulo, todos como repórter. Atualmente é assessor na empresa TBL Comunicação. Por paixão, há três anos criou o blog Gol de Canela Futebol Clube, que procurar contar um pouco sobre história do futebol.

BetWarrior


Poliesportiva


Jonathan Silva
Jonathan Silva
Um jornalista de 23 anos que simplesmente ama futebol. Trabalhou nos jornais Folha Metropolitana e Metrô News, de São Paulo, todos como repórter. Atualmente é assessor na empresa TBL Comunicação. Por paixão, há três anos criou o blog Gol de Canela Futebol Clube, que procurar contar um pouco sobre história do futebol.

    Artigos Relacionados

    Topo