Nesse sábado (26), a Coluna Parabéns ao Craque homenageia Hugo Hadrien Dominique Lloris. Em resumo, o goleiro e capitão do Tottenham e da seleção francesa completa 34 anos de idade. O canhoto de 1,88 metros, que nasceu na cidade de Nice, na França, tornou-se um dos melhores goleiros do mundo e um dos principais ídolos dos Spurs.

Início no Futebol

Ao contrário de boa parte dos jogadores profissionais, Hugo não teve uma infância pobre e sofrida. Filho de pais ricos, ele iniciou no tênis bem jovem e se tornou destaque entre os tenistas de sua faixa etária. Aliás, ele passou a jogar bola com seus amigos de tênis nas horas vagas, como lazer.

Então, certo dia, um dos goleiros se lesionou, e Lloris foi substituí-lo. Inesperadamente foi tão incrível que chamou a atenção de funcionários do clube onde jogavam. Posteriormente, o ex-goleiro da seleção francesa, Dominique Baratelli, viu alguns jogos do garoto e, aos 10 anos, o levou para a divisão de base do Nice, time de sua cidade.

Embora seus pais não aceitassem a paixão de Hugo pelo futebol, seu avô frequentemente o levava para ver as partidas e torcer pelo Nice. Foram 12 anos no Les Aiglons, tendo feito seu primeiro jogo como profissional em 2005. Nesse meio tempo, Lloris disputou 78 partidas e em 30 delas não sofreu gols.

Lyon

Aos 21 anos, Lloris deixou o Nice após excelente temporada e assinou com o Lyon por cinco anos. Dessa forma, sua transferência movimentou cerca de 8,5 milhões de euros. Como resultado, Lloris entrou em campo 201 vezes pelo Les Gones, ficando em 66 oportunidades sem sofrer gols. Além disso conquistou títulos importantes como a Taça da França da temporada 2011/2012 e a Supertaça da França da temporada seguinte. Aliás, a final contra o Montpellier foi decidida nos pênaltis e Lloris defendeu duas cobranças. Por fim, foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Francês em 2009, 2010 e 2012.

Tottenham

Em 2012, o Tottenham desembolsou cerca de 12 milhões de libras para contratar o goleiro. Desde que chegou, Lloris já soma 343 partidas e não sofreu gols em 117 ocasiões. Capitão e ídolo do clube de Londres, ele ajudou sua equipe a chegar à final da UEFA Champions League da temporada 2018/2019, quando perdeu para o Liverpool.

Seleção francesa

Presente nas convocações de sua seleção desde as divisões de base, Lloris participou da equipe francesa campeã da Eurocopa sub-19 em 2005. Logo após, em 2008, fez sua estreia pela seleção principal. Desde então, se tornou um dos principais goleiros da história da França ao chegar nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014 e na final da Eurocopa de 2016. Sobretudo, foi capitão do time campeão do mundo em 2018, na Rússia. Em entrevista a um jornal francês, ele lembrou dos valores de seus pais:

“Eles me deram base para eu evoluir e que carrego até hoje: o respeito, o gosto pelo trabalho e a abertura aos outros”, disse o goleiro

Parabéns, Lloris!

Assim, considerado calmo e com perfil de liderança pelos seus treinadores, Hugo é visto como exemplo para os atletas mais jovens. De fato, qualidades dentro e fora dos gramados fazem de Lloris um dos maiores goleiros franceses da história e que merece ser homenageado nesse dia especial. Parabéns, Lloris!

Foto destaque: Reprodução/AFP

Lincoln Oriaj
Lincoln Oriaj
Lincoln Oriaj nasceu em Salvador/BA e é estudante de jornalismo. Gosta de escrever sobre futebol alternativo, goleiros e mercado da bola. Além disso, escreve também sobre Fórmula 1, MotoGP e não perde a oportunidade de contar uma piada sem graça.

Artigos Relacionados