O Rei do Futebol recebe réplica da taça da Libertadores

Nesta sexta-feira (23), Edson Arantes do Nascimento, mundialmente conhecido como Pelé, completa 80 anos de idade. Além disso, o Rei do Futebol recebeu várias homenagens de vários ícones, de dentro e de fora do esporte, pelo mundo todo. No entanto, a Conmebol decidiu fazer algo diferente para comemorar o aniversário do eterno camisa 10. Assim, o Rei foi presenteado com a réplica da taça da Libertadores.

Dessa forma, a iniciativa partiu do presidente da Confederação, Alejandro Dominguez. Com isso, a taça chegou na noite da última quinta-feira, em Santos. Consequentemente, o caneco esteve presente no Memorial de Conquistas do Santos, onde ocorreu uma live de homenagem para o Rei, nesta sexta.

Assim, a live antecedeu o sorteio da fase de mata-mata da Libertadores. O evento ocorreu em Luque, no Paraguai, sede da Conmebol. Ademais, após a homenagem, a taça foi enviada para a casa de Péle, no Guarujá. O Rei conquistou a Libertadores com o Santos em duas oportunidades, em 1962 e 1963.

Nascido em Três Corações, Minas Gerais, Pelé cresceu em Bauru, interior de São Paulo. Na juventude, jogou pelo Bauru Futebol Clube, de 1952 até 1956. Dessa forma, o Santos o contratou em 1956. Logo em sua estreia, no dia 7 de setembro de 1956, marcou o seu primeiro gol como profissional, aos 15 anos de idade. De modo consequente, o Rei conquistou vários títulos com o Peixe, entre eles o bicampeonato da Libertadores e do Mundial, em 1962 e 1963, além de seis títulos nacionais e dez Campeonatos Paulista.

Contudo, o caminho de Pelé não se resumiu nas glórias do Alvinegro Praiano. Pela Seleção Brasileira, conquistou as Copas de 1958, 1962 e 1970. Aliás, foi considerado pelo Comitê Olímpico Internacional como O Atleta do Século XX, em 1999.

Foto destaque: Reprodução/SantosFC/Twitter

Arthur Brunello
Bacharel em Direito, apaixonado por futebol e cinema. Creio no poder de transformação do esporte, da informação e da cultura.

Artigos Relacionados