O dia que Bangu virou texano

- Bangu foi à terra do Tio Sam para jogar com o nome de Houston Stars
Bangu

A coluna Desbravando o Tio Sam dessa semana irá contar da vez que o Bangu disputou um campeonato em solo americano e com o nome de Houston Stars. O Bangu AC é um time carioca, do bairro de Bangu, no Rio de Janeiro, Brasil. Sua fundação oficial aconteceu em 17 de abril de 1904 e atualmente ele disputa os campeonatos: Brasileiro Série D, Copa do Brasil, Copa Rio e o Carioca Série A, junto com Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo. Entretanto, nos anos 60 o time foi para os Estados Unidos, mais especificamente o Texas, para jogar na United Soccer Association. Que na época era a liga profissional de futebol com times do Canadá e dos Estados Unidos.

Veja também

UNITED SOCCER ASSOCIATION

Antes de mais nada, vamos explicar o que foi a United Soccer Association, responsável por fazer o Bangu jogar em solo americano. Em 1966 um grupo de empresários, que contava com  Jack Kent Cooke, Steve Stavro e Lamar Huntcriaram a North American Soccer League (NASL). Entretanto, ficou conhecida como United Soccer Association e era mais uma liga do futebol yankee. Eles contavam com o apoio de entidades fortes dentro do mundo do futebol, United States Soccer Football Association (USSFA) e da FIFA. Entretanto, ao mesmo tempo, outra liga estava sendo criada, a National Professoional Soccer League (NPSL), que já tinha contrato de TV com a CBS e contava com 10 times.

A NPSL dizia que começaria suas atividades já no ano seguinte, por conta disso e com medo de perder espaço para a rival, a NASL mudou de nome para não confundirem, além também de querer sua estréia para o ano de 1967. Enquanto a NPSL já tinha times, TV para transmitir os jogos, a USA não tinha absolutamente nada, e por conta disso, decidiu trazer times da Europa e América do Sul para representarem suas franquias. Além do Bangu (campeão carioca de 1966), outros 12 times foram importados.

Para trazer esses times, cerca de US$ 200 mil foram oferecidos para se instalarem nas cidades-cede. Sendo assim, os 12 times seriam divididos em 2 Conferências, Leste e Oeste. O Bangu acabou ficando na Conferência Oeste, com o nome de Houston Stars, juntamente com Los Angeles Wolves (Wolverhampton), o Vancouver Royal Canadians (Sunderland), o Chicago Mustangs (Cagliari) e o San Francisco Golden Gate Gales (ADO Den Haag). Já a Conferência Leste era composta por, Boston Rovers (Shamrock Rovers), Cleveland Stokers (Stoke City), Detroit Cougars (Glentoran), Toronto City (Hibernian) e Washington Whips (Aberdeen).

United Soccer Association
Os 12 times que disputariam a United Soccer Association no ano de 1967

RESULTADOS E A CAMPANHA DO BANGU

Sendo assim, o Bangu jogaria seus jogos no Estádio Astrodome, e seu “rival” o Dallas Tornado (Dundee United). O Houston Stars fez a estreia e abertura da temporada no dia 28 de março de 1967, em partida pela Divisão Oeste. Na estreia empataram em 1 x 1 contra o LA Wolves. O Bangu Texano terminou a competição em 4º colocado dentro da Conferência Oeste e não se classificaram para os Playoffs.  Em síntese, o time ganhou quatro partidas, empatou quatro e perdeu outras quatro partidas, marcando 19 gols e sofrendo 18 gols.

O vencedor da Conferência Oeste foi o LA Wolves, que venceu cinco jogos, teve cinco empates e somente duas derrotas, assim como o Washington Whips que obteve os mesmos resultados. Sendo assim, os dois times fizeram a final e somente na prorrogação, após o tempo regular terminar no empate por 5 x 5, o LA Wolves saíram como campeões.

O Bangu foi o time que registrou o maior público do torneio, 35 mil (Estreia do Houston Stars contra o LA Wolves). Além disso, também de ser o time com maior média de espectadores, cerca de 20 mil, bem superior aos quase 10 mil do 2º colocado o Dallas Tornado. Dessa forma, somando os seis jogos como mandante o público total dos alvirrubros somou um total de quase 119 mil espectadores. 

BRIGA

Por fim, outro fato marcante do time carioca, foi que eles se envolveram em uma briga, na vitória por 2 a 0 sobre o Detroit Cougars. Todos os atletas se envolveram na briga que começou quando o zagueiro Luís Alberto fez falta dura no atacante Danny Trainor e levou como revide uma cabeçada. Dessa forma. A partida foi encerrada ali mesmo, aos 28 minutos do segundo tempo. Dick Walsh, chefe do comitê organizador do torneio fez uma dura reprimida ao ocorrido e declarou:

“Estamos tentando promover o futebol por aqui e incidentes assim não ajudam em nada”, declarou. Por conta disso, a confusão acabou rendendo à liga uma rara exposição na TV norte-americana. Foi exibida em cadeia nacional num noticiário esportivo da rede NBC.

Houston-Stars-Bangu
Escalação completa do Bangu ou Houston Stars para o campeonato da USA

Foto Destaque: Reprodução/Globoesporte

Marcos Sibinel

Sobre Marcos Sibinel

Marcos Sibinel já escreveu 100 posts nesse site..

Olá, me chamo Marcos Sibinel, tenho 22 anos e curso jornalismo na Anhembi Morumbi. Nunca tinha pensado em seguir uma carreira como jornalista, mas foi quando cursava Relações Internacionais que percebi que tinha uma vontade de trabalhar com esportes. Fui então pesquisando sobre o curso de jornalismo esportivo que surgiu um grande interesse, além de amar nosso futebol, tenho vontade também de fazer o outro futebol, o americano, crescer ainda mais aqui no Brasil. Foi então que decidi que queria jornalismo esportivo. Twitter: @masibinel / Instagram: @masibinel

365 Scores

BetWarrior


Marcos Sibinel
Marcos Sibinel
Olá, me chamo Marcos Sibinel, tenho 22 anos e curso jornalismo na Anhembi Morumbi. Nunca tinha pensado em seguir uma carreira como jornalista, mas foi quando cursava Relações Internacionais que percebi que tinha uma vontade de trabalhar com esportes. Fui então pesquisando sobre o curso de jornalismo esportivo que surgiu um grande interesse, além de amar nosso futebol, tenho vontade também de fazer o outro futebol, o americano, crescer ainda mais aqui no Brasil. Foi então que decidi que queria jornalismo esportivo. Twitter: @masibinel / Instagram: @masibinel

Artigos Relacionados

Topo