Bola na Rede La Liga (Foto: Reprodução/Getty Images)

O principal campeonato da Espanha, mais conhecido como a La Liga, é disputado por 20 clubes. Sob o sistema de pontos corridos com turno e returno. Desse modo, as equipes competem entre si o tão desejado troféu de campeão. No entanto, outro embate também desperta o interesse dos torcedores. Quem será o artilheiro do campeonato? No tema do Navegando pela La Fúria dessa semana, iremos falar sobre os maiores artilheiros da história da competição.

1º- Lionel Messi

Lionel Messi, atacante do Barcelona (Foto: Reprodução/Divulgação Barcelona)
Lionel Messi, atacante do Barcelona (Foto: Reprodução/Divulgação Barcelona)

atualmente joga pela equipe do Barcelona. O atacante argentino atua no clube desde 2004. Em todas as competições disputadas, o atleta marcou o total de 634 gols. Mas tratando-se de La Liga, o jogador esteve em 485 jogos, marcou 444 gols e ganhou 10 títulos. Além de ser o único atleta do futebol masculino eleito 6 vezes o Melhor do Mundo. Contudo, o Camisa 10 pode anotar mais um marco para a sua carreira. O de maior artilheiro da história do Campeonato Espanhol.

2º-  Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo, ex-jogador do Real Madrid (Foto: Reprodução/Divulgação Real Madrid)
Cristiano Ronaldo, ex-jogador do Real Madrid (Foto: Reprodução/Divulgação Real Madrid)

Cristiano Ronaldo atualmente joga pela equipe da Juventus. Entretanto, o atacante português atuou pelo Real Madrid de 2009 a 2018. Somando suas participações em competições, o atleta marcou 450 gols. Já pela La Liga, CR7 esteve em 292 jogos, marcou 311 gols e ganhou 2 títulos nacionais. Além disso, o atleta também alcançou feitos históricos, como a conquista de 5 Bolas de Ouro. Mesmo que o Camisa 7 tenha deixado a Espanha, a sua marca de artilheiro jamais será esquecida pelos Merengues.

3º- Telmo Zarra

Telmo Zarra, quando atuava como centroavante do Athletic Bilbao (Foto: Reprodução/Divulgação FIFA)
Telmo Zarra, quando atuava como centroavante do Athletic Bilbao (Foto: Reprodução/Divulgação FIFA)

O centroavante espanhol Telmo Zara (Erandio, 20 de janeiro de 1921 — Bilbao, 23 de fevereiro de 2006), foi o maior artilheiro da história do Athletic Bilbao. Desse modo, alcançou a média de 0,95 gol por jogo. O atleta defendeu o clube por 15 anos, de 1940 a 1955. Telmo disputou 277 jogos, fez 251 gols e ganhou 1 Campeonato Espanhol. Graças ao seu desempenho como jogador, Zarra foi condecorado com a Real Ordem do Mérito Esportivo. Atualmente é considerado o terceiro maior artilheiro da La Liga.

4-º Hugo Sánchez

Hugo Sánches, quando jogava pelo Real Madrid ((Foto: Reprodução/Divulgação Real Madrid)
Hugo Sánches, jogando a La Liga pelos Merengues (Foto: Reprodução/Divulgação Real Madrid)

O ex-treinador e atacante mexicano Hugo Sánchez, passou por grandes clubes espanhóis. O atleta jogou pelo Atlético de Madrid de 1981 a 1985. Enquanto no Real Madrid, esteve de 1985 a 1992. Já no Rayo Vallecano, atuou de 1993 a 1994. Sánchez é um dos poucos jogadores que disputou a La Liga em três times da capital espanhola. O craque esteve em 347 partidas e marcou 234 gols. Dessa forma, o atacante ganhou 5 troféus do Campeonato Espanhol. Até o momento, ocupa a 4ª colocação como maior artilheiro da competição.

5º Raúl

Raúl, quando atuava pelo Real Madrid (Foto: Reprodução/Getty Images)
Raúl, em jogo da La Liga pelo Real Madrid (Foto: Reprodução/Getty Images)

O técnico e ex-jogador Raúl González Blanco, é o atleta que mais vestiu a camisa do Real Madrid na história. Contudo, o espanhol passou 15 anos de sua carreira jogando pelos Merengues. Sua estadia no clube rendeu grandes feitos. De fato, no total o atleta disputou 741 partidas, sendo 550 pela La Liga. Desse modo, marcou 229 gols e conquistou 6 troféus da competição. Até então, ninguém conseguiu desbancar Raúl, que é considerado ídolo absoluto no Real Madrid.

6º Alfredo Di Stéfano

Alfredo Di Stéfano, enquanto jogador do Real Madrid (Foto: Reprodução/Divulgação Real Madrid)
Di Stéfano, com os troféus da La Liga, enquanto jogador do Real  (Foto: Reprodução/Divulgação Real Madrid)

Alfredo Di Stéfano (Buenos Aires, 4 de julho de 1926 — Madrid, 7 de julho de 2014) é considerado um dos melhores jogadores do mundo. De 1953 a 1964, atuou pelo Real Madrid, time onde virou ídolo ovacionado. Sobretudo, o argentino foi presidente honorário dos Merengues de 2000 a 2014. Ademais, também foi homenageado com o Estádio Alfredo Di Stéfano. Projeto que foi inaugurado em maio de 2006. Além do Real, o futebolista também jogou pela equipe do Espanyol de 1964 a 1966. Todavia, as grandes atuações renderam ao craque 8 La Ligas. Pela competição, o atleta disputou 329 partidas e marcou 227 gols. Sendo assim, esses feitos lhe permitiram a 6ª colocação na artilharia espanhola.

A La Liga está em sua temporada 2020/2021. Assim, há muito chão pela frente e muitos gols para marcar. Será que a nova geração um dia chegará perto desses feitos? Só o tempo e um bom futebol para nos mostrar.

Foto destaque: Reprodução/Getty Images

Bruna Gama
Eu sou a Bruna Gama. Paulistana, aspirante a jornalista esportiva e amante do futebol raiz. Grito, sofro, choro e corneto. Afinal para mim, não é só um jogo!

Artigos Relacionados