Passaporte Rússia – Caminho saudita até a Copa

- Com direito a classificação direta na última fase, falcões verdes retornam ao mundial após 12 anos

Passaporte Rússia é mais uma coluna do Futebol na Veia que apresentará curiosidades de todas as seleções que participarão da Copa do Mundo deste ano. Este é o terceiro de sete textos sobre a Seleção da Arábia Saudita. Confira como os Falcões chegaram para o mundial.

PASSAPORTE RÚSSIA – CAMINHO SAUDITA ATÉ A COPA

2015 – O INÍCIO DA PREPARAÇÃO

Por não se classificar para a Copa do Mundo do Brasil, a Arábia Saudita começou a preparação para o mundial em 2015. A Eliminatória da Ásia é divida em três fases e a repescagem. Os falcões entraram direto na segunda fase, pois estava ranqueada entre os 34 primeiros no Ranking da FIFA.

É importante destacar que a segunda fase das eliminatórias foi muito boa para os sauditas, foram 20 pontos em oito jogos, seis vitórias e apenas dois empates. Nos confrontos contra o Timor-Leste, os falcões fizeram 17 gols nos dois confrontos e não levaram nenhum.

2016/17– CLASSIFICAÇÃO NA ÚLTIMA RODADA

Apesar de ter ficado um ponto atrás do líder Japão, a Arábia Saudita não conseguiu se classificar com antecedência para a Copa da Rússia. A terceira fase reuniu os 12 melhores times que foram divididos em dois grupos, com seis seleções cada.

Para se classificar direto para a copa, era preciso estar entre as duas melhores equipes de cada grupo, se ficasse em terceiro, disputaria a vaga com o terceiro colocado de outro grupo.

A equipe saudita fez o total de 19 pontos em 10 jogos, vencendo seis partidas, empatando duas e perdendo três, sendo duas derrotas consecutivas em duas das três últimas rodadas, o que causou preocupações para a equipe. A classificação finalmente veio na última rodada após vitória por 1 x 0 contra o Japão.

Reprodução: Koki Nagahama/Gekisaka
Fahad Al-Muwallad comemora o gol que deu a classificação aos sauditas (Reprodução/Koki Nagahama/Gekisaka)

O QUE VEM EM 2018?

Para a Copa do Mundo, os Falcões esperam contar com os gols de Mohammad Al-Sahlawi, artilheiro das eliminatórias da Ásia com 16 gols.

Neste ano, a Arábia Saudita disputou quatro amistosos até o momento: uma vitória sobre a Moldávia (3 x 0), um empate com a Ucrânia (1 x 1) e duas derrotas Iraque (4 x 1) e Bélgica (4 x 0). Até a estreia na Copa do Mundo, os sauditas têm mais cinco amistosos  Argélia (9/5), Grécia (15/5), Itália (28/5), Peru (3/6) e Alemanha (8/6).

A seleção árabe estreia na Copa em 14 de junho contra a Rússia. No segundo jogo (20/6), o Uruguai será seu oponente e, fechando a fase de grupos (25/6), enfrenta o Egito.

Fernando Morales

Sobre Fernando Morales

Fernando Morales já escreveu 123 posts nesse site..

Nascido em São José dos Campos, 1994, Fernando Morales é jornalista e pós-graduado em Jornalismo Esportivo pela Universidade Anhembi Morumbi. Apaixonado por esportes, atualmente, é repórter e comentarista esportivo da Web Rádio Poliesportiva e redator do FNV.

BetWarrior


Poliesportiva


Fernando Morales
Fernando Morales
Nascido em São José dos Campos, 1994, Fernando Morales é jornalista e pós-graduado em Jornalismo Esportivo pela Universidade Anhembi Morumbi. Apaixonado por esportes, atualmente, é repórter e comentarista esportivo da Web Rádio Poliesportiva e redator do FNV.

    Artigos Relacionados

    Topo