O possível retorno de Maicon

O lateral-direito Maicon pode voltar a jogar no Brasil nesta temporada. Fontes próximas ao atleta confirmaram a possibilidade de um retorno, 12 anos após sua ida para a Europa.

Revelado pelo Cruzeiro, o gaúcho conquistou a tríplice coroa pelo clube mineiro em 2003. No ano seguinte, se transferiu para o velho continente. A primeira parada foi na França, mais precisamente no principado de Mônaco. Após dois anos, chamou a atenção da gigante Internazionale. Na Itália conquistou todos os títulos possíveis do primeiro escalão, além de alcançar diversas premiações individuais.

Hoje, com 34 anos, Maicon não vive um bom momento no futebol. Vestindo a camisa da Roma, atuou apenas 69 vezes em três temporadas. Antes, passou pelo poderoso Manchester City, onde jogou 13 partidas em 1 ano. Esteve nas duas últimas Copas pela Seleção Brasileira, inclusive foi eleito o melhor lateral-direito em 2010, na África do Sul.

O nível do futebol brasileiro, especialmente em 2016, dá ao veterano a possibilidade de ter boas atuações por aqui. Entretanto, Maicon esbarrará em salários muito menores aos oferecidos na Europa, visto as condições e políticas econômicas dos principais clubes da série A.

Deixando de lado os fatores econômicos, considerando o vigor físico e a qualidade técnica, o lateral se encaixaria em quase todos os elencos brasileiros. Listamos abaixo algumas possibilidades:

Cruzeiro – Na lateral direita, a Raposa tem Lucas e Mayke como principais opções. O primeiro, recém-chegado, ainda não conseguiu apresentar o seu bom futebol dos tempos de Palmeiras e Botafogo. Foi expulso logo na estreia do campeonato. Enquanto Mayke, bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro, constantemente aparece no DM. Maicon viria para ser titular na Toca.

Palmeiras – O time paulista tem realizado muitas contratações, para o Brasileirão foram quatro, mas a lateral-direita ainda é um setor frágil da defesa palmeirense. Os jovens João Pedro e Tchê Tchê, juntamente com o recém-contratado Fabiano, são as opções para a posição. João Pedro apareceu bem em 2014 e chegou a seleção brasileira sub-20, mas não teve sequência por causa de lesões. Tchê Tchê veio após se destacar pelo Audax no Paulistão e o treinador Cuca tem escalado o jovem no meio-campo. Fabiano precisa mostrar um bom futebol para garantir a vaga de titular, ao contrário da temporada passada. Pelo Cruzeiro o lateral atuou em 29 partidas, mas não empolgou a direção.  Maicon viria para ser titular no elenco do Palmeiras.

Grêmio – O tricolor gaúcho vem fazendo uma boa campanha no Campeonato Brasileiro. Méritos para o treinador Roger Machado. O comandante, após três eliminações seguidas, conseguiu reerguer o time e recuperar o futebol de 2015. Peça chave nessa caminhada, o surpreendente Edilson entrou muito bem na equipe. Com atuações consistentes o lateral vem se destacando pela solidez defensiva e pelo forte apoio no ataque. O problema do Grêmio é com a reposição. Wallace Oliveira e Wesley, ambos meninos ainda, não responderam positivamente. Ramiro, jogando improvisado, também não garantiu sua vaga na equipe titular. Maicon viria para brigar pela posição com Edilson, mas seria um acréscimo de muita qualidade para o elenco.

BetWarrior


Poliesportiva


Avatar
Lucas Arruda
Lucas Arruda, 22 anos, estudante de jornalismo na Uniritter em Porto Alegre/RS.Sonhava ser jogador de futebol. Estudei três semestres de Educação Física na UFRGS, com o objetivo de ser treinador profissional. Cada vez mais longe da bola, hoje almejo ser comentarista esportivo em grandes emissoras do país. Apaixonado pelo futebol internacional, acompanho assiduamente os principais campeonatos europeus, mas não esqueço do futebol nacional.

    Artigos Relacionados

    Topo