Palmeiras tem chance de vencer o Mundial de Clubes?

Antes de mais nada, quero dizer que o futebol ainda é um jogo. E como em um qualquer jogo nem sempre o mais forte vence. Entretanto, a questão que quero abordar é se o Palmeiras tem condições de vencer o Mundial de Clubes. Desde já a minha resposta é sim e vou apontar fatores que me levam a acreditar que o Verdão pode bater o Chelsea e conquistar o tão sonhado título.

O Palmeiras tem elenco forte

O elenco do Palestra é um dos mais fortes da América do Sul. Segundo dados do site Transfermarket, o Palmeiras tem o elenco mais valioso do continente. Claro que isso se dá também pela quantidade de jogadores jovens, que possuem maior valor de mercado. Da mesma forma, é preciso considerar que o time titular do Verdão tem três atletas de seleções sul-americanas além de outros jogadores de potencial interessante como Dudu, Scarpa e Veiga.

O calendário pode atrapalhar o Chelsea

O possível adversário do Verdão, caso o Palmeiras avance à final é o Chelsea. O clube inglês terá seu compromisso em Abu Dhabi, em meio a um calendário fervendo da Premier League, duas semanas antes do primeiro jogo das oitavas da Champions League e um logo após a final da Copa Africana de Nações, que levará o goleiro Mendy, de Senegal.

Outro fator importante a considerar é que os europeus não consideram o Mundial de Clubes uma prioridade. Dessa forma, é possível que o time inglês faça uma gestão de energia dos seus atletas durante o período. Claro que quem entrar em campo montará um bom time, mas a possibilidade do Chelsea não usar força máxima anima qualquer outro participante do Mundial.

Preparação do Palmeiras será melhor que em 2021

Quando o Palmeiras venceu a Libertadores 2020, teve que pegar um avião três dias depois para disputar o Mundial. É consenso de todos que o time estava em frangalhos do ponto de vista físico, além de não estar com o foco desejado, em decorrência da justa comemoração da título continental após 21 anos. Contudo, dessa vez a preparação para o Mundial de Clubes será completamente diferente. Os jogadores estão em férias e se reapresentam no dia 5 de janeiro, para começar uma pré-temporada e a preparação para o torneio.

Além disso, vários atletas do Palmeiras têm postado imagens de trabalhos físicos realizados durante as férias, mostrando que o foco é manter o máximo possível a boa forma física, visando acelerar os trabalho após as férias.

Finalmente, quero deixar claro que ainda é muito difícil o Verdão vencer o Mundial de Clubes. O Chelsea tem jogadores de primeiro nível em todos os setores do campo e jogam na liga mais competitiva do mundo. Do mesmo modo, outros bons times como Monterrey e Al Ahly estarão no torneio visando fazer a final contra os ingleses. Acreditar é a palavra de ordem. Ainda é um jogo. São 90 minutos e 11 contra 11. Avanti Palestra!

Foto destaque: Divulgação/Palmeiras /Cesar Grecco

Paulo Henrique Araújo
Apaixonado por futebol desde antes do que possa lembrar. Comentarista esportivo por amor e constante aprendiz do maior esporte do mundo.