Edílson

A coluna Samurais da Bola desta semana, vai contar a história do dia em que o brasileiro Edílson, atuando pelo Kashima Reysol, destruiu seu rival, o Gamba Osaka. O brasileiro na época com 25 anos, atuou por apenas 2 temporadas no clube de Kashima, mas teve um ótimo desempenho.

O JOGO

No dia 4 de maio de 1996, ocorreu um jogo válido pela 12ª rodada do campeonato japonês. O Gamba Osaka recebeu em seu estádio, o Kashima Reysol. No ataque do time visitante, um centroavante brasileiro recém chegado do Palmeiras a custo zero,Edilson, apelidado posteriormente de Edílson Capetinha. Mas o Kashima Antlers mesmo fora de casa, não tomou conhecimento do seu adversário, venceu o jogo pelo incrível placar de 7 a 1.

O mais inacreditável é que todos esses gols, saíram apenas na segunda etapa, os 8 gols em 45 minutos, fizeram desse segundo tempo, um tempo frenético e histórico. Mas todo destaque do jogo ficou na conta de Edílson, ele literalmente acabou com o jogo. Ele marcou 5 dos 7 gols do seu time, em uma das maiores atuações da história do futebol japonês até os dias de hoje.

Os outros jogadores que marcaram pelo time do Kashima, foram Nomozu Kato e Kenji Arima respectivamente, já quem tirou o 0 do placar para o time mandante, foi Maden Mladenovic, mas quando jogo ainda estava em 3 a 0.

JOGADORES QUE JÁ MARCARAM 5 GOLS EM UM JOGO

Robert Lewandowski

(Bayern 5 X 1 Wolfsburg)

Em 2015,em jogo válido pela Bundesliga,a princípio o Bayern estava perdendo de 1 X 0 para o Wolfsburg. Por outro lado quando no segundo tempo,Pep Guardiola decide colocar o polonês Robert Lewandowski no lugar de Thiago Alcântara. Dessa maneira em apenas 9 minutos,a substituição deu resultados. Lewa faz 5 gols e deu a vitória,de virada,para o Bayern por 5 X 1 em cima do Wolfsburg.

Ronaldo Fenômeno

Cruzeiro 6 X 0 Bahia

O Fenômeno quando ainda estava no Cruzeiro, também conseguiu marcar 5 vezes em uma partida. O duelo foi contra o Bahia,em jogo válido pelo Brasileirão,em 1993.

Neymar Jr

Santos 8 X 1 Guarani

Igualmente em solos brasileiros, Neymar conseguiu balançar as redes por cinco vezes. Assim sendo o jogo foi contra o Guarani, em duelo pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 2010.

Alex

Fenerbahce 6 X 0 Ankaraguçu

De maneira idêntica, o também brasileiro Alex castigou o Ankaraguçu, quando jogava pelo Fenerbahce, em 2010. Em jogo válido pelo Campeonato Turco o jogador brasileiro fez cinco dos seis gols da partida.

Cristiano Ronaldo

Real Madrid 6 X 0 Espanyol

Por fim o Robozão. Em 2015, Cristiano Ronaldo vivia uma seca de 7 jogos sem marcar um gol sequer. Por outro lado contra o Espanyol, pela terceira rodada da La Liga,o português fez logo cinco gols na vitória dos merengues. Naquela ocasião a partida terminou 6 X 0.

DETALHES DO CAMPEONATO

Nesta temporada de 1996, quando essa goleada impressionante do Kashima aconteceu fora de casa, não foi uma grande surpresa. Mas isso devido ao time do Kashima ser melhor que o do Gamba Osaka. O time de Edílson teve a terceira melhor campanha como visitante na temporada, já o Gamba Osaka como mandante, foi apenas o oitavo melhor time.

Na temporada, Edílson foi o vice artilheiro da J-league, com 21 gols, perdendo apenas para o lendário Kazuyoshi Miura, que marcou 23 gols, atuando pelo Tokyo Verdy. O time de Edílson, o Kashima Reysol, terminou a temporada na quinta colocação, o campeão do ano foi o Kashima Antlers. Já o Gamba Osaka terminou o campeonato na parte de baixo na tabela, em 12° colocado.

NÚMEROS DE EDÍLSON NO JAPÃO

92 JOGOS- 45 GOLS

Média de 0,48 gol por jogo

1 X melhor marcador, temporada 96-97

 

Foto destaque: Divulgação/ Kashiwa Reysol

Avatar
Pedro Sabbadini
Biografia (Porque escolheu o jornalismo, o que já fez na área, objetivos, personalidade e etc): Pq gosto de cultura em geral e vivo praticamente de todos esportes ( futebol, tennis , basquete e futebol americano)

Artigos Relacionados