
A trajetória de Matheus Pereira (o Pirulão) no Corinthians parece ter chegado ao fim. Seu empresário, Fernando Garcia, admite estar em negociações avançadas com a Juventus, da Itália, e mostra-se confiante na obtenção de um desfecho positivo nos próximos dias. A compra será feita por 2,5 milhões. Aparentemente, a negociação é boa para ambas as partes, mas, sem sombra de dúvidas, a passagem de Pirulão pelo Corinthians não terminará nada bem.
Matheus Pereira, desde o sub-11, sempre foi visto como craque em potencial. Isso fez com que o jogador recebesse oportunidades no time profissional desde o início de 2015. Mais do que isso, Pirulão sempre foi badalado e adquiriu um status precoce que, ao meu ver, foi indevido e contribuiu para que o jogador passasse de unanimidade para dúvida.
O jogador que antes era visto como promessa pronta, passou a dividir opiniões nos bastidores do clube. Por um lado, há quem diga que a qualidade técnica de Pirulão é indiscutível e que seu estilo de jogo não tem que mudar. Entretanto, os críticos se apoiam no fato de o jogador não ser muito dinâmico dentro de campo para defender que o atleta faça um trabalho de aprimoramento físico.
As críticas ao jogador começaram a aparecer após a disputa do Sul-Americano sub-17, torneio no qual Pirulão era visto como um dos destaques da equipe. Entretanto, logo no começo da competição, foi sacado do time titular e amargou o banco de reservas. Na época, dois funcionários da CBF disseram estar preocupados com os efeitos que os elogios excessivos ao jogador poderiam causar.
O roteiro envolvendo Pirulão e Corinthians ganhou um contorno especial na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Durante o tempo normal, o camisa 10 da equipe comandada por Osmar Loss anotou um lindo gol de esquerda em uma finalização de muita precisão, mas nos pênaltis, tornou-se vilão ao errar uma cavadinha. As consequências vieram: o clima esquentou no vestiário corintiano, o jogador foi comparado a Alexandre Pato, que também errou uma cavadinha em jogo decisivo, e o ténico Tite cobrou o jogador para que esse erro não se repetisse. Após a final da Copinha, Pirulão continuou treinando com o elenco profissional, mas não ganhou nenhuma oportunidade com Tite. Se antes do fatídico erro o atleta só havia entrado em campo três vezes, agora, dificilmente terá outra chance.
Nos próximos dias, Matheus Pereira certamente deixará o Corinthians e se transferirá para a Itália. O Timão receberá a irrisória quantia de 125 mil euros, pois possui apenas 5% dos direitos econômicos do jogador, e perderá mais uma de suas promessas que não deixará saudades ao bando de loucos.