Oitavas da FA Cup têm reedição de final

- Veja quem está entre as gratas surpresas da competição e os favoritos ao título
Oitavas da FA Cup tem reedição de final

O campeonato mais antigo – e charmoso – do mundo chegou às oitavas-de-final. Com 16 times na disputa – dez da Premier League, três da EFL Championship, dois da League One e um da League Two. Falta pouco para descobrir quem irá para a final em Wembley, no dia 19 de maio, e conquistará a vaga para a UEFA Europa League. Tem reedição de final, confronto de Premier League e, para variar, gigantes contra times mais modestos. Confira um resumo das partidas dessa fase.

 FA CUP – OITAVAS-DE-FINAL

16/02 – SEXTA-FEIRA

Leicester x Sheffield United – 15h45

Após passar fácil pelo Peterborough United pelo placar de 5 a 1, o atual campeão inglês tem pela frente o Sheffield United. Os visitantes, que disputam a EFL Championship e estão na 8ª colocação, eliminaram o Preston na quarta rodada da FA Cup, por 1 a 0. Os Foxes têm mais chance de classificação para a UEFA Europa League pela copa, já que estão 17 pontos atrás do Tottenham, 5º colocado, na Premier League.

Já os Blades ainda sonham com o acesso à primeira divisão inglesa, com apenas nove pontos separando-os da zona de promoção direta e somente três da zona para os play-offs. Veja o histórico do confronto.

Chelsea x Hull City – 20h

Os donos da casa vêm embalados pela vitória na última rodada da Premier League. Porém, é justamente essa competição que os Blues devem focar, afinal, a vaga para a Champions League é muito mais atrativa e a briga está acirrada. Do outro lado, o Hull City vive uma situação delicada na EFL Championship.

Com apenas 21 pontos, os Tigers estão a um ponto da zona de rebaixamento à League One. Na última fase, o Chelsea eliminou o Newcastle por 3 a 0, enquanto o Hull City bateu o Nottingham Forest por 2 a 1. Antonio Conte, técnico dos mandantes, tenta reagir à pressão da imprensa sobre seu cargo. Veja o histórico do confronto.

Foto: thefa.com

17/02 – SÁBADO

Sheffield Wednesday x Swansea – 10h30

Os galeses vêm empolgados após uma goleada na última fase: 8 a 1 sobre o Notts County, da League Two. Na briga para se afastar do Z-3 do campeonato inglês, os Swans terão pela frente o 15º colocado da segunda divisão. O Sheffield Wednesday chegou até aqui após eliminar o Reading por 3 a 1 na etapa anterior. Um reencontro está marcado para o duelo: o técnico do Swansea, Carlos Carvalhal, comandou o adversário entre 2015 e 2017. “Eu sinto que voltarei para casa”, revelou o português em entrevista sobre o confronto. Veja o histórico do confronto.

West Bromwich x Southampton – 13h

Os donos da casa vivem uma gangorra nas duas competições que disputa: do lado mais baixo, a Premier League – os Baggies têm três derrotas consecutivas e são os últimos, com 20 pontos. Do outro, por enquanto, a FA Cup – na última fase, vitória sobre o Liverpool por 3 a 2, mandando os Reds para casa. O mesmo pode ser dito de seu adversário, mas em proporções pouco menores.

O Southampton ingressou no Z-3 após a última rodada do campeonato inglês, mas segue firme na FA Cup – vem de vitória por 1 a 0 sobre o Watford. No duelo dos dois ameaçados pelo rebaixamento na principal competição inglesa, a única certeza é de que, após o apito final, um dos dois poderá focar mais na fuga da zona da degola. Veja o histórico do confronto.

Brighton x Coventry City – 13h

O Brighton, na teoria, tem a missão mais tranquila dentre os times da Premier League que seguem na FA Cup. Isso porque tem pela frente o Coventry, único representante da Football League Two vivo na copa inglesa. Mas como a teoria não entra em campo, é bom os Seagulls fazerem jus à boa fase vivida no campeonato inglês – são três jogos sem perder.

Por outro lado, o Coventry vem de derrota por 2 a 1 para o Colchester United, na quarta divisão. Atualmente, os azarões estão na 9ª posição da competição, com 50 pontos, e aspiram uma vaga para os play-offs de promoção. O Brighton venceu o Middlesbrough por 1 a 0 na última fase, mesmo placar de Coventry e MK Dons na mesma etapa. Veja o histórico do confronto.

