O futebol nos Jogos Olímpicos (Parte III)

Com vários desafios, os Jogos Olímpicos superaram grandes altitudes, conflitos que dividiram o mundo em dois e por muito pouco não foi extinto o evento esportivo.

1968

A Cidade do México (México) foi a primeira sede olímpica na américa Latina. O local gerou algumas discussões, pois fica a 2300m de altitude e isso afetaria o desempenho dos atletas.

Marcada por violência e manifestações. O mundo presenciava a Guerra do Vietnã, a Revolução Cultural na China, a Primavera de Praga e o Massacre de Tlatelolco, no México, este último quase causou o cancelamento dos jogos.

O torneio de futebol ocorreu nos dias 13 e 26 de outubro. No grupo A estavam as seleções da França, México, Colômbia e Guiné. No grupo B, as seleções da Espanha, Japão, Brasil e Nigéria. No grupo C jogaram as equipes da Hungria, Israel, Gana e El Salvador. E pelo grupo D, Bulgária, Guatemala, Checoslováquia e Tailândia.

As medalhas foram para Hungria (ouro), Bulgária (prata) e Japão (bronze).

1972

Os Jogos Olímpicos foram considerados os mais pacíficos e tecnicamente perfeitos. A cidade de Munique (Alemanha Ocidental) ficou marcado pela história pelo massacre de Munique, um grupo terrorista chamado Setembro Negro invadiu a vila olímpica e mataram dois atletas israelitas e fizeram mais nove reféns da mesma equipe, o desfecho foi a morte de todos os reféns.

O torneio foi de 27 de agosto a 10 de setembro. Na primeira fase o grupo A foi formado pelas equipes da Alemanha Ocidental, Marrocos, Malásia e Estados Unidos. No grupo B estavam a União Soviética, México, Birmânia e Sudão. No grupo C, Hungria, Dinamarca, Irã e o Brasil. E no grupo D, a Polônia, Alemanha Oriental, Colômbia e Gana.

A seleção polonesa ficou com o ouro, a Hungria com a prata e o bronze foi dividido entre duas equipes, a União Soviética e a Alemanha Oriental, porque empataram no tempo normal e na prorrogação e não tinha cobrança de pênaltis.

1976

A edição em Montreal (Canadá) ficou marcada por um grande boicote de 26 nações africanas e o Iraque e Guiana se recusaram em participar do evento como protesto ao COI que não suspendeu a Nova Zelândia em uma excursão na África do Sul, nessa época estava em vigor o Apartheid.

O estádio olímpico é considerado até hoje como símbolo de fracasso dos jogos, além de sofrer um prejuízo de 2 bilhões de dólares americanos.

O torneio ocorreu de 18 a 31 de julho. Na primeira fase o grupo A tinham o Brasil, a Alemanha Oriental, a Espanha e a Zâmbia (boicote). No grupo B as equipes eram a França, Israel, México e Guatemala. No grupo C estavam a Polônia, o Irã, Cuba e a Nigéria (boicote). No grupo D estavam a União Soviética, Coreia do Norte, Canadá e a Gana (boicote).

As medalhas foram para a Alemanha Oriental (ouro), Polônia (prata) e União Soviética (bronze). Foi a primeira vez que a seleção brasileira chegou perto de levar uma medalha para casa, na ocasião era o bronze, mas perdeu por 2 a 0 para União Soviética.

1980

Os Jogos Olímpicos em Moscou (União Soviética) sofreram boicote dos Estados Unidos e isso afetou todas as modalidades. O COI começou a temer pela extinção das Olimpíadas.

O torneio de futebol começou no dia 20 de julho e terminou no dia 2 de agosto. As seleções da União Soviética, Cuba, Venezuela e Zâmbia estavam no grupo A. Checoslováquia, Kuwait, Colômbia e Nigéria, no grupo B. Alemanha Oriental, Argélia, Espanha e Síria, no grupo C. Iugoslávia, Iraque, Finlândia e Costa Rica, no grupo D.

No quadro de medalhas a Checoslováquia levou o ouro, Alemanha Oriental ficou com a prata e a União Soviética, o bronze.

1984

Em Los Angeles (EUA) não foi diferente, os países aliados da União Soviética também boicotaram o evento. Mesmo assim, os jogos deram lucro de 200 milhões de dólares mais o lucro indireto para a cidade. Isso diminuiu a preocupação do COI em relação a impossibilidade econômica para eventos futuros.

De 29 de julho a 11 de agosto ocorreu o torneio de futebol. Nesta edição a seleção brasileira foi representada pelo time titular do Internacional.

No grupo A estavam a França, o Chile, a Noruega e o Qatar. No grupo B, a Iugoslávia, Canadá, Camarões e Iraque. No grupo C, Brasil, Alemanha Ocidental, Marrocos e Arábia Saudita. No grupo D, Itália, Egito, Estados Unidos e Costa Rica.

As medalhas foram para França (ouro), Brasil (prata) e Iugoslávia (bronze).

1988

Com 159 países – recorde de participações – Seul (Coreia do Sul) teve o desafio de receber as grandes potências mundiais: União Soviética, Estados Unidos e Alemanha Oriental.

Em Seul o torneio ocorreu de 17 de setembro a 1º de outubro. No grupo A estavam as seleções da Suécia, Alemanha Ocidental, Tunísia e China. No grupo B, Zâmbia, Itália, Iraque e Guatemala. No grupo C, União Soviética, Argentina, Coreia do Sul e Nigéria. No grupo D, Brasil, Austrália, Iugoslávia e Nigéria.

No quadro de medalhas, a União Soviética levou o ouro, o Brasil a prata e a Alemanha Ocidental o bronze. Nesta edição Romário foi o artilheiro com 7 gols.

BetWarrior


Poliesportiva


Maria Angélica Andrade
Maria Angélica Andrade
Sou Maria Angélica Andrade, moro em São Paulo, tenho 27 anos. Faço Jornalismo e amo esportes em especial futebol. Escrever sobre um esporte tão querido pelos brasileiros é motivo de orgulho e muita responsabilidade.

    Artigos Relacionados

    Topo