Bruno Fernandes completa 26 anos (Foto: Reprodução / Fábio Poço / Global Imagens)

Nesta terça-feira (8), uma joia portuguesa faz aniversário e a coluna Parabéns ao Craque homenageia o jogador-destaque do atual Manchester United. Assim, tido como sucessor na idolatria à Cristiano Ronaldo, o meia Bruno Fernandes comemora 26 anos de vida vivendo sua melhor fase na carreira. Após o despontar, de fato, para o futebol no Sporting, o português é o líder dos Red Devils na arrancada que classificou a equipe para a Champions League.

Leia mais:

BRUNO FERNANDES: NASCIDO PARA O FUTEBOL

Assim, Bruno Miguel Borges Fernandes nasceu em um dia como este, em 1994. No entanto, pouco se sabe sobre seus pais, apenas que o gajo é natural de Maia, em Portugal, e que veio de uma família de classe média. Logo, nosso aniversariante cresceu ao lado do irmão mais velho, Ricardo. Desde sempre, segundo o próprio irmão, o craque se concentrou em desenvolver suas habilidades para o futebol, já que “não tinha plano B“. Dessa forma, buscou crescer na carreira para fazer aquilo de que sempre sonhou exercer.

Portanto, para seguir em busca do sonho, Bruno Fernandes largou a escola antes de completar o ensino básico. Assim, engana-se quem pensa que era um estudante fraco, era até na média um bom aluno, mas que preferia focar na carreira juvenil no Boavista. Logo, foi nos Axadrezados que o gajo inicio seu contato com a bola ainda nas categorias de base.

A MATURAÇÃO NO FUTEBOL ITALIANO

Com o início no Boavista, Bruno Fernandes foi pouco a pouco ganhando mais espaços e se destacando na equipe portuguesa. Inclusive, foi no clube que ele desenvolveu o estilo de jogo atual, cadenciado e de passes precisos. Assim, tal desempenho fez com que chamasse a atenção do Novara, clube da Série B da Itália. Logo de imediato, recebeu promoção para os profissionais. No entanto, não sem dificuldades.

Isso porque, com apenas 17 anos, o idioma italiano foi uma barreira para adaptação e Bruno Fernandes quase desistiu da carreira profissional. Mas, com ajuda de familiares e amigos, e, especialmente, da namorada, que largou a escola para morar na Itália, nosso galo se firmou em solo italiano. Em seguida, o meia assinaria com a Udinese. No clube, atuou por três temporadas e aperfeiçoou habilidades com gols. Na sequência, iria para seu terceiro clube no país, a Sampdoria, de onde começaria a ser um jogador do mundo, atraindo atenção de equipes de fora do país. Curiosamente, de sua terra natal.

BRUNO FERNANDES DO SPORTING

Portanto, Bruno Fernandes se tornou um português que não inicio carreira fora de Portugal. Talvez, por pouco espaço ou crédito em seu país. Logo, precisou demonstrar serviço na Itália para ser preferido em solo luso. Atualmente, coincidências à parte, é considerado o novo Cristiano Ronaldo e, curiosamente, despontou no mesmo clube, o Sporting. Assim, se tornou recordista de gols marcados por um meia na Europa em apenas uma temporada, 33 tentos.

Logo, de volta à Portugal, Bruno Fernandes atuou por dois anos e meio nos Leões e no mais alto nível de futebol. Isso porque, foi eleito em todas as temporadas como o melhor jogador do ano. Assim, em 137 jogos pelo Sporting, o nosso aniversariante marcou 63 gols e deu 52 assistências entre competições europeias e nacionais. Além disso, foi campeão da Taça de Portugal 2018/2019 e, duas vezes, da Taça da Liga, em 17/18 e 18/19.  Ainda, entre tantos gols, anotou um hat-trick contra o Belenenses SAD e nove vezes marcou dois gols em uma mesma partida.

MUDANÇA DE PATAMAR NO MANCHESTER UNITED

Como resultado do extraordinário desempenho pelo Sporting, Bruno Fernandes foi negociado com Manchester United no começo do ano. Ao chegar à Inglaterra, os Red Devils se encontravam em uma situação difícil com riscos de não classificar para a Europa League. Assim, com um contrato de produtividade que renderia lucros aos Leões por conquistas individuais, o craque mudou de status o futebol do United.

Não somente mudou a cara da equipe, como passou a ser o líder técnico da equipe, com gols e assistências, que fizeram o clube garantir vaga na Champions League. Atualmente, é um dos promissores jovens europeus, apesar dos 26 anos. Na Seleção Portuguesa, já conquistou a Liga das Nações na temporada passada e segue sendo o parceiro ideal de Cristiano Ronaldo.

Dessa forma, guarde bem esse nome: Bruno Fernandes. Pois, Portugal está formando um geração de craques, juntamente com João Félix, João Cancelo, Trincão e Bernardo Silva. Assim, o presente e o futuro da Seleção das Quinas passa pelo talento do gajo que chega aos 26 anos no seu melhor momento. Parabéns, Bruno Fernandes!

Foto Destaque: Reprodução / Fábio Poço / Global Imagens

Ricardo do Amaral
"Alvíssaras! Sou Ricardo Accioly Filho, pernambucano de 27 anos, advogado e estudante de jornalismo pela Uninassau. Tenho como mote que “no futebol, nunca serão apenas 11 contra 11”; é arte, é espetáculo, humanismo, tem poder de mover multidões e permitir ascensões sociais. Como paixão nacional do brasileiro, o futebol me acompanha desde cedo, entretanto como nunca tive habilidade para praticá-lo, busquei associar duas vertentes de minha vida: o prazer pela leitura e o esporte bretão. Foi nesse diapasão que encontrei no jornalismo esportivo o elo de ligação que me leva a difundir e informar o que, nas palavras de Steven Spielberg, é o “mais belo espetáculo de imagens que já vi”."

Artigos Relacionados