Palmeiras

Em suma, o ano de 2021 no futebol mundial teve inúmeros momentos especiais que para sempre ficarão lembrados. Porém, poucos times tiveram um ano tão especial quanto o Palmeiras. Com isso, vamos relembrar mês a mês como foi esse ano glorioso, histórico e verde.

Janeiro

Primeiramente, por conta da pandemia e do atraso no calendário dos jogos, o ano começou no meio da decisão da Libertadores. Com isso, o primeiro jogo do ano, foi histórico! Então, o Alviverde visitava o River Plate, em Buenos Aires e aplicava uma goleada por 3 x 0, espantando todos que não esperavam o resultado diante da forte equipe argentina. Porém, no Allianz, os Millionários mostraram sua força e pressionaram o jogo inteiro em busca da vaga. Mas, o Palmeiras seguro para ir à final da Libertadores depois de 21 anos.

Após isso, no meio da preparação para a final, o Palmeiras recebia o Corinthians, em casa. Então, de forma avassaladora, o Alviverde aplicou um sonoro 4 x 0. Resultado esse, que será difícil ambas torcidas esquecerem.

Para fechar o mês chegou o grande dia. 30 de janeiro de 2021. Então, o Palmeiras encararia o Santos, o seu rival histórico. Em busca da obsessão. Diante disso, o primeiro mês desse ano já será simbólico. De fato, com um gol de Breno Lopes, aos nove minutos da prorrogação, a América ficou verde pela segunda vez. O Palmeiras era bicampeão da Libertadores.

Fevereiro

Decerto, o segundo mês foi melancólico para o palmeirense. Então, o Palmeiras foi para o Mundial de Clubes com desejo de conquistar o título. Porém, o time de Abel Ferreira foi um verdadeiro fiasco no torneio. Perdeu para o Tigres-MEX na semifinal e para o Al Ahli-EGI na disputa de terceiro lugar. Porém, muitos da imprensa criticaram a decisão da FIFA de colocar a data dos jogos apenas uma semana depois do título da Libertadores. Alegando que o Palmeiras foi com uma preparação menor para a disputa do Mundial.

Março

Da mesma forma, em março foi a vez de levantar caneco mais uma vez. O Verdão conquistava a sua tríplice coroa em cima do Grêmio, depois de vencer a Copa do Brasil. Então, na ida em Rio Grande do Sul, Gustavo Gómez fez o gol que deu a vantagem de 1 x 0 para o Palmeiras. No Allianz, o Maior Campeão do Brasil sacramentou. Com gols de Wesley e Gabriel Menino o Verdão venceu tranquilamente o Tricolor e conseguiu o tetracampeonato da Copa.

Abril

Às vezes, nem tudo dá certo e o Palmeiras gastou todas a sua sorte. De fato, no mês quatro o Verdão teve a chance de conquistar mais dois títulos e perdeu os dois, nas penalidades. Primeiramente, para o Flamengo em busca da Supercopa os times do momento do futebol brasileiro duelavam para o troféu, em uma ótima partida, no domingo de manhã, o placar ficou 2 x 2 e foi para os penais. Então, o Alviverde teve duas chances de conquistar o título. Mas, perdeu as oportunidades e o Flamengo foi bicampeão nos alternados.

Já na Recopa Sul-Americana, em partida de ida e volta, o Palmeiras enfrentou o Defensa y Justicia-ARG e conseguiu a vitória na Argentina por 1 x 0. Mas, no Mané Garrincha viu os argentinos serem campeões de forma improvável. O time de Becaccece fez um golaço no fim do jogo que levou a disputa para a prorrogação. Então, Gustavo Gómez ainda desperdiçou um pênalti nos 30′ acrescentados. A disputa foi para os pênaltis, e mais uma vez, não deu para o Palestra. Defensa y Justicia campeão da Recopa.

Maio

Contudo, o mês de maio foi um mês de altos e baixos. O Palmeiras jogava o Paulistão com reservas e sub-20. Enquanto, o time titular passeava na fase de grupos da Libertadores. Porém, na última rodada o Verdão conseguiu a classificação para o mata-mata do estadual. E enfrentaria o arquirrival Corinthians, na semi. Com isso, o técnico Abel optou por manter alguns jogadores que estavam indo bem no Paulista e complementar com os titulares. O Palmeiras eliminou o Corinthians por 2 x 0 em plena Neoquímica Arena e disputaria mais uma final.

Entretanto, o Verdão enfrentaria um time que estava bem mais focado na conquista daquele campeonato. O São Paulo, o rival vizinho não conquistava um título desde 2012 e tinha muita cobrança da torcida. Com isso, o Tricolor Paulista tirou um empate no Allianz e venceu por 2 x 0 no Morumbi, conseguindo quebrar a seca de títulos.

