Parabéns, Marc-André ter Stegen, "o Messi com luvas" completa 28 anos!

A coluna Parabéns ao Craque deste dia 30 de abril homenageia um dos maiores goleiros da história recente do futebol mundial. Também conhecido como o “Messi de Luvas”Marc-André ter Stegen chega aos seus 28 anos de idade. Apesar de sua pouca idade, o arqueiro do Barcelona caminha a passos largos para se tornar, talvez, o maior goleiro alemão de todos os tempos.

Nascido em Mönchengladbach no dia 30 de abril de 1992 e filho de Renata Kaus e Erich Kaus, Marc-André ter Stegen desde seus primeiros anos de vida já despontava como futuro jogador de futebol. Ao lado de seu irmão, Jean-Jean Marcel ter Stegen, o atual goleiro Blaugrana já aprendia os movimentos do jogo. Apesar de ter apenas três anos de idade nessa época, ele já demonstrava o que gostaria de ser futuramente.

Marc-André ter Stegen e o amor pela posição de goleiro

Ao perceber a desenvoltura do jovem garoto para o esporte, o avô do goleiro o matriculou em uma escolinha de futebol no bairro da família. Curiosamente, Marc-Andre ter Stegen só pensava em uma coisa quando jogava futebol: fazer gols. Com essa mentalidade de atacante e muito apoiado por seus familiares, o goleiro alemão iniciou sua trajetória dentro de campo.

Porém, com o passar do tempo, o jovenzinho começou a perceber que seus coleguinhas de clube não gostavam muito de ser goleiro. Então, em um ato de muita coragem para uma criança de cinco anos de idade, ter Stegen começou a se prontificar a ser o arqueiro de seu time. E não é que acabou gostando da posição? O próprio treinador do jovem jogador na época percebeu a desenvoltura da criança para o posicionamento e, assim, incentivou o arqueiro a nunca mais sair desse posto. E parece que deu certo.

Ainda ao cinco anos, os pais de ter Stegen o matricularam na academia de jovens do Borussia Mönchengladbach e, de lá, ele foi subindo e se aprimorando. Até que em 2011, já com 18 anos de idade, o goleiro fez a sua estreia na Bundesliga em partida contra o Colônia. Suas sólidas partidas o credenciaram a assumir a titularidade da equipe na temporada seguinte em 2012.

Bundesliga | Marc-Andre ter Stegen: Barcelona's Borussia ...
ter Stegen atuando pelo Borussia Monchengladbach. Reprodução/Bundesliga

Portanto, não era difícil imaginar que logo ter Steger seria chamado para a Seleção Alemã. No mesmo ano em que se tornou titular no Borussia Mönchengladbach, foi chamado para a o time sub-20 da Alemanha. Porém, a sua estreia não foi tão boa assim: derrota para a Suíça por 5 x 3 no dia 26 de maio de 2012. Entretanto, suas atuações foram chamando cada vez mais a atenção do mercado europeu. Até que em 2014, no dia 19 de maio, foi contratado pelo Barcelona.

Da Alemanha para o mundo

Apesar de ter saído do clube que o revelou, Marc-André ter Stegen é ídolo no Borussia Mönchengladbach. Foram cinco temporadas pelos Potros (entre 2011 e 2014) com 127 jogos disputados pelo clube. Sua rápida adaptação ao modelo de jogo do Barcelona o fez dividir a titularidade com o então goleiro titular Cláudio Bravo. Enquanto o chileno jogava as partidas da La Liga, o alemão jogava a Liga dos Campeões e a Copa do Rey.

Entretanto, a ambição por um lugar na Seleção da Alemanha e maior projeção mundial de seu futebol fez Marc-André ter Stegen almejar o posto de goleiro titular no Campeonato Espanhol também. Assim sendo, com a ida de Bravo para o Manchester City em agosto de 2016, o goleiro alemão teve caminho livre para assumir a titularidade total da meta do Barça.

Em competições oficiais pelo selecionado alemão, ter Stegen estava no grupo que foi eliminado na Euro de 2016 na França. Além disso, foi titular absoluto na Rápido, de reflexos incríveis e notável capacidade para controlar a bola sob seus pés. Assim, Marc-André ter Stegen chegou para suprir a demanda de goleiros técnicos e que se adaptem ao estilo de jogo Culé, mais do que isso, atualmente essa referência em termos de qualidade técnica já é considerado por muitos um dos maiores goleiros da história do Barcelona.

https://twitter.com/FCBarcelona/status/1255772725903327234

Foto Destaque: Reprodução/Globoesporte.com

Lucas Vinícius Souza
Meu nome é Lucas Vinicius de Souza. Tenho 24 anos sou formado em jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu, apaixonado por esportes, encaro o jogo como a vida, muitas coisas que acontecem no mundo das competições podemos fazer um paralelo com nossa vivência. No ramo da comunicação tenho experiência como Assessor de Imprensa do Sindicato da Construção Civil de São Paulo, Assessor de Imprensa na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e como redator freelancer na Agência 3xceler. Acredito que a escrita é uma arte, a arte de trazer informação, conselho e direcionamento aqueles que buscam conhecimento.

Artigos Relacionados