Hulk

Neste sábado (25), Givanildo Vieira de Sousa, o incrível Hulk, completa 34 anos de vida. Sendo assim, merecidamente, o  atual atacante do Shangai SIPG, que carrega o apelido de super-herói, graças a sua incrível força física e seu chute mega potente, recebe as saudações da coluna Parabéns ao Craque de hoje. Feliz aniversário, Hulk!

INÍCIO DE CARREIRA

O paraibano, natural de Campina Grande, iniciou sua carreira no em sua vida.

Hulk
Foto: Arquivo Pessoal

FC PORTO

Atuando em Portugal, o atacante apareceu para o mundo. Visto que o agora Hulk, com seu físico imponente, se firmou como peça chave de uma das maiores equipes portuguesas. Por lá, o jogador atuou entre 2008 e 2012 e colecionou títulos importantes. Hulk foi fundamental em quatro conquistas do Campeonato Português e três Taças de Portugal. Além disso, venceu a Liga Europa em 2011, um dos principais triunfos de sua carreira, sem dúvidas. Individualmente, o paraibano ainda foi eleito o Jogador do Ano em Portugal, no mesmo ano de 2011.

Foto: Reprodução/ D.R Record

CHEGADA AO ZENIT

Em 2012, Hulk foi negociado com o Zenit, equipe sediada em São Petesburgo, Rússia. Dessa vez, por um valor astronômico. Dado que a equipe do FC Porto recebeu cerca de 60 milhões de euros para liberar o jogador. Atuando no leste europeu, o jogador conquistou o Campeonato Russo e a Copa da Rússia, nos anos de 2015 e 2016, respectivamente. Ademais, fez 77 gols em 148 partidas disputadas.

Todavia, sua passagem pela Rússia não foi marcada apenas por bons momentos. Hulk, infelizmente, foi vitima de racismo na Rússia. Em meados de 2012, uma bomba falsa foi implantada no centro de treinamento do Zenit, com um bilhete que dizia “Fora Hulk”. Expondo, dessa forma, um problema mundial que se alastra por todos os cantos do mundo.

Hulk
Foto: Getty Images

SHANGAI SIPG

Em julho de 2016, Hulk, que já somava 30 anos na época, se transferiu para a equipe do Shangai, que disputada a principal divisão de futebol chinesa. O clube pagou cerca de 55 milhões de euros para contar com o paraibano. Atuando na Ásia, o atacante conquistou o Campeonato Chinês e a Supercopa da China, nos anos de 2018  e 2019. Além disso, foi eleito para a seleção dos melhores jogadores da Liga Chinesa, com todos os méritos.

Desde sua chegada à China, o incrível Hulk possui uma média espetacular de gols por partida, tendo balançado as redes 69 vezes em apenas 122 partidas, média de 0,56 gols por jogo. Ao mais, o paraibano se consolidou como um dos maiores jogadores atuando em solo chinês, com um salário astronômico e um futebol que segue gerando o interesse de grandes clubes, apesar de sua idade avançada. O Palmeiras, maior campeão nacional no Brasil, continua buscando a contratação do super-herói de 34 anos. Todavia, a negociação segue sem um final feliz para a equipe palmeirense.

Foto: Divulgação/ AFC

HULK NA SELEÇÃO BRASILEIRA

Sua passagem na Seleção Brasileira durou entre 2009 e 2016. No entanto, não teve um final feliz como todos esperavam. Hulk foi fundamental para a conquista da Copa das Confederações em 2013. Mas também esteve presente no famoso Mineiraço, quando a equipe nacional perdeu por incríveis 7 x 1 da Alemanha, a pior derrota da história do Brasil.

Ademais, o jogador esteve presente na Copa América de 2016. E, mais uma vez, foi integrante de uma das piores campanhas da história brasileira. Dado que a Seleção Brasileira, comandada por Dunga, foi eliminada da 1ª fase do torneio continental. Por fim, Hulk atuou 48 vezes vestindo a amarelinha e marcou 11 gols.

Foto: Reprodução

Foto destaque: Reprodução/Instagram

Lucas Feyh Martins
20 anos e futuro jornalista esportivo. Paixão em escrever por esportes, principalmente o futebol.

Artigos Relacionados