Os irmãos separados pelo futebol

Ao longo dos anos, o futebol tem sido palco de diversas histórias de irmãos que optaram em defender seleções diferentes, seja por escolha ou oportunidade. Sabendo disso, o Gol de Canela F.C. fez um levantamento e conta alguns dos casos mais famosos. Confira:

John GOODALL e Archie GOODALL
O primeiro caso conhecido de irmãos que foram separados pelo futebol é o de John e Archie Goodall, que eram filhos de escoceses, mas nasceram em países diferentes, no caso, Inglaterra e Irlanda do Norte, respectivamente. Ambos defenderam suas seleções de origem.


Jim BROWN, John BROWN e Tom BROWN

O caso dos irmãos Brown é um dos mais curiosos. Nascidos na Escócia, todos acabaram seguindo caminhos diferentes no futebol. Jim, o mais velho, mudou-se para os Estados Unidos, em 1927, e logo ganhou cidadania norte-americana. Ele integrou a equipe do país que chegou às semifinais do Mundial de 1930, no Uruguai.
Já John e Tom, ambos goleiros, permaneceram na Escócia, mas só o primeiro defendeu a seleção escocesa. Tom Brown teve que abandonar o futebol para servir o exército na Segunda Guerra Mundial.

Joe BAKER e Jerry BAKER
Joe Baker nasceu nos Estados Unidos durante o período em que seu pai trabalhava como marinheiro em New York. Após a eclosão da Primeira Guerra Mundial, toda a família Baker se mudou para Liverpool, na Inglaterra, onde Joe nasceu em 1940. Mesmo com a opção de defenderem a Escócia Juntos, já que seus país eram de lá, com o passar dos anos, cada um decidiu defender seu país de nascimento.

Miguel ANDREOLO e Raimundo ANDREOLO
Miguel e Raimundo Andreolo nasceram no Uruguai, foram revelados pelo Nacional e até jogaram pela Celeste Olímpica, mas o futebol veio a separar os dois. Após a conquista Campeonato Sul-Americano de 1935 pelo Uruguai, Miguel mudou-se para a Itália para jogar no Bologna. Logo ganhou cidadania e representou a Azurra na Copa de 1938.

Roy WEGERLE e Steve WEGERLE
Os irmãos Wegerle nasceram na África do Sul, mas só Steve defendeu os Bafana Bafana. Roy construiu sua carreira nos Estados Unidos, país onde defendeu por quase 10 anos. Ele é o primeiro nativo da África do Sul a disputar uma Copa do Mundo.

Christian VIERI e Max VIERI
Os irmãos Vieri nasceram na Itália, mas passaram a infância na Austrália. Sem o sucesso do irmão Christian, que disputou duas Copas do Mundo pela Itália, Max Vieri resolveu defender a seleção australiana, onde jogou entre 2004 e 2005.

Tim CAHILL e Chris CAHILL
O australiano Tim Cahill ficou famoso por comemorar cada um dos seus gols com danças inspiradas na cultura samoana, terra natal da sua mãe. Já o irmão Chris, também nascido na Austrália, jogou por Samoa nas eliminatórias para o Mundial de 2010.

Florentin POGBA, Mathias POGBA e Paul POGBA
Nascidos em Conakry, capital da Guiné, os gêmeos Florentin e Mathias se mudaram com a família para Lagny-sur-Marne, na França, quando tinham apenas oito meses de idade. Mesmo com a possibilidade de defenderem a seleção francesa, eles escolheram Guiné.
Já Paul, o mais novo, nasceu e cresceu na França. Hoje, ele é considerado uma referência no meio de campo Les Bleus, onde joga desde sub-16.

Parfait MANDANDA e Steve MANDANDA
Os irmãos Mandanda fizeram caminhos inversos no futebol. Parfait Mandanda nasceu na França, mas desde 2008 defende a Seleção da República Democrática do Congo, nação da sua família. Neste mesmo período, Steve, o irmão mais velho, recebeu o convite para representar a França. Ele é natural da cidade de Kinshasa, no Congo.

Kevin Prince BOATENG e Jerome BOATENG
Os irmãos Boateng são o exemplo mais famoso de jogadores que decidiram tomar direções opostas nas suas carreiras esportivas. Jerome resolveu defender o seu país natal, a Alemanha, diferente de Kevin, que optou em jogar pelo o país de origem do seu pai, a Gana.

Jonathan DE GUZMÁN e Julian DE GUZMÁN
Os irmãos De Guzmán nasceram no Canadá, se naturalizaram holandeses, mas são descendentes de imigrantes vindos da Jamaica e das Filipinas. No final das contas, Jonathan optou pela Holanda, onde é convocado até hoje, enquanto Julian ficou com o Canadá.

Thiago ALCÂNTARA e Rafael ALCÂNTARA
Filhos do ex-jogador brasileiro Mazinho, o caso dos irmãos Alcântara é um dos mais conhecidos aqui no Brasil. Thiago nasceu na Itália, porém, após ter passado sua infância na Espanha e ser revelado pelo Barcelona, ele optou por defender a Seleção Espanhola de Futebol. Já Rafael, o mais novo, nasceu no Rio de Janeiro e atualmente defende a seleção olímpica do Brasil.

Jonathan Silva

Sobre Jonathan Silva

Jonathan Silva já escreveu 82 posts nesse site..

Um jornalista de 23 anos que simplesmente ama futebol. Trabalhou nos jornais Folha Metropolitana e Metrô News, de São Paulo, todos como repórter. Atualmente é assessor na empresa TBL Comunicação. Por paixão, há três anos criou o blog Gol de Canela Futebol Clube, que procurar contar um pouco sobre história do futebol.

BetWarrior


Poliesportiva


Jonathan Silva
Jonathan Silva
Um jornalista de 23 anos que simplesmente ama futebol. Trabalhou nos jornais Folha Metropolitana e Metrô News, de São Paulo, todos como repórter. Atualmente é assessor na empresa TBL Comunicação. Por paixão, há três anos criou o blog Gol de Canela Futebol Clube, que procurar contar um pouco sobre história do futebol.

    Artigos Relacionados

    Topo