Portuguesa-RJ x Flamengo - Duelo do bloco carioca abre a 2ª rodada da Taça Rio

Nesta quinta-feira (27) a Portuguesa-RJ encara o Flamengo, às 21h, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O time de Abel Braga lidera o Grupo C, com três pontos, enquanto a Portuguesa perdeu de 2 x 0 para a Cabofriense na 1ª rodada e ocupa o 5º lugar do Grupo B. O confronto válido pela 2ª rodada da Taça Rio será o último jogo antes da principal competição no ano para o Rubro-negro: A Copa Libertadores.

PORTUGUESA

O time da Ilha do Governador não teve um bom início na Taça Rio, já que sofreu, na rodada anterior, uma derrota por 2 x 0 para a Cabofriense, no Estádio Correão. A equipe está na quinta colocação do Grupo B, e já não havia feito uma boa Taça Guanabara, ao somar um ponto em cinco jogos. A Portuguesa precisa abrir o olho, pois uma má campanha nesta fase pode causar a queda da Lusa para a seletiva do próximo ano.

O time ocupa o último lugar na classificação geral e para o duelo contra o Flamengo precisa jogar no limite se quiser arrancar pontos do rubro-negro carioca. A equipe do técnico Aílton Ferraz tem o retorno de Maicon Assis no meio de campo, em contrapartida, o desfalque fica por conta do lateral-esquerdo Diego Maia, que foi expulso contra a Cabofriense, Cássio entra eu seu lugar.

Provável escalação: Ruan; Filippe Formiga, Marcão, André Santos e Cássio; Chacal, João Cleriston, Diguinho e Maicon Assis; Romarinho e Tiago Amaral. Técnico: Aílton Ferraz.

FLAMENGO

Depois da decepcionante eliminação para o Fluminense na semifinal da Taça Guanabara, o time mandante entrou em campo pela segunda vez no Maracanã após a tragédia no CT do Ninho do Urubu e goleou o Americano por 4 x 1. Entretanto, o triunfo não mostrou a evolução que se espera da equipe devido à fragilidade do adversário, que não apresentou muita resistência para o Rubro-negro. Gabigol enfim desencantou e, Vitinho, vaiado no começo do jogo, saiu de campo aplaudido ao fazer dois gols na partida.

Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Rhodolfo não atuaram contra o Americano e, no treino desta quarta-feira, que foi realizado na Gávea, somente o atacante que veio do Santos reapareceu entre os titulares e a tendência é que retorne ao time no lugar de Vitinho. Já Henrique Dourado não atua mais pela equipe: o ceifador foi negociado com o Henan Jianye, da China, por cerca de R$20 milhões. O jogo contra a Portuguesa é importante para o time de Abel Braga, já que a saga rubro-negra na Copa Libertadores começa na próxima semana e, este jogo servirá para o treinador tirar as últimas conclusões antes do principal objetivo do Flamengo em 2019.

Provável escalação: Diego Alves; Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Cuellar, Arão, Diego, Arrascaeta e Bruno Henrique; Gabigol. Técnico: Abel Braga.

RETROSPECTO

A Portuguesa precisa somar pontos para não se complicar na competição, apesar disso, se depender dos últimos jogos entre as equipes, o time da Ilha do Governador tem poucas chances no duelo. Nos 10 confrontos anteriores são nove vitórias para o Flamengo e um empate. Difícil missão para um time que ainda não ganhou de ninguém no campeonato e terá de enfrentar umas das melhores equipes do país.

Paulo Marques
Me chamo Paulo, sou apaixonado por futebol desde que eu nasci. Aliás, minha ligação com o futebol vem de antes de eu nascer. Mais precisamente na Copa de 94, no jogo entre Brasil x Holanda, no gol do Bebeto, que fez o embala neném em homenagem ao seu filho Matheus, que acabara de nascer dias antes. Meu irmão Carlos Junior viu a comemoração e achou linda e começou a me chamar de Bebeto, eu dentro da barriga da minha mãe. Ganhei um apelido antes de nascer, e carrego comigo até hoje. Sempre quis ser atleta. Mas me faltavam várias coisas. O máximo que consegui foi jogar algumas competições amadoras de vôlei. No futebol eu já tinha ficado para trás. Então decidi estudar jornalismo para estar mais próximo daquilo que gosto.

Artigos Relacionados