Parabéns, Jadon Sancho! Joia do Dortmund completa 21 anos (Foto: Dilvulgação/Borussia Dortmund)

Nesta quinta-feira (25), a coluna Parabéns ao Craque homenageia Jadon Malik Sancho, o jovem inglês que tem atraído atenções no Borussia Dortmund. Nesse sentido, completando 21 anos, o atacante atualmente é considerado uma das melhores joias da Europa e tem estado no radar de vários clubes de relevância. Assim, apelidado de O Foguete, sua criatividade e habilidade com a bola nos pés o destaca.

OS PRIMEIROS CHUTES NA INGLATERRA

Jadon Sancho nasceu em 25 de março de 2000, no distrito de Kennington, no sul de Londres. Torcedor do Chelsea quando novo, ele sempre se interessou pelo futebol. Desse modo, se envolveu no time local da sua escola, onde jogava com seus colegas. Por conta disso, um técnico da cidade londrina, o observou e impressionado com suas habilidades, o conectou para uma carreira no esporte.

Por sua vez, com a ajuda de Sayce Holmes-Lewis, Sancho começou a jogar no Watford com apenas sete anos. E apesar de novo, o Arsenal e Chelsea também passaram a demonstrar interesse no jogador. Dessa maneira, o jovem tinha como inspiração atletas como Neymar e Ronaldinho, que influenciaram em sua forma de jogar, sempre demonstrando se divertir com a bola. Bem como, essa era uma das características que atraía olheiros.

ADOLESCÊNCIA NO MANCHESTER CITY E ASCENSÃO NO DORTMUND

Com 15 anos, Jadon Sancho foi contratado pelo Manchester City, onde se destacou na temporada 2016/17, marcando 12 gols e quatro assistências em 14 partidas. Ademais, marcou duas vezes na Liga Juvenil da UEFA. Assim, chamou a atenção do técnico Pep Guardiola e chegou a ser promovido ao time reserva. Contudo, o jogador foi em busca de uma equipe que tivesse mais espaço para aperfeiçoar seu futebol.

Portanto, nada melhor que o Borussia Dortmund para jovens talentos terem oportunidade. Sendo assim, em 2017, Jadon fechou contrato e foi o primeiro inglês a atuar no clube. Jogando na primeira equipe, conquistou em 2018 o título de jogador do mês da Bundesliga, após marcar dois gols em um jogo. Dessa forma, foi o mais jovem do BVB e o primeiro jogador nascido na década de 2000 a alcançar o feito. Além disso, também se tornou o primeiro dos anos 2000 a marcar na Liga dos Campeões da UEFA.

Nesse sentido, Sancho seguiu se aprimorando e em boa forma. Logo, conquistou o título de Assitent King na Bundesliga, devido a quantidade de assistências servidas a seus colegas de time. Ainda, ao final da temporada 2018/19 fez parte da equipe final dos melhores da competição. Com todo esse crescimento e notoriedade no cenário europeu, o Borussia Dortmund assinou um novo contrato com o jovem, que agora vai até 2023.

Sancho pelo Borussia Dortmund (Foto: Divulgação/BVB)
Sancho pelo Borussia Dortmund (Foto: Divulgação/BVB)

SANCHO PELA SELEÇÃO INGLESA

Com as suas atuações pela Inglaterra, Sancho deixa ainda mais evidente o seu talento. O jogador começou a vestir a camisa de sua seleção bem cedo. Ainda no Sub-17, ganhou como melhor jogador da EUFA EURO 2017. Apesar da derrota da equipe para a Espanha, os cinco gols e assistências de Jadon valeram o prêmio. Bem como, participou da fase de grupos da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA. Já em 2018, foi promovido a equipe principal, quando participou da partida contra a Croácia pela Liga das Nações.

Sancho pela seleção da Inglaterra (Foto: Reprodução/Getty Images)
Sancho pela seleção da Inglaterra (Foto: Reprodução/Getty Images)

PARABÉNS, JADON SANCHO!

Vivendo seu melhor momento, o inglês já soma 12 gols e 16 assistências em 31 partidas. Dessa maneira, Sancho é um dos melhores de sua geração e tem um futuro promissor pela frente. Sua criatividade, habilidade, dribles e espírito de liderança o destaca e passa de promessa para uma realidade no futebol europeu.

Foto destaque: Divulgação/Borussia Dortmund

Avatar
Ayana Santana
Uma baiana de 19 anos, estudante de jornalismo no Centro Universitário Jorge Amado, amante do futebol e do Esporte Clube Bahia. Encontrou no jornalismo a junção de duas paixões: a escrita e o esporte.