"Pode vir, freguesia!" - Vencer já virou praxe do Başakşehir na Super Lig

Três confrontos fecharam a 19ª rodada do Campeonato Turco na tarde desta segunda-feira (28). No Estádio Basaksehir Fatih TerimBaşakşehir confirma mais uma vez sua liderança no campeonato e agora mantém uma distância de seis pontos sobre o segundo colocado, Galatasaray. Ankaragucu foi derrotado em casa pelo Alanyaspor, e, Fenerbahçe, que até então era o vice-lanterna, venceu o Yeni Malatyaspor, e escapa da zona de rebaixamento, tirando o respiro do Rizespor, que voltou à degola.

SUPER LIG – 19ª RODADA

Başakşehir 2 x 0 Kasimpasa

O primeiro tempo teve mais domínio da equipe mandante que, apesar de permanecer mais tempo na área da defesa adversária, suas tentativas eram fracas e os sustos também. Mas, aos 42′, uma jogada se tornou eficaz: perto da grande área, Edin Visca passa para Robinho, que devolve para o camisa 7 completar de direita, sem chances para o goleiro. Para o intervalo, Başakşehir 1 x 0 Kasimpasa no Estádio Basaksehir Fatih Terim.

Na volta para o segundo tempo, o líder e também dono da casa pareceu ter recarregado sua energia e começou a pressionar mais do que na primeira etapa. As jogadas assustavam mais e, em questão de minutos, saiu o segundo: desta vez foi o autor do primeiro gol que deu assistência para a segunda balançada de rede para Eljero Elia empurrar. Sem mais oportunidades, fim de jogo e Başakşehir leva mais três pontos para conta.

Com o resultado, o líder alcança a marca dos 41 pontos, mantendo uma distância de seis para o vice-líder, e volta a jogar no próximo domingo (3), às 11h (horário de Brasília), contra o Akhisar Belediye. Já seu adversário da vez, Kasimpasa, termina a rodada na 7ª posição com 29 pontos, e joga em casa enfrentando o Sivasspor no mesmo horário só que do dia anterior.

Ankaragucu 0 x 2 Alanyaspor

O primeiro grande lance da partida foi o que concedeu ao time visitante de abrir o placar. Próximo aos cinco minutos, em contra-ataque, o camisa 22, Erdem Ozgenc, do Ankaragucu toca a bola com a mão e árbitro marcar penalidade máxima, após confirmação do VAR. Djalma bate e balança a rede do lado esquerdo do goleiro. A resposta vem logo depois, mas Altay Bayindir salva.

Na segunda etapa, o dono da casa faz a primeira grande jogada levando grande perigo à defesa do Alanyaspor, mas a bola balança a rede, por cima, do lado de fora. O segundo gol dos visitantes vem após uma falha na cobrança de lateral do Ankaragucu, que rouba a bola e avança de Efecan Karaca para Papiss Cissé aos 10′.

Com a vantagem, time da casa vai em busca de diminuir, e quase consegue. Kenan Özer lança perto do meio de campo à grande área e Ilhan Parlak de cabeça empurra, goleiro até pega, mas bola entra. Acontece que o árbitro marca impedindo, e tem apoio do VAR novamente, e anula o gol.

No próximo sábado (2), Ankaragucu, agora com 20 pontos, encara o quinto colocado do campeonato, Trabzonspor, às 11h (horário de Brasília). Já o Alanyaspor, na 10ª posição, tem pela frente o vice-líder da Super Lig, Galatasaray, no dia seguinte, às 14h.

Fenerbahçe 3 x 2 Yeni Malatyaspor

Sem tempo de muitos lances para abrir o placar, uma linda jogada entre os jogadores dos donos da casa dá número ao placar: começando pelo lado direito, Mauricio Isla recebe do esquerdo e passa para Mehmet Ekici chutar e balançar a rede aos dois minutos. Logo Yeni responde e no contra-ataque uma breve confusão começa. Roberto Soldado e Guilherme levam cartão amarelo.

Os visitantes tiveram algumas tentativas de empatar até que, aos 28′, em cobrança de escanteio por Danijel Aleksic, quem recebe para completar de cabeça é Arturo Mina. Mas, infelizmente, a alegria durou pouco: três minutos depois, Mehmet Ekici é derrubado em um contra-ataque e ábitro marca falta. Na cobrança, em lance livre, a bola entra e deixa Fenerbahçe na frente novamente.

Dois grandes lances poderiam ter aumentado a vantagem em casa, mas no último minuto dos acréscimos, passe de Arturo Mina decabeça para Mitchell Donald dar um toque, deixa tudo igual no encerramento do primeiro tempo. Na volta do intervalo, Fenerbahçe entra em campo para desempatar o jogo e vai em busca do terceiro gol. Em um contra-ataque, Nabil Dirar é derrubado e um pênalti é marcado. Aos 19′, Mehmet Ekici cobra chutando pelo lado direito, e Fabien Farnolle defende. Yeni responde e o goleiro Volkan faz sua parte ao defender também. Aos 41′, em cobrança de escanteio, Mehmet Topal define placar da partida e garante os três pontos na tabela para a equipe respirar fora da zona de rebaixamento.

Novamente em casa, Fenerbahçe recebe o Goztepe na sexta-feira (1), às 15h30 (horário de Brasília). Já pelo lado do Yeni Malatyaspor, que ocupa o terceiro lugar da tabela, enfrenta em casa o Kayserispor, em 13º, no sábado (2), às 8h30.

Beatriz do Vale
Comunicativa desde pequena, graduada em Rádio e TV e também em Jornalismo pela FIAM, e pós-graduada pela Cásper Líbero. Tudo o que envolva pesquisa, escrita, locução, entrevista e criação, busco me aprimorar e fazer o melhor. Futebol na Veia surgiu sem qualquer pretensão e, hoje, me proporciona uma verdadeira imersão neste mundo esportivo, com ensinamentos pessoais e profissionais a cada dia. Sou paulistana, 30 anos, não sou parente do Luciano, mas vou experimentando...

Artigos Relacionados