Paraná Clube

A princípio, correndo um grande risco de cair para a Série D. O Paraná foi do céu ao inferno no Campeonato Brasileiro. Dessa forma, o Tricolor tem cinco jogos na reta final da Série C para evitar o terceiro rebaixamento em apenas quatro anos. Assim, caso não consiga escapar da queda, o clube terá saído da Série A em 2018 para a Série D em 2022.

Atualmente, o Paraná está dentro da zona de rebaixamento. É o nono colocado entre 10 equipes do Grupo B, com 10 pontos. Em contrapartida, o São José-RS, primeiro time acima da ZR, tem 13 pontos. E, na próxima rodada, o Tricolor enfrenta justamente o clube gaúcho, em um confronto direto e decisivo. Por outro lado, só ganhar não bastará para que o Paraná saia da zona já nesta rodada. Assim, o Tricolor precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para ultrapassar o São José-RS no domingo. Por fim, dependendo apenas das próprias forças nas quatro rodadas seguintes.

Paraná Clube luta para evitar o terceiro rebaixamento em quatro anos
Paraná Clube luta para evitar o terceiro rebaixamento em quatro anos

 

Logo, essa queda do Paraná nos últimos anos tem várias explicações. Investimentos mal feitos por diversas diretorias, inúmeras dívidas trabalhistas, jovens promessas perdidas de graça e trocas constantes de treinadores e jogadores. Por fim, só nesta temporada por exemplo, o Paraná já rescindiu com 27 jogadores – 21 deles tinham sido contratados de fevereiro para cá. E, na Série B de 2020, o clube teve quatro técnicos: Allan Aal, Rogério Micale, Gilmar dal Pozzo e Márcio Coelho.

Dessa forma, o jogo contra o São José-RS, no domingo, às 18h (horário de Brasília), em Porto Alegre. É muito importante, uma vez que apenas a vitória importa. Contudo, o técnico Sílvio Criciúma conta com a volta do zagueiro Jonathan Costa, que volta de suspensão por cartão amarelo.

RETROSPECTO DO PARANÁ NOS ÚLTIMOS BRASILEIROS

  • 2017 – consegue o acesso à Série A após 10 anos
  • 2018 – rebaixado para a Série B
  • 2019 – sexto lugar na Série B, seis pontos atrás do G-4
  • 2020 – rebaixado para a Série C
  • 2021 – dentro da ZR da Série C, precisa reagir na reta final

 

Foto destaque: Divulgação/Paraná FC

Luiz Santos
Escrever se torna um refúgio. Falar sobre esportes virou uma paixão. Setorista do Paraná FC