A poucas semanas da estreia do Campeonato Brasileiro 2019, começam a surgir dúvidas sobre qual o time tem mais participações no torneio e outras tantas curiosidades. Por incrível que pareça, o clube que mais vezes jogou a competição, juntando Taça BrasilTorneio Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Prata)Campeonato Nacional de ClubesCopa BrasilCopa UniãoTaça de OuroCopa João Havelange, até 2003, quando se estabeleceu o sistema atual, do Campeonato Brasileiro Série A.

Desta forma, o Grêmio, isso mesmo, o time que já foi rebaixado duas vezes para a Série B, é o time com maior número de participações em Campeonatos Brasileiros. A equipe de Porto Alegre soma 60 participações, sendo Taça Brasil (9); Copa União e Copa Brasil (9); Robertão e Taça de Prata (4); Campeonato Nacional de Clubes (4); Taça de Ouro (5), Campeonato Brasileiro e Copa João Havelange (13) e Brasileirão Série A (15), indo para a 16ª participação em 2019.

Apenas quatro clubes nunca foram rebaixados na história dos Campeonatos Brasileiros e nem é novidade comentar isso, já que as equipes bradam e estufam o peito para dizer isso: Cruzeiro, Santos, Flamengo São Paulo. Vale um asterisco para falar da Chapecoense. A equipe de Santa Catarina também nunca foi rebaixada, mas é muito mais nova (1973) e está apenas desde 2014 na elite e vai para a sua 6ª participação.

Quando o assunto é Série A, ou seja, apenas de 2003 para cá, quando o sistema passou a ser de pontos corridos do começo ao fim, apenas cinco equipes participaram de todas as edições. Obviamente que CruzeiroSantosFlamengo e São Paulo, por nunca terem caído, são quatro destas equipes. Entretanto, o quinto clube tem um asterisco de respeito.Fluminense, bicampeão no formato mais recente, ficou entre os quatro últimos colocados em 2013, mas não caiu devido ao Efeito Héverton. Assim, às cinco equipes estão indo para sua 17ª participação.

Eric Filardi
Quando pequeno quis ser jogador. O sonho de criança passou. Uma vida nova se anseia. Bem-vindo ao melhor site de futebol. Bem-vindo ao Futebol na Veia. Sou Eric Filardi, paulistano de 27 anos, criado em Taboão da Serra, jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo e apaixonado por futebol. Como todo jornalista amo escrever. Como todo brasileiro amo futebol. Tenho meu clube e minhas preferências, mas viso o profissionalismo e a imparcialidade, sem deixar de lado a criatividade. Sou Tricolor, Peixe, Palestra e Timão. Sou da Colina, Glorioso, Flu e Mengão. Sou brasileiro, hermano, francês e italiano. Sou Ghiggia, Paolo Rossi, Caniggia e Zidane. Sou Alemanha dos 7 x 1, mas que o povo não se engane. Também sou Ronaldo, Romário, Zico, Garrincha e Pelé. Sou Bundesliga, MLS, Eredivisie e Premier. Sou das várzeas e dos terrões. Sou Clássico das Multidões. Sou Sul, Nordeste, Amazônia e Pantanal. Sou Galo, Raposa, Bavi e Grenal. Sou Ásia e África. Sou Barça e Real. Sou as Américas, a Europa, sou o mundo em geral. Sou a festa nas arquibancadas que o estádio incendeia: sou Futebol na Veia.
https://bit.ly/EricFilardi

Artigos Relacionados