Junho

Da mesma forma, aconteceu a derrota mais dolorida do ano. Então, o Palmeiras foi eliminado da Copa do Brasil, dentro do Allianz Parque, para o CRB. Depois de ter ganho em Alagoas, o Verdão viu o Alvi-rubro abir o placar. Mas, a zebra estava forte, nem as mais de 30 finalizações que o Palmeiras deu a gol foram capazes de passar pela rede alagoana. Então, nas disputas de pênaltis, novamente o Verdão foi eliminado. Já Abel Ferreira, foi cobrado fortemente pela torcida, depois de perder cinco campeonatos em menos de dois meses.

Julho

O mês das contratações, o Palmeiras anunciava a volta do ídolo, Dudu. De forma estratégica e levando os torcedores a loucura, o Baixola estava de volta a casa. Sobretudo, dentro das quatro linhas Abel seguia respondendo os críticos, o time estava líder do Campeonato Brasileiro e classificado para as quartas da Libertadores.

Agosto

Decerto, um capítulo importante para esse elenco que calou a boca de muitos críticos. Então, o Palmeiras enfrentou o rival São Paulo, no qual, nunca tinha passado do time em jogos pela Libertadores. Porém, dessa vez foi diferente. Logo após, um empate de 1 x 1 no Morumbi. Na volta, o Palmeiras fez umas das melhores partidas desse ano, de forma imponente venceu o São Paulo por 3 x 0. Com direito a show do ídolo Dudu. Assim, quebrou o tabu e finalmente eliminou o Tricolor Paulista em jogos de Libertadores.

Setembro

Entretanto, mais uma vez o time passou por incertezas dentro do clube. Com maus resultados no Campeonato Brasileiro o Palmeiras perdeu muitos jogos nesse episódio. Mas, nada melhor do que a Libertadores para levantar a moral do time. Desta vez, com uma participação crucial de Abel Ferreira. O Verdão conseguiu a vaga para a final da Libertadores, em cima do Atlético-MG. Com isso, Abel mudou o time de acordo com a força do adversário, com dois empates o Palmeiras fez um gol fora de casa, mais uma vez Dudu, e conseguiu passar pelo futebol sensação do Brasil.

Outubro

Continuando, cada mês que se aproximava ficava perto da grande final contra o Flamengo. De fato, o time deixava claro qual era o foco e o objetivo na outra competição. Com isso, o Alviverde não fez bons jogos e perdeu para o Red Bull Bragantino por 4 x 2, na volta da torcida em sua casa. Outro fato, foram os atritos que o camisa 10, Luiz Adriano teve com o torcedor em vários jogos.

Novembro

O grande mês chegou. O Palmeiras se preparava para finalíssima em Montevidéu e a comissão técnica portuguesa adotou um planejamento dos jogadores titulares atuarem de sete em sete dias. Assim, o Palmeiras foi ao Choque-Rei com o time reserva no Allianz Parque. Porém, o time não fez uma boa partida e foi vencido pelo rival por 2 x 0. Com o resultado, o Palmeiras perdeu a chance de complicar a vida são-paulina contra o rebaixamento. Diante disso, Abel Ferreira teve sua escolha de entrar com o time alternativo, muito criticada.

Mas, chegaria na grande final e cairia por esquecimento. O Palmeiras faturou o bicampeonato consecutivo, o tri em sua história. De fato, venceu o Flamengo por 2 x 1, fazendo um belo primeiro tempo, sofrendo no segundo e tendo mais uma vez um herói improvável na prorrogação, Deyverson fez a festa da torcida alviverde para sempre. Com isso, esse elenco consegue um fato histórico no futebol continental, sendo o primeiro time a conseguir dois títulos em menos de 11 meses. Simplesmente, o maior ano da Sociedade Esportiva Palmeiras. 

Dezembro

Após isso, o torcedor do Palmeiras junto com o time entrou em recesso. Desde então, as últimas três partidas restantes foram com jogadores da base. Assim, um bom aproveitamento de duas vitórias em dois jogos. Outro fato, é a posse de candidatura de Leila Pereira, a primeira presidente mulher da história do Palmeiras. Então, Leila entra no lugar de Maurício Galliote que encerrou seu vitorioso mandato de três anos.

Por fim, esse é o ano mágico do Palmeiras. De fato, um ano jamais visto na história do futebol, um ano que a torcida jamais irá esquecer, um ano que foi difícil para todos e que esse clube fez os seus torcedores terem uma válvula de escape e prestigiando grandes felicidades. Parabéns Palmeiras e um ótimo 2022!

 

Foto destaque: Divulgação/Palmeiras /Cesar Grecco

Vinicius Gobi
Prazer! Meu nome é Vinícius Gobi e sou apaixonado por esportes desde que me conheço por gente. Para mim, é impossível ficar um dia sem comentar/conversar ou usar o produto futebol. Essa é a minha paixão e tenho certeza que é disso que quero trabalhar, com o que eu amo. Atualmente tenho uma página com alguns amigos meu no Instagram, @debate.fcs nela fazemos análises, postamos informações e coberturas de jogos do Brasileirão Feminino A1, credenciados. O meu maior objetivo, é adquirir experiência para sempre evoluir na comunicação. Com o intuito de estar preparado a qualquer oportunidade.