O dia em que o Peñarol foi campeão em solo argentino

- Em dezembro de 1916 os uruguaios venceram o Rosário Central pela Copa da Competição Internacional
Peñarol campeão em solo argentino contra o Rosário Central

A Copa da Competição de 1916 da Associação Argentina acompanhou um clube de outro país conquistar a Final Internacional do torneio. Isso porque o Peñarol, do Uruguai, derrotou o Rosário Central – que havia vencido o ‘Jockey Club' contra o Independiente – na grande final em 24 de dezembro daquele ano. Entretanto, não muitas informações sobre o campeonato, mas tivemos acesso aos confrontos e participantes do torneio.

A COMPETIÇÃO ARGENTINA

A competição local da Argentina, ao todo, contou com 24 clubes. Entre elas, estavam o Boca Juniors, Estudiantes de La Plata, Independiente, Racing, River Plate, Rosário Central, San Lorenzo e o Tigre. Contudo, desde o primeiro momento foram jogos eliminatórios, dessa forma, logo na primeira fase três dos clubes citados deram adeus ao torneio.

Começando com o Boca que foi eliminado para o Quilmes logo no jogo de inauguração, em 05 de julho, pela equipe do Quilmes, por 1 x 0, gol marcado por Raggi. Horas depois, o Tigre perdeu em casa para o San Isidro por 4 x 0. Já no dia 7, o Estudiantes sofreu um revés para o Argentino de Quilmes, com tentos marcados por Pavlovski e Pereyra.

Em contrapartida, na segunda fase, River Plate e Independiente avançaram deixando pelo caminho a equipe do San Isidro e Belgrano, respectivamente. Mas o Racing, ao sofrer um revés para o Colombianos (de Buenos Aires), e o San Lorenzo tomando 3 x 0 para o Porteño, também foram eliminados.

O River seguiu firme até as semifinais, quando foram eliminados para o Rosário Central, em um jogo de desempate. Isso porque o primeiro confronto terminou em 1 x 1, e somente sete meses depois decidiram quem iria para a final. Assim, o Rosário aplicou um 3 x 2 sobre Los Millionarios. Por outro lado, o Independiente precisou do tempo extra para superar o Central Córdoba, quando Ernesto Sttritmatter fez o gol da classificação.

AS ‘FINAIS'

O jogo final do torneio foi realizado em 17 de dezembro de 1916, no campo do Racing, em Avellaneda. Dessa maneira, apesar do Independiente jogar praticamente ‘em casa', o Rosário Central levou a melhor e venceu o jogo por 2 x 1, assim, conquistando a Taça da Competição ”Jockey Club'‘. E você de estar se perguntando “Ok, mas cadê o Peñarol nessa história?!“. Vamos Lá!

No Uruguai havia também a Copa Competência, e o Peñarol era o atual campeão local. Então, os argentinos decidiram convidar os carboneros para uma Copa Competência Internacional, tanto que o único jogo realizado foi também no campo do Racing, em Avellaneda.

Contudo, o Rosário Central, campeão da Taça Competência Argentina, recebeu o atual vencedor da Taça Competência do Uruguai, em 24 de dezembro de 1916. E o jogo, foi de certa forma, fácil, principalmente para José Piendibene autor dos três gols, que consagram os uruguaios a serem campeões na Argentina.

Embora os clubes não consideram essa conquista como oficial, o Peñarol, de fato, foi campeão em solo argentino!

A taça que o Peñarol conquistou em 1916 contra o Rosário Central. Foto: Reprodução/DiarioUruguay

Foto em destaque: Reprodução/DiarioUruguay

BetWarrior


Poliesportiva


Thiago Lopes
Thiago Lopes
Thiago Lopes, 20 anos. Estudante de jornalismo - 6º semestre.

Artigos Relacionados

Topo