Paulistão 2020 tem Palmeiras e Novorizontino juntos pelo 5º ano consecutivo

- Além dos dois clubes, Santo André e Botafogo de Ribeirão Preto fecham a chave B do torneio
Paulistão

Na última terça-feira (22), a Federação Paulista de Futebol divulgou o resultado dos sorteios da fase de grupos do Paulistão de 2020. Posteriormente, os grandes clubes da capital ficaram como cabeça-de-chave de cada grupo. No grupo A, é o Santos quem puxa o carro com Ponte Preta, Oeste e Água Santa. Enquanto no B, o Palmeiras, vem junto de Novorizontino, Botafogo e Santo André. Simultaneamente, a chave C é do São Paulo, Ituano, Mirassol e Inter de Limeira. E a chave se fecha com o Corinthians, Ferroviária, Guarani e Bragantino no grupo D.

Dentre os quatro grupos, um em especial segue a analise da Futebol na Veia. Trata-se do grupo B, do Palmeiras. Desse modo, fizemos uma balançamento, onde possíveis favoritos, confrontos e candidatos ao título do Paulistão foram analisados.

O CAMPEONATO

A  Federação Paulista divulgou o cronograma do Paulistão 2020 com novo formato. Ao que parece o torneio  que se iniciará em 22 de janeiro e terminará em 26 de abril, será um pouco menor na próxima temporada, por fim de adaptação ao calendário da CBF. Agora, os clubes paulistas,  terão duas rodadas a menos no novo formato (antes eram 18 jogos, agora serão 16). Ainda, o  campeonato entrará em recesso por conta da data FIFA, programada para março.

Assim, serão 12 rodadas na fase de grupos, e as quartas de final e semifinais serão disputadas em jogos únicos. Somente na decisão que os confrontos terão jogos de ida e volta. Outra mudança será o uso do Arbitro Assistente de Vídeo (VAR) que será utilizado apenas nos mata-matas. Nesse ínterim, os dois melhores de cada grupo avançam às quartas, os dois piores, no geral, serão rebaixados.

O GRUPO

PALMEIRAS

Posteriormente favorito na chave, o atual vice-líder do Campeonato Brasileiro, não vence o Paulistão desde 2008, quando foi campeão com Valdívia, Kleber Gladiador, Diego Souza e companhia. De lá pra cá, onze anos se passaram, onde o Verdão chegou apenas duas vezes a final e perdeu os dois confrontos diante o Santos em 2015 e Corinthians em 2018.

Agora, para a temporada de 2020, o clube buscará afastar de vez a instabilidade que vem apresentando nesse fim de temporada. Ao que parece, a equipe deve dar uma enxugada no elenco, e contratar novos reforços. Entre esses, cogita-se, que o clube deva fechar com o primeiro reforço nos próximos dias. Trata-se de Ivan, goleiro da Ponte Preta. Fora ele, existe a expectativa, inclusive da diretoria, que três a quatro reforços de peso sejam contratados. Entre os nomes, Pitty Martínez, argentino que atualmente joga no americano Atlanta United.

NOVORIZONTINO

Desde o ano de 2016, quando subiu a elite do estadual, o Grêmio Novorizontino, curiosamente esteve na chave do Palmeiras em todas as edições. Sendo assim, os clubes se enfrentaram pelo 4º ano consecutivo, já que por critérios, desde 2016, clubes da mesma chave não duelam entre si. Desse modo, os clubes não se enfrentaram naquele ano. Porém, nos anos seguintes por acasos, os clubes se encontraram, onde se somou cinco vitórias Alviverdes e um empate, este obtido na ida do mata-mata de 2019. Em volta disso, para o presidente do clube, Genílson da Rocha Santos o fator dos jogos serem em disputas únicas faz com que a expectativa para a temporada seja grande.

O Novorizontino sabe como disputar a competição, vamos para o nosso quinto Paulista, sabemos como é um torneio organizado, maravilhoso para se disputar. Vamos montar um time forte e competitivo, para credenciar nosso trabalho (…) E neste ano, a equipe que classificar vai ter um jogo só e cabem estratégias específicas para um jogo só. Dentro disso, o Novorizontino estuda a competição e vamos nos preparar para neste ano, nesta competição, a gente possa dar o passo além. Este é o objetivo sempre. –” – afirmou

BOTAFOGO

Atual 6º colocado no Brasileirão série-B, o Botafogo de Ribeirão Preto  vem lutando pelo acesso a elite do nacional. Para a temporada de 2020, a certeza da presença do volante Jonata Machado que recentemente renovou contrato com o clube até 2021.

SANTO ANDRÉ

O clube chega ao Paulistão 2020, após ser rebaixado em 2018 com uma campanha pífia, onde venceu apenas uma vez, empatou cinco e perdeu seis, nas 12 partidas disputadas na fase de grupos. Na série-2 do torneio, a diretoria do Ramalhão já começa a se movimentar de olho no Estadual. O primeiro passo é a contratação de um novo treinador, onde e o nome mais cotado é o de Paulo Roberto, ex-São Bento. A princípio, o comandante está livre no mercado e antes do início da Copa Paulista havia conversado com a diretoria do clube Andreense, que agora retomou o contato. Interinamente, o objetivo do clube, que agora tem conta com os caixas cheios, é montar um elenco competitivo para garantir permanência na divisão.

POSSÍVEIS CONFRONTOS

Eventualmente, no critério da competição, os dois melhores de cada chave passaram de fase e os dois últimos serão rebaixados. Assim, caso o regulamento da competição permaneça no mesmo esquema de 2019, os oito clubes classificados para a quartas de final se enfrentaram entre si. Desse modo, além da fase de grupos, uma tabela simultânea de classificação geral, auxilia na divisão dos confrontos. Sendo assim, caso o Palmeiras obtenha a melhor campanha da chave e do torneio, assim como feito em 2019, enfrentará o pior classificado no geral. Ainda, levará vantagem podendo decidir o jogo único em casa. Nesse ínterim, as chances de enfrentar um dos grandes rivais aumentam em relação a semifinal e final.

Karine Valbusa

Sobre Karine Valbusa

Karine Valbusa já escreveu 241 posts nesse site..

Jornalista em formação. Atualmente curso o 6° semestre em jornalismo pela Unicsul. Esporte sempre foi uma paixão, escrever foi um hobby descoberto. Desse modo, fiz do útil, agradável. Prazer, sou Karine Gomes 😉

365 Scores

BetWarrior


Karine Valbusa
Karine Valbusa
Jornalista em formação. Atualmente curso o 6° semestre em jornalismo pela Unicsul. Esporte sempre foi uma paixão, escrever foi um hobby descoberto. Desse modo, fiz do útil, agradável. Prazer, sou Karine Gomes ;)

    Artigos Relacionados

    Topo