Douglas Costa

A Coluna Parabéns ao Craque desta segunda-feira (14) faz uma homenagem a Douglas Costa de Souza, ou simplesmente Douglas Costa. Natural de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, o craque atua como ponta. Atualmente, é jogador do Juventus.

COMEÇO DE CARREIRA

Sua vida nos gramados deu início no Grêmio em 2001. Sendo assim, a estreia no profissional aconteceu em 2008, e logo no primeiro jogo marcou seu gol, na vitória de 2 x 1 contra o Botafogo. Logo em seguida, o ponta começou a despertar interesse dos clubes fora do Brasil, mas o Tricolor Gaúcho rejeitou algumas propostas.

SHAKHTAR DONETSK

Permaneceu no Grêmio até 2010 e no mesmo ano foi negociado ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Assinou um contrato por cinco temporadas no clube. O jogador se destacou muito, pois mostrou toda sua habilidade e determinação dentro do campo e, durante o período que defendeu o time, marcou 38 gols. No entanto, permaneceu até 2015 e transferiu-se para o Bayern de Munique.

BAYERN DE MUNIQUE E JUVENTUS

Dessa forma, com o empenho que apresentou no Shakhtar Donetsk, o Bayern de Munique resolveu contratá-lo por cinco temporadas. Sua estreia aconteceu na Bundesliga e logo de cara mostrou serviço e anotou seu primeiro gol e, de quebra, deu uma assistência na goleada de 5 x 0 contra o Hamburgo.

Por conseguinte, o jogador se destacou no primeiro clássico em cima do Borussia Dortmund e ajudou a equipe na goleada de 5 x 1. Contudo, sua passagem no clube foi muito promissora, ganhou admiração dos torcedores, recebeu elogios da imprensa e, além disso, o técnico Pep Gardiola também gostava do trabalho do ponta

Na primeira temporada, anotou sete gols em 43 partidas e também deu 12 assistências. Mas o jogador sofreu uma lesão muscular e não esteve presente nos últimos jogos de inverno. No entanto, após o retorno das férias, o atleta não conseguiu voltar com seu bom futebol. Com a saída de Gardiola e a chegada do técnico Carlo Ancelotti, Costa perdeu o espaço. Porém, ainda entrou em 34 partidas e marcou sete gols, a mesma quantidade que a temporada anterior. Por fim, na sua passagem pelo clube, foi campeão da Bundesliga e DFB Pokal.

No meio do ano de 2017, foi emprestado por uma temporada para a Juventus. Sobretudo, em 2018, o clube italiano comprou o craque até 2022. Até o momento, Costa já marcou 10 gols pelo clube.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Sua primeira passagem aconteceu no Sub-20 e conquistou o Campeonato Sul-Americano Sub-20, onde ele foi um dos goleadores da equipe. Na seleção principal, a convocação aconteceu em 2010, quando ainda estava sob o comando de Mano Menezes. Assim também, jogou na Copa América de 2015 e foi convocado pelo técnico Tite na Seleção de 2018.

GRATIDÃO AO CRAQUE

Parabéns, Douglas. Desejamos muita saúde e realizações neste novo que está iniciando. Certamente, no futebol, você conquistará muitos títulos, fará muitos gols e continuará sendo admirado pelo público em geral e inspirando os futuros jogadores que estão por vir.

Foto Destaque: Divulgação/Trivela

Ana Paula Reis
Ana Paula Reis nasceu em São Paulo no dia 30/07/1996. Jornalista e Corintiana Fanática, vibra muito quando ver o timão em campo e pede ajuda a São Jorge. Adora uma boa conversa para poder ouvir, e ao mesmo tempo transmitir suas experiências. Sempre disposta para uma nova pauta e transformá-la numa notícia.

Artigos Relacionados