Huddersfield x Manchester United – 15h30

Um duelo de opostos. Na principal liga do país, os donos da casa brigam para não cair e os visitantes querem garantir a vaga na Champions League. Na última fase da FA Cup, o Huddersfield penou para bater o Birmingham, 20º da EFL Championship, na prorrogação – apesar do resultado de 4 a 1. Já os Red Devils não tiveram dificuldades contra o Yeovil, vencendo por 4 a 0. No entanto, os Terriers vêm de vitória contra o Bournemouth, enquanto o United vem de um revés para o Newcastle. Veja o histórico do confronto.

18/02 – DOMINGO

Rochdale x Tottenham – 13h

Rochdale e Tottenham fazem o duelo de domingo pela FA Cup e, fora das quatro linhas, o clima já esquentou. Isso porque o treinador dos Spurs, Mauricio Pochettino, disse que o campo do estádio Spotland, do adversário, é um risco e que a Football Association deveria tomar uma decisão. Do lado do Dale, o técnico Keith Hill respondeu que o campo não oferece risco e que estará o melhor possível para as oitavas.

O fato é que o campo não poderá servir de desculpa para a excelente equipe de Londres. O Rochdale, que bateu o Millwall para chegar até aqui, é o último colocado da League One, terceira divisão inglesa. Com o elenco que tem à disposição, a equipe de Pochettino não deverá encontrar resistência por parte dos mandantes. Veja o histórico do confronto.

Foto: thefa.com

19/02 – SEGUNDA-FEIRA

Wigan x Manchester City – 16h55

O Wigan é a mais grata surpresa até o momento na FA Cup. Nas duas fases anteriores, os Latics despacharam o Bournemouth e o West Ham, ambos representantes da Premier League. Agora, terão uma missão ainda mais dura: bater de frente com o Manchester City, líder e muito próximo de conquistar o campeonato inglês. Não será fácil, obviamente.

Do lado do City, Pep Guardiola tem se estranhado pelos microfones com o treinador de seu último adversário pela copa. Após passar pelo Cardiff na fase anterior, Pep Guardiola reclamou de ter perdido Leroy Sané por lesão e disse que a integridade de seus jogadores foi colocada em risco. Em resposta, Neil Warnock, treinador dos galeses, sugeriu que falassem também do estilo de jogo do Fernandinho, por exemplo, e citou o jogo dos Citizens contra o West Ham, pela Premier League.

Comentários à parte, Wigan e City têm tudo para fazer um jogo interessante na segunda-feira. O duelo foi a final da FA Cup na temporada 2012-13, quando os Latics venceram por 1 a 0 e levantaram o caneco pela única vez em sua história. Vem nova surpresa por aí? Veja o histórico do confronto.

Momento do gol do título marcado por Ben Watson na final de 2013, pelo Wigan. Foto: thefa.com
Guilherme Guidetti

Sobre Guilherme Guidetti

Guilherme Guidetti já escreveu 57 posts nesse site..

Guilherme Guidetti, paulista, nascido em São Caetano do Sul no dia 17 de fevereiro de 1994, mas residente de Santo André desde os primeiros dias de vida. A paixão por futebol vem da família, enquanto o gosto por escrever foi herdado do pai, caminhoneiro. Habilidoso com a canhota – exclusivamente segura a caneta na mão –, realiza diariamente o sonho de ficar perto do esporte através do jornalismo. De apresentador de programa de rádio a assessor de imprensa, sua ainda curta carreira na profissão já foi o suficiente para saber que faz aquilo que mais ama – e o faz com a mesma paixão com que joga bola com os amigos.

BetWarrior


Poliesportiva


Guilherme Guidetti
Guilherme Guidetti
Guilherme Guidetti, paulista, nascido em São Caetano do Sul no dia 17 de fevereiro de 1994, mas residente de Santo André desde os primeiros dias de vida. A paixão por futebol vem da família, enquanto o gosto por escrever foi herdado do pai, caminhoneiro. Habilidoso com a canhota – exclusivamente segura a caneta na mão –, realiza diariamente o sonho de ficar perto do esporte através do jornalismo. De apresentador de programa de rádio a assessor de imprensa, sua ainda curta carreira na profissão já foi o suficiente para saber que faz aquilo que mais ama – e o faz com a mesma paixão com que joga bola com os amigos.

    Artigos Relacionados

    Topo