Leandro jogando contra o Perth Glory na Liga dos Campeões da AFC no Estádio Ajinomoto.

Hoje a coluna Parabéns ao Craque é dedicada especialmente a Leandro Moura. O atacante do FC Tokyo completa 27 anos nesta terça-feira (12). Ex-Grêmio, Palmeiras, Santos e Coritiba no Brasil, o jogador já soma quatro temporadas no futebol japonês. Para celebrar esse momento, segue abaixo alguns fatos e curiosidades da carreira do jogador.

Início da Carreira

Nascido em Brasília, Weverson Leandro Oliveira Moura começou sua carreira na base do Gama. Logo em seguida foi para o Grêmio, onde criaram uma alta expectativa devido sua alta qualidade técnica. No ano seguinte, ele estreou como profissional, com uma vitória sobre o Ypiranga, de Erechim. Durante o Campeonato Gaúcho de 2011, Leandro marcou um gol decisivo na final do torneio contra o Internacional, mas os Colorados que foram campeões. Nesse ano, foi eleito o melhor atacante do Campeonato Gaúcho do ao lado de Leandro Damião. E o título não foi à toa! Leandro jogou muito na temporada.

Tratado como uma promessa do Tricolor Gaúcho, Leandro transferiu-se para o Palmeiras no início de 2013, em uma troca envolvendo Hernán Barcos. Com uma passagem marcada por bons momentos, acabou o ano como artilheiro do Alviverde com 19 gols, sendo o vice artilheiro do time, somente atrás de Alan Kardec. Nesse mesmo ano conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro e foi convocado para Seleção Brasileira.

Após ser destaque, o clube decidiu contratá-lo definitivamente para a temporada de 2014, mas não conseguiu ter o mesmo desempenho do ano anterior. Com poucas aparições, Leandro foi emprestado para o Santos, até o fim de 2015. Sem a contratação definitiva no time da Baixada Santista, o atacante foi para o Coritiba, também por empréstimo, onde passou o ano de 2016.

Trajetória no Japão

Leandro fez boa passagem pelo Coxa e, por isso, foi emprestado ao Kashima Antlers. Com o perfil típico avançado brasileiro, com muito gingado e dribles curtos, logo que chegou, fez boas aparições. Com 31 jogos, 12 gols e seis assistências, conquistou a Liga dos Campeões da Ásia de 2018. Já no ano seguinte, não foi como o esperado, foram apenas nove jogos e um gol. Em 2019, seu desempenho melhorou, mas ainda não chegou ao nível que se esperava, com 25 jogos e apenas quatro marcas.

https://www.instagram.com/p/B86PknKBpjN/

Em entrevista à ESPN Brasil, em abril deste ano, Leandro fez um balanço de sua carreira no Japão.

“Este primeiro ano realmente foi muito bom, mas acabamos perdendo o título da J-League nas últimas rodadas. Os outros dois anos conseguimos títulos importantes, disputamos o Mundial, mas acabei com este problema de lesão no joelho, que me atrapalhou. Mas consegui me recuperar, dei a volta por cima e hoje me sinto muito bem e pronto para fazer uma grande temporada, em um novo desafio”

No início de 2020 foi anunciado a ida do atacante para o FC Tokyo, na esperança de que ele volte a mostrar seu bom futebol. Até o momento, Leandro jogou apenas quatro jogos, devido a paralisação das atividades esportivas no Japão decorrente do coronavírus. Mas, com seu jeito rápido de executar e sua saída muito bem da finta em velocidade, o que se espera é que ele brilhe e prevaleça suas características mais marcantes.

Foto destaque: Reprocução/Getty Images

Larissa Azevedo
A escolha pelo jornalismo aconteceu devido ao amor que tenho por esporte. Apesar do interesse pelo jornalismo esportivo, já trabalhei em editoria de entretenimento e celebridades no Portal R7, em produção de textos para médicos e assessoria de imprensa. Mas, como uma pessoa persistente e certa do que desejo seguir, aproveitei as oportunidades para aprimorar algumas técnicas e me desenvolver na área, mas sem deixar de lado o esporte.

Artigos Relacionados