O Barcelona de Luis Enrique e do Trio MSN

- Equipe fez história na temporada 2014/2015
Trio MSN

Nesta semana, a coluna Tática dos Campeões relembra o Barcelona do Trio MSN, formado por Messi, Suárez Neymar. Além disso, comandados pelo técnico Luís Enrique, a equipe catalã fez história ao conquistar todos os títulos que disputou na temporada 2014/2015. Assim, o Barça desta época mostrou ao mundo um futebol ofensivo, brilhante e principalmente, vencedor.

Defesa Reformulada

O Barcelona iniciou sua temporada vendo dois jogadores de defesa que marcaram história no clube, se despedirem: Victor Valdés e Puyol. Assim, a equipe precisou ir ao mercado procurar por peças que suprissem essas ausências e que se adequassem às características de jogo do time, que era de toque de bola e de construção de jogadas a partir da defesa.

Com isso, trouxe Bravo Ter Stegen, dois goleiros que sabiam jogar com os pés. Assim, ambos se revezavam na posição, com o chileno jogando pelo o campeonato nacional e o alemão nas competições eliminatórias. Além disso, contratou os zagueiros Vermaelen Mathieu. Apesar disso, o argentino Mascherano foi a dupla titular com o Pique, muito pela sua boa saída de bola. Daniel Alves Jordi Alba fechavam a defesa sendo laterais muito ofensivos, atuando praticamente como alas.

Meio-Campo “Tiki-Taka”

Atuando na formação 4-1-2-3, o sempre espetacular Sérgio Busquets atuava como primeiro volante, sendo o principal responsável de fazer a bola sair da defesa para o ataque. O “tiki-taka” clássico, modernizado pelo técnico Guardiola em 2009, ficou muito famoso por causa de dois grandes meio-campos, Xavi Iniesta. Porém, nessa temporada a dupla precisou ser separada.

Isso porque o meia Xavi já estava em fim de carreira e não aguentava mais uma grande sequência de partidas. Além de manter o “tiki-taka”, o Barça precisava de um meio-campo de mais combate, que contribuísse na defesa para dar uma liberdade maior para o trio de ataque. Assim, encontrou essas características no meio-campo croata Rakitic, titular absoluto daquele time de Luís Enrique.

O trio MSN

O time de Luís Enrique era muito mais direto e objetivo do que na era Guardiola. Isso porque, tinha três atacantes de primeira linha que podiam decidir à qualquer momento. Assim, Messi, Suárez Neymar fizeram um dos melhores ataques da história, conhecidos como “Trio MSN”. Com isso, o argentino atuava pela direita, o brasileiro pela esquerda e o uruguaio jogava centralizado. Porém, a movimentação entre os três era sempre constante.

É possível perceber o brilhantismo do trio de ataque nos números, que mostram como os três ajudavam um ao outro. Assim, Messi terminou aquela temporada com 58 gols e 28 assistências, Suárez fez 39 gols e 20 assistências e Neymar teve 39 gols e 6 passes para gol. Dessa forma, juntos, o trio chegou na brilhante marca de 122 gols feitos na temporada, dos 176 marcados pela equipe inteira.

Time Base: Ter Stegen; Dani Alves, Pique, Macherano e Alba; Busquets, Rakitic e Iniesta; Messi, Suarez e Neymar.      

Foto: Imortais do Futebol

Esquadrão Imortal - Barcelona 2014-2017 - Imortais do Futebol

Conquistas e mais conquistas

Uma equipe brilhante no papel e nos números como essa, precisava de títulos para ficar marcado na história. Com isso, das três competições disputadas, o Barça conquistou todas. Assim, foi campeão espanhol com incríveis 94 pontos, dois na frente de seu maior rival Real Madrid. Além disso venceu por 3 x 1 o Athletic Bilbao e conquistou a Copa do Rei.

O principal foco, porém, precisava ser a Liga dos Campeões. Assim, com atuações fantásticas do trio de ataque, como no 3 x 0 contra o Bayern pela semifinal, a equipe chegou na final da competição como muito favorita. Dessa forma, não teve espaços para surpresas, venceu a Juventus por 3 x 1 e o Barcelona levantava a orelhuda pela quinta vez, fazendo história com um time fantástico.

Foto destaque: Reprodução/ Albert Gea / Reuters

Gabriel Macedo

Sobre Gabriel Macedo

Gabriel Macedo já escreveu 59 posts nesse site..

Meu nome é Gabriel, tenho 20 anos e sou estudante de jornalismo. Escolhi jornalismo com o objetivo de realizar o meu sonho de poder trabalhar falando sobre futebol, uma das coisas que eu mais amo acompanhar.

BetWarrior


Poliesportiva


Gabriel Macedo
Gabriel Macedo
Meu nome é Gabriel, tenho 20 anos e sou estudante de jornalismo. Escolhi jornalismo com o objetivo de realizar o meu sonho de poder trabalhar falando sobre futebol, uma das coisas que eu mais amo acompanhar.

    Artigos Relacionados

    Topo