Ritmo de festa! Pela primeira vez, o Dia Estadual do Coritiba é celebrado

- Projeto de lei foi sancionado pelo governo e a data integrará o calendário de comemorações oficiais do Estado
Dia Coritiba

Nesta segunda-feira (12), é um dia muito especial para todos os brasileiros. Ė o Dia da santa Padroeira do país ‘Nossa Senhora de Aparecida'. Além de ser celebrado também o Dia das Crianças. Mas para os torcedores do Coxa, hoje tem um gostinho mais especial. Isso porque pela primeira vez é comemorado o Dia Estadual do Coritiba. A proposta criada pelo deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL) segue no intuito de homenagear o clube que, no mesmo dia, comemora 111 anos de fundação.

Retrato da história do futebol no estado

Dessa forma, o clube alviverde é o mais antigo do Estado e foi a primeira equipe paranaense a sagrar-se campeã brasileira de futebol em 1985. Quando venceu nos pênaltis o time do Bangu, no Estádio do Maracanã lotado com mais de 91 mil pagantes. Além disso, o Coritiba também foi a primeira equipe estadual a participar da Copa Libertadores, em 1986.

Entretanto, depois de ter conquistado por 38 vezes o título de campeão paranaense, ter chegado duas vezes à final da Copa do Brasil (2011/2012). Ao passo que tem entre seus títulos o bicampeonato do Brasileiro Série B (2007 e 2010). Contudo, a trajetória do Coritiba está sendo reconhecida oficialmente pelos Poderes Públicos. Justamente com a inclusão no calendário oficial de celebrações o Dia Estadual do Coritiba.

Portanto, o “Glorioso” é o clube que mais tem títulos no Paraná. São cerca de 1.200 troféus em sua famosa galeria que pode ser visitada no Estádio Couto Pereira. Aliás, a importância da fundação do Coritiba teve impacto para a criação de outras equipes de futebol pelo Estado. Como resultado, fomentou a prática esportiva. Logo a economia, contribuindo para elevar o nome do Paraná no cenário esportivo nacional e internacional.

Fala, deputado

O clube também incentiva iniciativas que impactam positivamente a vida de diversos cidadãos, seja no apoio a projetos que resgatam jovens através do esporte, ou mesmo com a atuação no programa “Coritiba Retribui” que promove ações sociais com o objetivo de atender entidades de Curitiba e do Paraná. Por meio dele o Coxa realiza visitas em hospitais, escolas, instituições de caridade e organiza eventos e ações solidárias para arrecadar fundos para diversas entidades.

“A trajetória do Coritiba é marcada pelo amor de sua torcida, pelas suas conquistas históricas, pelo respeito adquirido no cenário esportivo nacional e pela certeza de que terá vida longa. Sem dúvida a celebração do Dia Estadual do Coritiba neste ano, juntamente com os seus 111 anos de fundação, está sendo uma festa em dobro”, destaca o deputado Guerra. 

Foto Destaque: Divulgação/Coritiba

Tathiane Marques

Sobre Tathiane Marques

Tathiane Marques já escreveu 299 posts nesse site..

Na verdade, não fui eu que escolhi o jornalismo e sim ele que me escolheu. Sem dúvidas, a profissão é como um oceano que precisa ser desvendado na sua profundeza, só assim é possível conhecer e respeitar toda sua beleza.

BetWarrior


Poliesportiva


Tathiane Marques
Tathiane Marques
Na verdade, não fui eu que escolhi o jornalismo e sim ele que me escolheu. Sem dúvidas, a profissão é como um oceano que precisa ser desvendado na sua profundeza, só assim é possível conhecer e respeitar toda sua beleza.

    Artigos Relacionados

    Topo