
Levir Culpi assumiu o comando do Fluminense há um mês e o time das Laranjeiras está invicto desde então. O treinador recuperou o ambiente do Tricolor, arrumou a casa, recuperou jogadores, deu padrão ao time carioca, mas peitou o dono do time, Fred, que não balanças as redes há oito jogos.
Fred e Levir Culpi entraram em rota de colisão e o atacante comunicou a diretoria do clube na noite de ontem que não vestirá mais a camisa do Fluminense com Levir no comando. Em resposta, Fred foi liberado até terça feira.
O motivo da rixa entre o atacante e o treinador tem um roteiro de longa data. Fred não marca há oito jogos e tem sido substituído com frequência durante os jogos do Fluminense. O camisa 9 voltou de lesão há cinco jogos e deixou o campo mais cedo em quatro oportunidades.
Para além disso, nos bastidores, mais especificamente no vestiário, o clima é de tensão. Na partida contra o Madureira, no intervalo, Fred reclamou com os jogadores que a bola não estava chegando e prosseguiria com o sermão se não fosse a intromissão de Levir, que repreendeu o atacante dizendo que quem falava ali era ele. Para completar, Fred perdeu um pênalti.
O treinador foi além e em coletiva de imprensa após a partida contra o Tombense foi direto em suas críticas ao capitão da equipe.
“É incrível como as pessoas passam a liderança para um cara que não tem que assumir a liderança do clube. Fred tem que assumir a liderança do time. Aliás, é um líder natural. Não acho que ele deve receber todo esse peso que dão a ele. Não pode comandar o clube, a não que pare de jogar e assuma o comando. Ai fica tranquilo, ele manda, dá as cartas” – disse Levir.
Fred já não é mais unanimidade dentro do Fluminense. Apesar de seu faro de gol, seu estilo de jogo já está ultrapassado. O futebol, inconscientemente, vem dissolvendo o jogo com centroavante fixo, que dentro da área, parado, torna-se presa fácil dos zagueiros de plantão. Ademais, o alto salário de Fred, com rendimentos mensais no valor de R$ 800 mil, faz com que dirigentes já não defendam à ferro e fogo a permanência do jogador.
O atacante se reapresenta na terça feira e a diretoria já emitiu um comunicado dizendo que Levir Culpi não será demitido. Tal cenário fortalece a possibilidade de Fred deixar o Tricolor das Laranjeiras. O atacante já não tem mais futebol para atuar nas grandes ligas europeias e o mercado chinês está fechado. No Brasil, Palmeiras e Cruzeiro procuraram o jogador no início do ano. Dentre os mercados emergentes, restaria à Fred migrar para a MLS e jogar nos Estados Unidos.
Levir peitou o dono do time, mas Peter Siemsen, presidente do clube, bancou sua permanência. O capítulo final está marcado para terça feira, na reapresentação de Fred.