Agüero

Novo reforço do Barcelona, Kun Agüero é ídolo e maior artilheiro da história do Manchester City. Assim, desponta como um dos melhores atacantes do mundo. Portanto, a coluna Parabéns ao Craque homenageia o argentino que completa 32 anos nesta quarta-feira (2).

Infância e início no Independiente

Sérgio Agüero nasceu na capital argentina Buenos Aires em 1988, durante um período turbulento na vida de seus pais. Assim, no sexto mês de gestação, a casa de sua família foi invadida por uma forte inundação. Desse modo, foram obrigados a deixar o local e passaram duas longas semanas dormindo em colchões de uma escola. Superadas as dificuldades, Agüero nasceu, e o médico disse: “essa criança nasceu com um pão debaixo do braço“.

Esse velho ditado, significa, que o bebê traria sorte para a família. A origem do apelido Kun, surgiu ainda nos seus primeiros anos de vida. Assim, quando pequeno, o atacante gostava de assistir a um desenho japonês chamado Wanpaku Omukashi Kumu Kumu. Logo, na tentativa de falar o titulo da série, o jogador pronunciava com frequência a palavra Kun. Dessa forma, o apelidaram de Kun Agüero.

Após correr atrás de seu sonho durante a sua infância, o primeiro clube do argentino foi o Independiente. No qual, Agüero despontou para o futebol mundial e marcou época. Assim, desde a sua estreia com apenas 15 anos – foi o jogador mais novo a atuar na liga da Argentina-, ele sempre se destacou nos jogos. Portanto, era muitas vezes, comparado com a lenda Maradona.

Desse modo, na temporada 2005/06, o atacante foi eleito o melhor jogador do campeonato nacional, após marcar 18 gols em 36 jogos. Logo, aos 17 anos, Agüero era especulado para a disputa da Copa do Mundo na Alemanha. Entretanto, não o convocaram. Mas, um pouco antes do início do torneio de seleções, o Independiente chegou em um acordo com o Atlético de Madrid e vendeu o atleta por 20 milhões de Euros.

Sucesso entre os Rossoneros

Em Madrid, a carreira de Kun Agüero deslanchou. Logo, ao lado de Diego Forlán, o atacante ajudou os Rossoneros a voltarem a disputar grandes torneios, como a Liga dos Campeões. Assim, apesar de não conquistar a Orelhuda, o jogador teve uma grande participação no torneio em 2008.

O melhor momento do argentino com a camisa do Atlético de Madrid ocorreu na temporada 2009/10. Logo, após cair na fase de grupos da Champions, o Rossonero disputou a Europa League. Assim, com grandes atuações de Agüero, a equipe faturou o torneio continental e também conquistou a Supercopa da Europa no ano seguinte.

Aguero
Foto: Reprodução/Getty Images

Fazendo história no Manchester City

Portanto, após as conquistas na Espanha, o Manchester City se interessou pelo argentino e entrou em uma longa negociação para comprá-lo. Assim, em julho de 2011, o clube inglês chegou em um acordo com o Rossonero e contratou Agüero por 45 milhões de Euros. Logo, o jogador passou a ser a contratação mais cara da história dos Citiziens.

Em Manchester, o argentino encontrou o seu lugar. Assim, já em seu ano de estreia, Kun Agüero esbanjou bom futebol e demonstrou um faro incrível de gols. Logo, nas primeiras cinco temporadas, ele marcou 136 tentos com a camisa do City. Então, ajudou a equipe a conquistar dois títulos da Premier League, depois de 44 anos sem ganhar o nacional.

As cinco últimas temporadas foram ainda melhores e mais especiais. Portanto, os seus outros 124 gols, o colocaram como o maior artilheiro da história dos Citiziens. Além disso, o instinto de artilheiro de Agüero ajudou o City a ter a melhor época de sua história. Assim, o clube somou mais três três títulos da Premier League, um da Copa da Inglaterra e dois da Supercopa.

Contudo, no dia 29 de maio de 2021, a relação entre o Manchester City e o argentino chegou ao fim. Desse modo, a final da Champions contra o Chelsea, marcou o último jogo de Kun Agüero com a camisa dos Citiziens. Assim, o atacante fica na história do clube com 389 partidas, sendo o maior artilheiro da história da equipe com 260 gols. Por fim, agora, Agüero continua a sua bela carreira no Barcelona.

Agüero
Foto: Reprodução/Twitter

Foto destaque: Divulgação/Manchester City

Avatar
Pedro Lopes
Nasci e cresci em Minas Gerais, e aqui realizo um sonho cursando jornalismo na Universidade Federal de Viçosa. A paixão pela comunicação junto com o esporte me move a buscar um futebol cada dia mais democrático.

Deixe uma resposta