O Gramado Virtual

O futebol também protagoniza paixões quando o assunto é vídeo game. Sim, uma partida travada sob o comando de controles rende emoções extremas. Transforma sofás e poltronas em beiras de campo. As duas franquias mais famosas (Fifa e Pro Evolution Soccer) dividem opiniões de fãs ao redor de todo o planeta. Os tradicionalistas preferem o Fifa, por se tratar de um simulador fiel aos mínimos detalhes. Já os sedentos por algo objetivo e divertido tem no PES sua preferência. O game que ostenta o nome da entidade máxima do futebol sai vitorioso nas vendas pelo mundo.

Já no Brasil, o Pro Evolution tem público fiel por retratar com mais afinco nossos clubes e estádios. Apesar disso o Fifa se mantém superior nos lucros.

O mercado é vasto, movimenta aquela famosa nota preta. Isto porque o mundo cibernético também consegue entrar no coração dos humanos. Claro, basta presenciar um duelo entre dois bons amigos. Transformam-se em arquirrivais logo no momento de selecionar as equipes. Há extrema atenção no momento de arma-las, selecionar o esquema tático e conferir quem está à disposição no banco de reservas. Tudo feito como manda a regra. Quase que um ato religioso.

Quando a bola rola a concentração é total. Um oponente sequer olha para o outro, ainda que do lado. No ar paira a seriedade de uma autêntica final de campeonato.

Ali cada um tem a habilidade de lendas vivas ao alcance de um toque. Comandam pés com as mãos. Não adiantará nada mover céus e terra contra faltas e impedimentos marcados. Nenhuma reclamação é tolerada. E a rede balança de acordo com a sincronia de quem está no comando. Até mesmo a canhota de Lionel Messi obedece a um outro alguém. O craque é aquele que comemora insano, junto à televisão que exibe o replay manipulável. Realidade alternativa. O dono do gol está fora do televisor. Cada vitória gera oceanos de chacota. Pobre do derrotado, que será provocado como se o próprio time do coração tivesse caído para a segunda divisão.

Outro dia vi o Brasil goleando e dando uma aula de futebol contra a Alemanha… uma pena que a força elétrica acabou e com isso tive de reiniciar a partida.

Douglas Molgado

Sobre Douglas Molgado

Douglas Molgado já escreveu 40 posts nesse site..

Douglas Molgado Affonso. 1989. FIAM-FAAM. Twitter: @douglasmolgado)

BetWarrior


Poliesportiva


Douglas Molgado
Douglas Molgado
Douglas Molgado Affonso. 1989. FIAM-FAAM. Twitter: @douglasmolgado)

    Artigos Relacionados

    Topo