Palpite Emelec x Defensa y Justicia – Copa Sul-Americana – 01/08/2023

Chegou a hora da verdade na Copa Sul-Americana. A partir desta terça-feira (1) começam os confrontos da fase oitavas de final da 2ª maior competição de clubes da América do Sul, e uma das mais disputadas de todo o continente. Sendo assim, confira o palpite Emelec x Defensa y Justicia. Jogo que acontece no Estádio George Capwell, em Quito, às 21h (horário de Brasília).

Os equatorianos chegaram entre os 16 melhores do torneio após eliminar o time do Sporting Cristal. No jogo de ida, no Peru, o Emelec venceu por 1 x 0, e na volta, segurou um empate sem gols. Já o Defensa y Justicia, foi o líder do Grupo F, o mesmo do América-MG e se classificou de forma direta.

Palpite Emelec x Defensa y Justicia: fatos importantes 

  • O Emelec foi o 2º colocado do Grupo B da Copa Sul-Americana, e eliminou o Sporting Cristal do Peru nos play-offs;
  • O Defensa y Justicia é o 6º colocado no Campeonato Argentino e vem de derrota para o time do Unión de Santa Fé;
  • No Campeonato Equatoriano, o Emelec terminou o 1º turno na 13ª colocação, e não joga desde o dia 19 de julho;
  • Nos últimos dez jogos, o Defensa y Justicia venceu seis, empatou dois, e perdeu dois;
  • No mesmo período, o Emelec venceu três vezes, empatou cinco, e perdeu em duas oportunidades;
  • Será a primeira vez na história que Emelec e Defensa y Justicia vão se enfrentar.

Palpite Emelec x Defensa y Justicia: melhores odds e mercados

Palpite Emelec x Defensa y Justicia: a nossa seleção das melhores apostas

Palpite 1: Emelec vence

O final do primeiro turno do Campeonato Equatoriano não foi dos melhores ao time do Emelec, que vai em busca de melhorar o seu desempenho a partir do dia seis de agosto, quando se inicia o segundo período da competição. Sendo assim, a Copa Sul-Americana surge como um torneio de consolação, mas que pode se tornar o principal objetivo do time para a temporada.

Portanto, para este jogo diante do Defensa y Justicia, acreditamos que uma possibilidade de aposta seja a vitória dos donos da casa neste jogo de ida. Já que a altitude de Quito costuma ser benéfica aos times locais, e o Emelec vem embalado após a classificação conquistada nos play-offs diante do Sporting Cristal.

Palpite 2: mais de 2,5 gols

O Defensa y Justicia, teoricamente, tem um time mais qualificado que o elenco do Emelec. Prova disso foi a campanha na fase de grupos da Copa Sul-Americana, quando a equipe Auriverde ficou na liderança da chave do América-MG, com apenas uma derrota na 1ª fase.

No Campeonato Argentino, o time vinha de uma sequência positiva de sete partidas sem perder, até que foi derrotado pelo Unión Santa Fé, por 2 x 0, fora de casa, na última sexta-feira. Portanto, não será um jogo nada fácil ao Emelec, e por isso, uma boa possibilidade de aposta seja o resultado com mais de dois gols entre os times.

Tanto o time equatoriano, e principalmente o argentino, gostam de ter a posse de bola, e criar oportunidades por meio do toque refinado. Haja visto que nos últimos dez jogos que disputou, o Defensa y Justicia marcou 19 gols, média de quase dois por partida. Já o Emelec marcou 13 no mesmo período. Portanto, a expectativa é de um jogo aberto, com boas possibilidades de gols para os dois times.

Palpite 3: Defensa y Justicia vence

Não há muito o que comentar sobre esta possibilidade. Afinal, times argentinos costumam dar muito trabalho quando jogam fora de casa, e neste caso, o prognóstico toma ainda mais corpo por conta do momento do time Auriverde. Treinado por Julio Vaccari, a equipe do Defensa y Justicia tem jogadores de qualidade como o atacante Nicolás Fernández, autor de 12 gols nesta temporada, e o meia paraguaio Rodrigo Bogarín.

Portanto, acreditamos que mesmo jogando fora de casa, o time argentino pode conseguir surpreender o Emelec e sair do Estádio George Capwell com a vitória, e abrir boa vantagem para a volta, selando sua classificação para as quartas de final da Copa Sul-Americana.

Emelec x Defensa y Justicia: a forma atual das equipes

Emelec

Sem jogar uma partida oficial desde o dia 19 de julho, quando desbancou o Sporting Cristal nos play-offs desta mesma Copa Sul-Americana, o Emelec está descansado, e preparado para seguir em frente na competição. O time equatoriano ficou na 2ª colocação do Grupo B na 1ª fase, atrás do Guarani do Paraguai, com uma campanha que teve duas vitórias, três empates, e apenas uma derrota.

O grande destaque do time é um velho conhecido da torcida brasileira, o atacante Mille Bolaños, que passou pelo Grêmio. Com seis jogos disputados no torneio e três gols marcados, o jogador é a grande esperança de gols do time equatoriano para avançar de fase na competição. Porém, para este confronto contra o Defensa y Justicia, o técnico Hernan Torres Oliveros poderá não contar com o seu principal craque, e também com outro centroavante, Alejandro Cabeza. Os jogadores saíram lesionados no confronto de volta contra o Sporting Cristal, e podem desfalcar o time.

