Elenco de Portugal na Copa do Mundo Sub-20

Olá, amigos e amigas amantes do futebol de Portugal! Após chegar a marca de 760 gols na minha carreira, ajudei a minha equipe a ganhar o título da Supercopa da Itália contra a Napoli. Assim, nesta quinta-feira (29), na coluna O Gajo Conta, estarei a dar o pontapé inicial numa grande história sobre a Seleção Portuguesa, campeã da Copa do Mundo Sub-20, em 1989. Conforme a história foi passada para mim, irei passar para vocês também. Logo, essa competição foi disputada na Arábia Saudita entre 16 de fevereiro e 3 de março. Dessa forma, foi a 7ª edição e a primeira vez que o troféu veio para a nação portuguesa.

Leia mais:

A FASE DE GRUPOS

Aliás, a nossa Seleção Portuguesa estava no grupo A, junto de NigériaTchecoslováquia e a anfitriã Arábia Saudita. Logo, era um grupo difícil, mas tínhamos total capacidade de avançar de fase e conseguimos. Assim, meus compatriotas iniciaram a competição com o pé direito, venceram a Tchecoslováquia por 1 x 0. Do mesmo modo, ganharam da Nigéria, por 1 x 0. Contudo, na última rodada, aconteceu a única derrota na competição, perderam por 3 x 0 contra a Arábia Saudita.

A HORA DA VERDADE

Com as duas vitórias e uma derrota, Portugal avançou em 1º lugar, a Nigéria foi a 2ª colocada. Assim, nos quartos de final, enfrentaram a Colômbia, que ficou na 2ª posição do Grupo B. Logo, com o placar magro de 1 x 0, a equipe portuguesa avançou de fase.

Nas meias-finais, enfrentaram a favorita e fortíssima Seleção Brasileira, mas não ligaram para o favoritismo, entraram para ganhar, com bastante raça e vontade. Dessa forma, com gol do Jorge Amaral, o time venceu por 1 x 0, chegando a grande final.

A GRANDE FINAL

Por fim, chegou o grande momento, no dia 3 de março de 1989, às 18h (horário de Brasília), o placo? O Estádio Internacional Rei Fahd. Assim, Portugal e Nigéria fizeram a grandíssima final da Copa do Mundo Sub-20. Pela primeira vez na competição, a Seleção Portuguesa marcou dois gols em uma partida, com Abel, aos 44′, e com Jorge Couto, aos 31′ do segundo tempo. Portanto, a equipe se tornou campeã entrando para a história do futebol português.

Foto Destaque: Reprodução / Mais Futebol

Ítalo de Freitas
Eu escolhi o jornalismo porque sinto que eu consigo está mais perto do meu grande amor, o futebol. Eu tenho uma página no Instagram com amigos da faculdade, focada no futebol paulista. Quero aprender o máximo que conseguir, sou bem participativo e pró-ativo, no que eu puder ajudar, pode conta comigo.

Artigos Relacionados