O Ceará é favorito para passar pelo Fortaleza na Copa do Brasil?

Antes de mais nada, Fortaleza x Ceará se enfrentam nesta quarta-feira (22), pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Dessa forma, os times entram no campo da Arena Castelão, a partir das 19h30 (horário de Brasília). Assim, a partida marcará o primeiro Clássico-Rei de Marquinhos Santos, novo comandante do Ceará, que estreou com um empate diante do Atlético-MG. Será que temos um favorito nesse jogo?

Primeiramente, o Vozão vive uma ótima fase, tem uma longa série invicta e não sentiu a saída de Dorival Júnior, que pediu demissão do cargo de treinador do Ceará e assumiu o comando do Flamengo.

Por outro lado, o Fortaleza está na lanterna do Campeonato Brasileiro, amarga um momento de desconfiança em relação ao trabalho do técnico Juan Pablo Vojvoda e houve protesto de torcedores no desembarque da equipe, após derrota diante do Avaí.

Existe sim um favorito no Clássico-Rei

Decerto, clássicos são propensos para afundar equipes em momentos bons e consagrar elencos em fase difícil, mas olhando para o atual circunstância das duas equipes, é possível dizer que o Ceará é favorito para o duelo.

Apesar do trabalho do Marquinhos Santos estar no início, ele chega em um ótimo momento. Em suma, o time vive uma sequência de invencibilidade, Mendoza marcando gols em profusão, classificação com 100% de aproveitamento na Copa Sul-Americana e claro, a vitória por 1 x 0 no Clássico-Rei do primeiro turno.

Do outro lado, o Fortaleza foi campeão da Copa do Nordeste, do Campeonato Cearense, conseguiu a classificação histórica para as oitavas-de-final da Copa Libertadores, mas no momento tudo o que o torcedor pensa é na lanterna do Brasileirão, com apenas uma vitória em 12 jogos. Assim, existe uma pressão muito grande, com direito a violência contra jogadores. Nesse contexto, é difícil imaginar o Leão vencendo o clássico na próxima semana.

Enfim, não dá para ignorar o desempenho das duas equipes dentro de campo. Assim, a maneira como o torcedor do Ceará está apoiando e curtindo o momento do time chamam a atenção. Sem dúvidas, momento e principalmente a confiança são muito importantes no futebol. Em resumo, acredito que o Vozão é favorito e tem grandes chances de conseguir a vitória na primeira parte desse confronto espetacular na Copa do Brasil.

Confrontos Clássico-Rei

Em resumo, Fortaleza x Ceará se enfrentaram 138 vezes, com 44 vitórias do Vozão, 55 empates e 28 vitórias do Leão do Pici. De fato, no único confronto entre as equipes pela Copa do Brasil, ano passado, o Fortaleza levou a melhor. O primeiro jogo terminou 1 x 1 e no jogo da volta o time de Vojvoda venceu por 3 x 0. Enfim, o total de gols é de 156 para o Ceará e 152 para o Tricolor cearense.

Foto Destaque: Divulgação/Felipe Santos / Ceará SC

Vinicius Alexis
Vinicius Alexis, 33 anos, jornalista, pai da Valentina, apaixonado por futebol, NBA e NFL. Comentarista na equipe Bate Fundo Esportivo.