Stefan Dembicki

A Coluna Além dos Bleus analisa os melhores recordes de jogadores ou times envolvidos com o Futebol Francês, cujos nomes brilharam ou seguem se destacando no cenário mundial. Dito isso, hoje traremos o dia em que o ídolo do Racing Club de Lens, Stefan Dembicki, fez 16 gols em um único jogo. O marco nunca foi quebrado, apesar de já durar 78 anos. Confira:

RECORDE MUNDIAL

Primeiramente, o apelidado como “Stanis” era um artilheiro nato, sobretudo no período em que a equipe lendária do RC Lens foi tricampeã francesa. Ainda que sua altura – 1,72 cm – fosse considerada pequena para um atacante, seu estilo veloz acabava com qualquer desconfiança acerca de seu talento. Além disso, ainda chegava a pesar cerca de 80kg, fato que intrigava aos amantes do “esporte bretão” na ocasião. Desta forma, considerando as escassas informações na época, sequer esperariam tamanha qualidade.

É importante ressaltar que a cidade dos Artesianos estava localizada em uma zona proibida enquanto o país era dividido em três partes por causa da Segunda Guerra Mundial. Por isso, a equipe acabava por enfrentar clubes inferiores tecnicamente. Consequentemente, era ainda a primeira rodada da Copa da França quando enfrentaram o pequeno time amador Auby-Asturies e o resultado evidenciava a disparidade: 32 x 0.

Além do placar já ser inimaginável, a história fica ainda mais intrigante quando metade do número de tentos havia sido anotada por Stefan Dembicki. Posteriormente, ao ser perguntado pelo jornal L’Équipe sobre o recorde, ainda brincou:

– “Nós apenas atacamos e chutamos. Toda a linha ofensiva marcou. O melhor jogador adversário? O goleiro! Sem ele, eles teriam tomado dez vezes mais.

https://twitter.com/1SportsInLive/status/1239519888072269824

MAS AFINAL: COMO ISSO FOI POSSÍVEL?

Diz a lenda que Albert Hus, líder e futuro presidente do clube, prometeu a cada jogador que marcasse gol arenques – pequenos peixes gordurosos do encontrados nas águas temperadas e rasas do Atlântico Norte – por cada gol marcado. No tempo de escassez ocasionado pela guerra, ninguém poderia recusar. Ou seja, já podemos imaginar o que Stanis comeu por um tempo, certo?!

Stanis Dembicki (apoiando a bola) com a lendária equipe do RC Lens, em 1943 (Foto/Fanatik)

QUEM FOI ELE?

Filho de pais poloneses e natural de Dortmund, na Alemanha, se estabeleceu no norte da França ainda menor de idade. Da mesma forma, com apenas 21 anos já assinava com o RC Lens para disputar a 2ª divisão e impressionava pelo poder de seus chutes. Apenas dois anos depois, ele havia sido chamado para integrar a equipe militar francesa de futebol quando acabara de se naturalizar no país.

Em 1937, o clube ingressou para a elite após ser campeão da Ligue 2. Dembicki marcou 14 gols em sua primeira temporada e 16 gols em 29 jogos no ano seguinte. Quando a Segunda Guerra Mundial começou e as competições foram interrompidas, ele foi recrutado para o exército francês. Entretanto, obteve sua liberação em 1942 – bem como os de muitos outros funcionários – em nome do esforço de guerra.

Segundo fontes, Stefan Dembicki marcou ao menos 273 gols nos jogos da liga da Coupe de France, sendo 225 gols e 275 jogos nas cores do RC Lens. Após sua carreira esportiva, ainda continuou seu trabalho nas minas de carvão da Bacia do Norte e em Pas-de-Calais como eletricista. Ele morreu em 23 de setembro de 1985, aos 72 anos, no lugar que o consagrou.

Foto destaque: Reprodução/Federation Française de Football

Avatar
Igor Ribeiro
Igor Ribeiro, 20 anos, é um apaixonado por futebol. Nascido no ano de 2000 em Campinas, interior de São Paulo, sempre mostrou grande afeição por esportes. Fez-se muito interessado pelas leituras em jornais e o interesse acerca do futebol foi a principal influência para sua escolha ao Jornalismo, área que desde cedo escolhera. Com essa paixão presente em sua vida, sempre é o primeiro no “vamos organizar um futebol” e totalmente contra gritar gol antes da hora!

Artigos Relacionados