Homenagem ao Olymique de Marselha - representante do Futebol Francês

Certamente, as torcidas são quem encantam os estádios com suas festas lindas nas arquibancadas. Mostrando o seu amor pelo seu time e estando com o mesmo nas vitórias e nas derrotas, nos bons e maus momentos. O apoiando, mas também em cima da diretoria quando há algo de errado. No futebol francês, a galera que foi escolhida como o time preferido tem como apelido Les Olympiens. 

Olympique de Marselha – preferido

As maiores torcidas do Futebol Francês, anteriormente em uma pesquisa realizada pelo o grupo Kantar – uns dos maiores institutos de pesquisa e consultoria do mundo -, apontou que, no ano de 2015, 13% da população com idades entre 15 e 65 anos da França tem como time preferido o Olympique de Marselha. Assim, em alta nos últimos anos e com maior exposição na mídia nacional e internacional, o Paris Saint-Germain seria o preferido da galera com 12%, segundo o estudo. Já o Lyon com 8% e o Saint-Étienne com 6% são os populares na sequência.

Nesta mesma pesquisa, mais dados foram divulgados. Dessa maneira, foi apontado que PSG é o clube favorito dos jovens entre 15 e 24 anos. Enquanto isso, o Olympique leva vantagem entre os adultos com idades entre 25 a 49 anos. Além disso, conforme os dados, o Saint-Étienne é o mais popular para as pessoas acima de 50 anos.

Luiz Gustavo – homenageado

Atualmente Luiz Gustavo pertence ao Fenerbahçe. Porém, quando jogava no Olympique de Marselha, no ano de 2018, foi homenageado. Com menos de uma temporada no time, ele recebeu uma homenagem no jogo contra o Mônaco: um bandeirão e um mosaico com o rosto do jogador estilizado com as cores da bandeira do Brasil. Os mesmos foram abertos no meio da arquibancada.

Apoio a Neymar

A torcida do azul e vermelho prestou uma homenagem ao jogador brasileiro Neymar. A principal organizada, a Collectif Ultras Paris (CUP), mostrou apoio ao atacante. De acordo com um jornal francês, o ‘Le Parisien', o ato aconteceu em um jogo contra o Guingamp, em partida válida pela Copa da França. A faixa foi estendida com a fala “vaiar nossos jogadores é contrário aos nossos valores. Neymar – PSG – CUP unidos por Paris”

https://twitter.com/FoxSportsBrasil/status/956300942131060736

Marquinhos

Recentemente, Marquinhos foi homenageado pela a torcida parisiense. Contudo, o mesmo não havia sido sequer relacionado na partida. O confronto era contra o Strasbourg, na qual o PSG venceu, com o gol anotado por Neymar no final. A homenagem foi feita através de uma espécie de mosaico antes da bola rolar. A mesma contava com a foto da sua comemoração.

Juninho Pernambuco

Já fazem quatro meses desde que o ex-jogador brasileiro, Juninho Pernambucano, anunciou sua volta ao Lyon. Dessa vez, o mesmo chegou para ocupar o cargo de diretor esportivo. Sendo assim, a notícia sobre o retorno de um dos maiores jogadores de toda a história do clube foi recebida diante de muita festa e alegria pela torcida dos Gones.

A mesma promoveu um mosaico 3D com a faixa “Juninho – Bienvenue a la Maison (Bem-vindo à casa) –, junto ao rosto do craque antes da goleada da equipe por 6 x 0 sobre o Angers. Na equipe francesa, o meia foi o grande destaque técnico e exemplo de liderança entre 2001 e 2009 e conquistou o heptacampeonato do clube, que nunca havia conquistado o título nacional.

Homenagem especial – Emiliano Sala

O confronto entre Nantes e Saint-Etienne, que marcava o Derby de la Loire de 30/01, jamais será esquecido. Nem mesmo a rivalidade que assola os gramados desde os primeiros confrontos nas finais da Copa da França 61-62 impediu uma linda homenagem ao argentino Emiliano Sala, cujo avião em que viajava para negociar a saída dos Canários ao Cardiff City caiu sobre o Canal da Mancha.

A partida entre as duas equipes, válida pela 22ª rodada do Campeonato Francês, foi interrompida aos nove minutos em alusão ao número do eterno artilheiro. As torcidas, jogadores e comissão técnica aplaudiram o futebolista. Os adeptos do Nantes ainda promoveram um mosaico, refletindo a imagem do atleta, sendo um dos tributos póstumos mais belos da história do futebol.

Renara Bessa
Olá, me chamo Renara, tenho 20 anos, sou estudante de Jornalismo e a área que eu quero é a do do esportivo. Acompanho campeonatos de dentro do Brasil e alguns fora do país. Sou cearense, torço pelo Ceará e Flamengo. Amo a copa do Nordeste, um campeonato muito bom para os times nordestinos, nenhum clássico-rei ganha do Ceará x Fortaleza, que é um espetáculo no estado.

Artigos Relacionados