Portland Thorns: Primeiro campeão da NSWL

- Um dos times mais amados da liga americana
Portlando Thorns vencedor da NWSL 2013

A coluna Rainhas da Bola desta semana traz a história do primeiro clube a vencer a National Women's Soccer League NWSL. O Portland Thorns FC é um clube profissional de futebol feminino, fundado em 2012 e que passou a competir a partir de 2013. Assim também, neste mesmo ano surgiu a liga profissional de futebol feminino dos EUA, criada para substituir a Women's Professional Soccer (WPS). Dessa forma, é considerada a principal e mais importante liga de futebol feminino do país. A temporada inaugural foi em 2013 e quem levou o título para casa foi o Portland Thorns, que se consagrou como o primeiro campeão da NWSL.

Foto: Reprodução FIFA

Início

O Portland Timbers formou uma parceria com o Portland Rain, o Oregon Youth Soccer Association's (OYSA) e o Girls Olympic Development Program (ODP), em 2 de maio de 2012, a fim de dar mais organização ao futebol feminino no estado. Assim, em 2013 fundaram o Portland Thorns a partir de um pedido do presidente da federação americana ao dono do tradicional clube masculino Portland Timbers.

O treinador do time é o Mark Parsons que atua no clube desde 2016. Por sua vez, o presidente do clube é o Gavin Wilkinson, ex-jogador profissional. Desde o início, as cores que representam o time são o vermelho, verde e preto e o escudo é a retratação de uma coroa de espinhos que protege uma rosa no centro. Além disso, nas laterais existem duas estrelas, cada uma com uma letra e referem-se a estrela presente na bandeira da cidade de Portland. O nome e a logo foram criados para relembrar um dos apelidos mais famosos da cidade, “Rose City”.

Portland Thorns e a NWSL

A princípio, criaram a NWSL em 21 de novembro de 2012, menos de um mês depois, em 13 de dezembro, anunciaram um novo clube o Portland Thorns FC. O time é um dos oito fundadores da Liga, tendo participado do campeonato desde seu primeiro ano. Além disso, o clube é fundamental para a manutenção da NWSL, pois no primeiro ano da competição os Thorns tiveram uma média de público de 13.320 por jogo, número alto quando comparados aos outros times que juntos tiveram uma média de 2.980. Por ter sido o único time que lucrou na temporada de 2013, o apoio dos fãs dos Thorns é fundamental para a liga. Dessa forma, ao ser declarado o vencedor da primeira temporada, a equipe concordou em dividir os lucros com a NWSL. O time é bicampeão da liga, pois venceram em 2013 e 2017.

Portland Thorns - NWSL 2017
Foto: Monica Simões

Temporada de 2013

A primeira partida do campeonato ocorreu em 13 de abril de 2013 e os times que inauguraram os jogos foram o Portland Thorns e o Kansas City, a disputa terminou em um empate de 1 x 1. Dessa forma, os Thorns encerraram a temporada regular com 22 jogos, marcando um recorde de 10-6-6, e se classificando para os playoffs da NWSL. A equipe venceu 50% das partidas e foi o time a participar do primeiro jogo e também da final.

Christine Sinclair foi a estrela responsável por marcar o primeiro gol da história do time. No jogo da semi-final os Thorns voltaram a enfrentar o FC Kansas City. O time venceu por 3 x 2 com Allie Long marcando o gol da vitória na prorrogação. Assim, qualificou-se para a final onde jogou contra o Western New York Flash. Na partida o Portland Thorns venceu por 2 x 0, tornando-se o primeiro campeão da National Women's Soccer League.

Um dos times mais amados da liga americana

O Portland Thorns nasceu na cidade do futebol, tem seu nome vinculado a um time que existe desde os anos 80 e conta com o apoio dos Timbers Army – torcida organizada do clube masculino. Assim, tendo uma identificação com a cidade e uma super torcida torna-se fácil compreender porque o time é tão adorado.

No primeiro jogo da história do time como mandante, os Thorns conseguiram reunir uma torcida de 16.479 que foram ao estádio prestigiar o clube. Esse número é surpreendente para modalidade feminina, foi um dos maiores públicos da história do futebol feminino nos Estados Unidos.

https://twitter.com/PDXRivetersSG/status/1307705468270161920

Jogadoras de destaque

O clube contou com vários nomes importantes ao longo de sua história que abrilhantaram o Thorns e contribuíram para o time ter se tornado bicampeão e possuir uma legião de fãs. Dessa forma, temos:

Christine Sinclair – atua no clube desde 2013. Na primeira temporada ela apareceu em 20 jogos, levantou a taça junto ao Thorns na temporada inaugural e também em 2017. Tem mais de 100 partidas pelo time. Além disso, é capitã da seleção feminina de futebol do Canadá.

Tobin Heath – jogou pelo Thorns desde 2013, está há sete temporadas no clube vencendo duas vezes a NWSL. Na equipe, ela fez 15 gols em 79 jogos. Ainda mais, Tobin marcou o gol da vitória na temporada de 2013 e a consideraram como a jogadora mais valiosa (MVP) do jogo no campeonato.

Adrianna Franch – goleira do time desde 2016, Franch ajudou os Thorns a vencer o NWSL Shield na temporada de 2016. Dessa forma, se tornou goleira titular em 2017 e neste ano estabeleceu um recorde da liga com 11 jogos sem sofrer gols.

Foto destaque: Reprodução/Timbers 

BetWarrior


Poliesportiva


Lílian Santos
Lílian Santos
Oi, me chamo Lilian, tenho 19 anos, sou nordestina e estudo Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas. Sou apaixonada pela leitura, gosto muito de escrever e me comunicar. Pensando nisso foi que escolhi a área do jornalismo para atuar.

    Artigos Relacionados

    Topo