Antes de mais nada, é preciso ressaltar que o Palmeiras é o clube grande com o trabalho mais longevo do Brasil. Por isso, não é surpreendente a solidez do trabalho do técnico Abel Ferreira.
Contudo, uma vez que o Verdão amargou tropeços contra Ceará e Goiás no início do Brasileirão, o time mostrou grande resposta em semana difícil, tornando essas partidas um acidente de percurso.
Assim, o Palestra foi até o Maracanã, na quarta-feira (20), para enfrentar o Flamengo, apoiado por 70 mil torcedores.
Entretanto, mesmo em um cenário adverso, o time comportou-se muito bem e empatou em 0 a 0, em um dos melhores jogos sem gol dos últimos tempos.
Já no sábado (23), o Verdão encontrou o Corinthians na Arena Barueri.
Em que pese o time comandado por Vitor Pereira ir a campo com uma escalação mista, os comandados de Abel Ferreira não tomaram conhecimento do histórico rival.
Por fim, os 3 a 0 construídos com naturalidade pareceram pouco para o que foi a partida.
Palmeiras é um time que sabe o quer fazer o tempo todo
Outrossim, uma característica que tem chamado a atenção no Palmeiras de 2022 é como o time consegue controlar as diversas fases do jogo.
Se antes sobravam críticas pela forma como o time se comportava diante de adversários fechados, o Verdão deste ano mostra um excelente controle ofensivo.
A posse de bola não é pré-requisito para uma equipe que passa das 15 finalizações na maioria dos jogos que disputa. Por outro lado, a solidez defensiva continua intocada.
Por exemplo, no segundo tempo contra o Flamengo, o Palmeiras baixou as linhas e buscou o contra-ataque, após um primeiro tempo mais aberto.
Contudo, mesmo não encontrando as oportunidades para balançar as redes, o time pouco sofreu. Contra o Corinthians, assim como tinha sido na final do Paulista, contra o São Paulo, Weverton não precisou sujar o uniforme.
Por último, a questão que fica é como os jogadores vão responder à exigência física da temporada. O Palmeiras tem o elenco mais curto da Série A e, embora Abel Ferreira tenha dito que está satisfeito, o mesmo tem alarmado para o futuro duvidoso que o elenco apresenta do ponto de vista físico.
Fica claro mais uma vez, que o Palmeiras está pronto para mais conquistas e que tempo de trabalho para um bom técnico vai render frutos sempre.
Foto Destaque: Cesar Greco/Agência Palmeiras