Sendo Assim, Brayan Angulo poderá ganhar a vaga de Cabeza no comando de ataque, e na ponta esquerda, Samuel Sosa poderá entrar no lugar de Miller Bolaños.

Ecuador LigaPro Serie A 11/05/24

E

ec

LDU Quito

2

ec

Emelec

2

Ecuador LigaPro Serie A 05/05/24

V

Universidad Catolica del Ecuador

Universidad Catolica del Ecuador

1

ec

Emelec

2

Ecuador LigaPro Serie A 28/04/24

E

Barcelona Guayaquil

Barcelona Guayaquil

1

ec

Emelec

1

Ecuador LigaPro Serie A 31/03/24

E

Independiente del Valle

Independiente del Valle

0

ec

Emelec

0

Ecuador LigaPro Serie A 22/03/24

V

Delfin SC

Delfin SC

0

ec

Emelec

2

Provável escalação do Emelec: Pedro Ortiz; Caicedo, León, Leguizamón e Carabalí; Valencia, José Cevallos e Villalba; Miller Bolaños (Sosa), Diego García, e Alejandro Cabeza (Brayan Angulo). Técnico: Hernan Torres Oliveros.

Defensa y Justicia

O atual 6º colocado no Campeonato Argentino tem um time muito qualificado, e chega credenciado a ser um dos times que podem brigar por uma vaga na final da competição. Nos últimos dez jogos, os comandados do técnico Julio Vaccari venceram seis partidas, empataram três e perderam na última rodada da liga nacional, jogando com um time alternativo.

Precisando rodar o elenco para não desgastar os jogadores devido a intensa quantidade de jogos da competição argentina, o foco dos Auriverdes é a conquista da Copa Sul-Americana, assim como em 2021, quando treinador por Hernán crespo, bateu o Lanús, também da Argentina na grande final, pelo placar de 3 x 0, e conquistou o caneco. O time que deve enfrentar o Emelec deve ser o mesmo que venceu o Millonarios por 3 x 1, na última rodada da fase de grupos.

Provável escalação do Defensa y Justicia: Unsaín; Sant'Anna, Colombo, Cardona e Soto; Kevin Gutiérrez, Tripichio e Bogarín; Alannis, Togni e Nicolás Fernández. Técnico: Julio Vaccari.

Emelec x Defensa y Justicia: escalações

As escalações serão divulgadas com aproximadamente 1h antes do início do jogo.

Defensa y Justicia

Defensa y Justicia
4-3-3
23
Enrique Bologna
ar
32
Agustin Sant'Anna
uy
2
Julian Malatini
ar
25
Tomas Cardona
ar
3
Alexis Soto
ar
4
Nicolas Tripichio
ar
5
Kevin Gutierrez
ar
19
David Barbona
ar
27
Santiago Solari
ar
29
Nicolas Fernandez
ar
11
Gaston Togni
ar
Substitutos
22
Cristopher Fiermarin
uy
26
Dario Jorge Caceres Ovelar
py
8
Julian Lopez
ar
21
Santiago Ramos
ar
9
Andy Rios
ar
15
Lautaro Tomas Escalante
ar
18
Lucas Pratto
ar
12
Jonathan Beron
ar
30
Gonzalo Castellani
ar
10
Rodrigo Bogarin
py
7
Manuel Duarte
ar
36
Facundo Echevarria
ar

Emelec

ec
4-2-3-1
12
Pedro Ortiz
ec
14
Romario Caicedo
ec
27
Luis Leon
ec
2
Anibal Leguizamon
ar
20
Jackson Rodriguez
ec
80
Michael Carcelen
ec
15
Carlos Villalba
ar
7
Samuel Sosa
ve
21
Jose Cevallos
ec
11
Diego Garcia
uy
19
Brayan Angulo
ec
Substitutos
18
Christian Cruz
ec
22
Felix Mina
ec
31
Dixon Vera
ec
10
Alexis Zapata
co
30
Tommy Chamba
ec
5
Joseph Espinoza
ec
36
Cristian Valencia
ec
6
Bleiner Agron
co
3
Cain Fara
ar
70
Richard Borja
ec

Palpite final para Emelec x Defensa y Justicia

Para a equipe do portal Futebol na Veia, o palpite Emelec x Defensa y Justicia deve ter o time argentino como favorito, mesmo jogando fora de casa. A grande chance dos equatorianos seguirem em frente na competição continental é construir um bom resultado jogando em casa.

Entretanto, a história tem mostrado que receber os argentinos em sua casa, não é lá muito agradável, e tendo em vista o momento atual dos times, é bem capaz que o Defensa y Justicia consiga surpreender e trazer um bom resultado de Quito, sendo até mesmo uma vitória.

Lucas de Souza

Lucas de Souza

Repórter na equipe do Futebol na Veia e redator na Trivela, Lucas Souza é narrador do canal Futebol Interior e da Federação Paulista de Futebol.