O Parabéns ao Craque desta sexta-feira (12) vai para o hermano Nicolás Otamendi. O atleta, sinônimo de garra como um bom argentino, completa 33 anos. Dessa forma, titular por onde passou, o zagueiro soma ao todo 463 partidas jogadas por clubes profissionais. Assim, com passagens pelo Brasil e Inglaterra, o defensor vestiu camisa de gigantes, como Atlético-MG e Manchester City. Hoje, é comandado por Jorge Jesus, no Benfica.

INÍCIO DE TUDO

Nascido em 1988, em Buenos Aires, Otamendi deixa em campo tudo o que pode. A sua garra e disposição são as suas principais características. Assim, não existe jogada perdida para o hermano. Nesse sentido, sua carreira começou aos 20 anos, quando estreou pelo Velez Sarsfield, clube de seu país. Na ocasião, saiu vencedor por 2 x 1 contra o Rosário Central, pelo torneio Clausura.

No entanto, Otamendi foi por muito tempo a quinta opção para o técnico Hugo Tocalli. Sendo assim, quando o clube contratou Ricardo Gareca, a situação mudou para o zagueiro. Logo, ele passou a ser titular, onde ficou até 2010. Dessa forma, vestiu a camisa do time argentino em 54 partidas . Assim, foi o suficiente para ser campeão do Clausura 2009. Além disso, no mesmo ano, foi eleito pelo jornal El País para a seleção sul-americana.

UM SONHO EUROPEU

Após se destacar no Vélez, com toda a sua imposição na defesa, Otamendi chegou ao Porto. Dessa forma, sua venda rendeu ao seu clube de formação 4 milhões de euros. Assim, a transação foi boa para ambos os lados. Nesse sentido, o zagueiro chegou sendo titular na equipe portuguesa. Sendo assim, o esforço característico de defensores argentinos combinado com a técnica europeia foram suficientes para uma notória evolução do futebol de Otamendi.

O hermano ficou em Portugal por quatro temporadas. Assim, atuou em 125 confrontos. Dessa forma, o zagueiro colecionou títulos no país. Nesse sentido, os mais importantes foram: a Primeira Liga 2010–11, 2011–12, 2012–13, a Taça de Portugal 2010-11 e a UEFA Europa League 2010–11.

ATLÉTICO MINEIRO E VALENCIA

No início de 2014, o Porto acertou a venda do zagueiro para o clube espanhol, Valencia. Que por sua vez, emprestou Otamendi quase que de imediato ao Galo. Dessa forma, ele atuou em apenas 19 partidas pela equipe mineira, sendo pelo Brasileirão, Mineiro e Libertadores. Assim, voltou para o Valencia, dessa vez para vestir a camisa do clube oficialmente.

A sua estreia aconteceu em agosto de 2014, em um empate contra o Sevilla. Por sua vez, seu primeiro gol em terras espanholas aconteceu dois meses depois, em cima do Atlético de Madrid. Assim, um dos destaque  de Otamendi na Espanha aconteceu em 2015, quando fez o gol da vitória sobre o Real Madrid. Na ocasião, a equipe merengue vinha de 22 triunfos seguidos. Dessa forma, ao fim da temporada, o zagueiro esteve entre os 11 melhores da liga.

MANCHESTER CITY E BENFICA

Já no fim da pré-temporada 15/16, Otamendi, se recusou a jogar pelo Valencia, forçando uma negociação. Então, o Manchester City se aproveitou do imbróglio e o contratou por 44 milhões de euros. Dessa forma, o atleta participou de 210 partidas com a camisa do clube inglês. Assim, o zagueiro acabou por conquistar entre outros títulos, a Premier League 2017–18, 2018–19 e a FA Cup 2018–19.

Um dos momentos mais marcantes da passagem de Otamendi pelo City aconteceu em 2017. Na ocasião, o zagueiro marcou o gol da vitória no clássico de Manchester, no Old Traford. Assim, o triunfo ajudou a equipe a se isolar ainda mais na liderança e a ser campeã posteriormente, com incríveis 100 pontos. Além disso, em 2018, esteve entre o time dos melhores do ano do futebol inglês.

Depois de ser bicampeão da Premier League, um dos torneios mais difíceis do mundo, Otamendi retornou a Portugal. Assim, em setembro de 2020, o atleta assinou um contrato com o Benfica, no valor de 15 milhões de euros, válido por três anos. Dessa forma, a sua estreia aconteceu no dia 4 de outubro, na vitória sobre o Farense. Por fim, até hoje, foram 17 partidas com a equipe portuguesa, números que poderão ser aumentados até 2023.

SELEÇÃO ARGENTINA

O zagueiro estreou na seleção de seu país ainda em 2009, com 21 anos. Na ocasião, Diego Maradona o convocou para um amistoso contra o Panamá. Assim, continuou a ser convocado e disputou algumas partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo, contra o Equador, Brasil e Uruguai. Logo, após a classificação para a copa da África do Sul, Otamendi foi um dos selecionados para a disputa o torneio.

Durante a Copa, o atleta foi titular pela primeira vez no último jogo da fase de grupos, contra a Grécia. Nesse sentido, a sua boa atuação fez com que Maradona o elogiasse. Assim, Otamendi foi titular novamente nas oitavas contra o México, ajudando na classificação da Argentina. No entanto, o atleta como toda a sua seleção, não foram capazes de passar da Alemanha, e foram goleados por 4 x 0.

O zagueiro também marcou presença nos vices da Copa América de 2015 e 2016, ambos para o Chile. Assim, em 2018, voltou a ser convocado para uma Copa do Mundo. Dessa forma, Otamendi esteve presente em todas as partidas, inclusive na eliminação para a França nas oitavas de finais. Por fim, o último torneio internacional que o atleta participou foi a Copa América no Brasil, em 2019.

Foto Destaque: Divulgação/Benfica

Pedro Lopes
Pedro Lopes
Nasci e cresci em Minas Gerais, e aqui realizo um sonho cursando jornalismo na Universidade Federal de Viçosa. A paixão pela comunicação junto com o esporte me move a buscar um futebol cada dia mais democrático.