Forest

O clube inglês Nottingham Forest, hoje está no 4º lugar na segunda divisão inglesa, já conquistou vários títulos importantes ao longo de sua história, dentre eles estão o Campeonato Inglês, duas Liga dos Campeões, de modo consecutivo, e uma Supercopa Europeia. Assim, todas as conquistas acima, foi no final da década de 70 e começo de 80. Com isso, no mês de maio de 2020, vai completar 40 anos desse feito. Portanto, a Coluna Reino Unido pelo Futebol desta semana, vai relembrar o bicampeonato dos Trees na maior competição europeia.

CHAMPIONS LEAGUE

1978/79

O Nottingham Forest se classificou para a Taça dos Clubes Campeões Europeus, (como era chamado a Liga dos Campeões na época), pois foi campeão inglês na edição anterior. Na primeira fase do torneio, os Trees venceram a equipe do Liverpool, da Inglaterra, pelo placar de 2 x 0 no jogo de ida e empatou por 0 x 0 na volta. Logo depois, na fase seguinte enfrentou o AEK Atenas, no placar agregado ficou 7 x 2 para os Foresters.

LEIA MAIS

Posteriormente, nas quartas de final bateu o Grasshopper, da Suiça, venceu o de ida por 4 x 1 e empatou o da volta. Na semifinal, enfrentou o time do Köln, da Alemanha, o jogo de ida foi na Inglaterra e foi 3 x 3, o da volta venceu pelo placar mínimo e se classificou para a final inédita. Na decisão encarou o Malmö, da Suécia. Assim, foi final única e realizado em Munique, na Alemanha. O time inglês venceu por 1 x 0 e conquistou o seu primeiro título internacional. Além disso, o atacante inglês Garry Birtles, do Nottingham Forest, ficou no 2º lugar na artilharia, com seis gols marcados.

1979/80

Em busca do bicampeonato, o Forest começou enfrentando o Öster, da Suécia, ganhou de 2 x o no jogo de ida e um empate sem gols no da volta. Na fase seguinte, encarou o Argeș Pitești, da Romênia, ganhou os dois jogos, 2 x 0 e 2 x 1. Posteriormente, nas quartas de final pegou o Dynamo Berlin, da Alemanha, perdeu em casa por 1 x 0, mas reverteu o placar como visitante, 3 x 1.

Nas semifinais, duelou contra o Ajax, da Holanda, que já tinha sido tricampeão do torneio de modo consecutivo. O 1º jogo foi na Inglaterra, os Trees ganharam por 2 x 0, no jogo de volta, na Holanda, perdeu de 1 x 0, mas passou no agregado. Logo depois, enfrentou o Hamburgo, da Alemanha, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, na Espanha, e ganhou pelo placar mínimo, sagrando-se bicampeão consecutivo da competição.

Foto destaque: Reprodução/memoriasdelfutbol.com

Lucas Vilela
Lucas Vilela, 18 anos, cursando faculdade de jornalismo, gosto muito de esportes, quero estar falando, cobrindo vários deles, mas o meu maior sonho dentro do âmbito esportivo e cobrir o super bowl, desde pequeno tinha vontade de praticar, mas devido um problema na perna dificulta um pouco, porém estar falando todo o tempo dos esportes é sensacional.

Artigos Relacionados